O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 221 - Escrito em: 1995-06-14 - Publicado em: 1995-05-19


Listas para todos os gostos


Quem dá seus primeiros passos na Internet e se depara com aquele mundão de informações fica meio atordoado. Uma das primeiras questões é aprender como conhecer gente. A usuária percebe a maravilha que é poder trocar mensagens via e-mail com gente do mundo inteiro, mas com quem?

O melhor jeito é participar de uma mailing list, ou seja, uma lista de assinatura. Você vê um monte de gente escrevendo sobre um assunto que também lhe interessa e acaba engatando em papos via correio-eletrônico que poderão gerar novas e fecundas amizades. É moleza assinar uma dessas listas, não se assuste. De forma geral, basta enviar e-mail para um servidor de listas num certo endereço, usualmente deixando o campo "Subject: " em branco e, no corpo da mensagem, ou melhor, na primeira linha do texto, um comando do tipo "subscribe nome-da-lista seu-nome". Alguns servidores de listas não requerem o "seu-nome" no comando de assinatura, pois conseguem extrair este dado do cabeçalho da mensagem.

Mailing list é um grupo de pessoas que recebe periodicamente mensagens sobre um determinado assunto de interesse comum. E quem envia essas mensagens? Pode ser qualquer habitante da Internet, pertencendo ou não à lista. Se o assunto é "ficção científica", minha tia pode mandar mensagem para a lista perguntando: "Hi, folks! Which was the last book written by Asimov?". Os participantes da lista receberão esta mensagem e em pouco tempo alguns ou muitos deles enviarão a resposta, seja diretamente para a titia, através de e-mail, ou para a mailing list, de onde será distribuída para todos os participantes pelo servidor da lista. Se der na telha da tia Xibanga de se tornar uma assinante dessa lista sobre ficção científica, deverá enviar e-mail para LISTPROC@UNICORN.ACS.TTU.EDU, com subject em branco e com o corpo da mensagem sendo: SUBSCRIBE SF-LIST XIBANGA TEIXEIRA. Em alguns casos é essencial escrever os comandos em maiúsculas. Basta ver o anúncio da lista: se estiver em maiúsculas, use maiúsculas.

E como descobrir as listas que existem? Use FTP, seja em modo online, seja através de ftp-mail, para contatar o site crvax.sri.com. Outra opção é, também por FTP, acessar o site ftp.nisc.sri.com, diretório /netinfo/interest-groups. Nestas instalações é possível obter a volumosa relação conhecida como "a lista das listas".

Quem sai assinando um monte de listas indiscriminadamente acaba ficando doido com a quantidade de mensagens que passa a receber. Nunca dá tempo de digerir tudo. O cat, por exemplo, certa vez se meteu a assinar uma mailing list sobre satélites, sem ler direito do que se tratava. Dois dias depois a mailbox do curioso estourou. A referida lista era destinada a computadores, não a humanos. Os leitores eram os computadores que controlam antenas de satélite. As mensagens da lista eram às centenas por dia, cada uma delas gigantesca, contendo milhares de linhas de tabelas contendo as novas coordenadas de cada um dos satélites em órbita do planeta.

Uma forma de se manter em dia com as novas listas que vão sendo criadas é assinar uma lista especial chamada New-List. Envie e-mail para LISTSERV@VM1.NoDak.EDU, subject em branco e corpo: "subscribe NEW-LIST Severino Seutomásio", se o seu nome for de fato Severino Seutomásio. É curioso apreciar as mais estrambóticas listas que vão aparecendo, muitas delas interessantíssimas.

Para quem gosta de se manter a par dos lançamentos de software shareware de alta qualidade, é recomendável assinar a lista msdos-announce, enviando e-mail para listserv@SimTel.Coast.NET, subject branco e corpo "subscribe msdos-ann". A maior parte dos produtores de software anuncia seus novos produtos e versões nessa lista. Tem de tudo.

Se a leitora é interessada em assuntos pouco comuns, possui um espírito crítico aguçado e está de olho no que acontece "por baixo dos panos" no âmbito mundial, vale a pena assinar a lista da A-albionic Research. O endereço para envio é majordomo@mail.msen.com, o subject (pela milésima vez) é em branco e o comando é "subscribe prj" sem as aspas. Se quiser um resumo semanal da lista, envie o comando "subscribe prj_weekly". Se quiser maiores informações sobre o instituto, envie mensagem para info@a-albionic.com com subject "help" e corpo "help".

 


[ Voltar ]