O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 223 - Escrito em: 1995-06-27 - Publicado em: 1995-07-03


Os sete fogos


Há duas semanas um grupo de pessoas, representando todas as raças e tradições espirituais da Humanidade, iniciou uma caminhada épica de costa a costa nos EUA, partindo de Cape Cod, Massachusetts, visando percorrer quase 6.000 km até Santa Barbara, California. O objetivo deste movimento é reunir gente de todos os credos, chamando a atenção para o objetivo de curar física e espiritualmente o planeta. Chegarão ao seu destino lá em meados de fevereiro de 1996. Esta jornada a pé chama-se "Sunbow 5 - Walk for the Earth" e surgiu como resposta a uma visão de uma grupo chamado Native Elders of North America, composto de sábios anciãos indígenas. O guia da caminhada é o vovô William Commanda, de 82 anos, um ancião da comunidade Algonquin e guardião do cinto sagrado Wampum da Profecia dos Sete Fogos. Convidam todos, sem exceção, a participarem da empreitada, seja por uma hora, um dia, ou de ponta a ponta. Basta ter tempo, grana, harmonizar-se com os outros e não ter compromissos durante a caminhada.

O que torna esse evento especial para a leitora interneteira é o fato dele estar sendo monitorado diariamente através da grande rede. Os andarilhos estão levando computadores laptop equipados com modems e mentêm uma home-page na Web, fornecendo informações fresquinhas sobre o animado acontecimento. Criaram até uma mailing list para manter o pessoal informado sobre as andanças da turba. (eleito o pior cacófato informatiquês da semana: "uma mailing list", só perdendo para a "marca garantida de qualidade", publicado num certo periódico informático semana passada).

Se você apontar seu browser para http://www.sunbow5walk.org/sunbow5 vai descobrir que hoje mesmo a galera já terá avançado até a cidade de Guilford, em Connecticut. Na sexta-feira chegarão a Nova York, onde ficarão descansando durante o fim-de-semana.

Quem quiser assinar a lista, que mande e-mail para majordomo@sunbow5walk.org e escreva no corpo da mensagem "subscribe circle". Os organizadores estão aceitando donativos de qualquer espécie: rezas, puro interesse, divulgação, tempo, comida, locais para pernoite ou peles de sapo (dinheiro). Se você quiser saber o que é a Profecia dos Sete Fogos, ou qualquer outra coisa sobre o evento, mande e-mail para info@sunbow5walk.org.


Comentou-se na Usenet, mais especificamente no newsgroup sci.engr.advanced-tv, o lançamento pela Sanyo Electric Co Ltd. de um aparelho de TV-3D, ou seja, televisão com imagem tridimensional. As vendas começarão este mês no Japão. O receptor vai custar cerca de US$ 4.470 e vai requerer uso de óculos especiais, que permitirão ao espectador enxergar imagens tridimensionais em programas normais de TV, videocassetes e laserdisks. A Sanyo garante que produzirá imagens 3D a partir de imagens bidimensionais comuns, declarando que fará esta mágica criando uma minúscula defasagem temporal entre as duas imagens necessárias para gerar o efeito estereoscópico. Cá entre nós, isso não explica como a coisa vai funcionar a partir de imagens 2D ordinárias. Quanto aos óculos, serão alimentados por uma pequeníssima bateria de Lítio. Se o usuário ficar tonto com o espetáculo, poderá desligar o apetrecho e a imagem voltará à velha bidimensionalidade no ato.

Junte-se a isso outro anúncio feito no mesmo newsgroup pela Sony Corp, que está desenvolvendo um painel de display que permitirá telas planas de TV com até 50 polegadas a baixo custo. Estarão lançando produtos com este telão na segunda metade de 1996. A tecnologia foi desenvolvida em conjunto com a Tektronix Inc. e utiliza plasma como interruptor eletrônico para ligar/desligar cada pixel do cristal líquido. A idéia não é nova, mas as filigranas técnicas desta implementação permitirão baixar bastante o preço dos produtos finais.


É claro que a leitora deste C@T já superou há muito tempo essa fase de novata no uso de máquina PC, mas certamente alguém já lhe chegou pedindo dica sobre um bom livro para iniciantes. Se você não tinha essa dica, agora tem. A Campus lançou uma obra que é uma verdadeira tetéia: "Como Usar seu PC", um livro fininho, bem escrito, perfeito para o principiante. O que o torna especial é a qualidade das ilustrações e o design amigável. Eu não sei como eles fizeram isso, mas você folheia o livro e sente vontade de lê-lo. É uma aula em programação visual. Cobre hardware e software, com ênfase em DOS e Windows. Os neófitos a quem indiquei esse livro já o aprovaram com louvor.


[ Voltar ]