O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 235 - Escrito em: 1996-02-21 - Publicado em: 1996-02-26


Alphaworld


A leitora nem imagina quanta gente acha esse mundinho real em que vivemos enfadonho e insosso. Daí as fantasias, o sonhar acordado e os devaneios. Mas se a criatura se cansou até dessa rotina de imaginar e de voar no pensamento, então fica a sugestão de viver parte de seu tempo em um mundo virtual. O que parecia uma doideira dos primeiros visionários da Internet já é realidade, ou melhor, uma beta realidade.

O responsável por mais este brinquedo computacional, que tem sugado barbaramente o tempo útil de centenas de unidades de carbono, é a empresa Worlds Inc., que no finalzinho de janeiro passado anunciou a versão 0.62 beta do AlphaWorld -- uma das mais avançadas e excitantes aplicações da Internet.

AlphaWorld é uma verdadeira ruptura na evolução da interatividade online. Diferentemente de outros sites e destinações manjadas da grande rede, o AlphaWorld é "realmente" um lugar. O usuário pode ir até lá, perambular e conversar com outros habitantes. Outras tentativas de implementar um mundo assim já foram feitas no ciberespaço (vide edição de 10/04/95, sobre WAXWEB), mas nunca com tanto sucesso como o novo AlphaWorld, ambiente multiusuário que permite aos navegantes interagirem uns com os outros, compartilhando o mesmo tempo-espaço virtual. E não é nada de inatingível, pois funciona nos PCs, modems e linhas telefônicas de hoje. Recado para o pessoal do OS/2, Mac e Unix: guentaspontas.

Este ambiente abstrato e todas as oportunidades nele contidas estão em constante mutação, evoluindo em função da habilidade que têm os usuários de modificarem suas porções do ambiente. Qualquer um pode construir em AlphaWorld, dependendo de sua destreza tecnológica e do esforço que pretende investir na obra. O AlphaWorld é uma extensão da World Wide Web, em que os cidadãos constroem moradias ao invés de home pages e onde os objetos virtuais podem ter seus próprios links, permitindo a ativação de outros sites na Web, a partir do ambiente 3-D. Muito embora ainda em fase beta, algumas firmecas pouco conhecidas já contribuíram para o experimento AlphaWorld. A Sony Pictures produziu seu filme Jumanji, que é exibido no espaço abstrato; a PC Magazine promoveu no AlphaWorld uma transmissão de entrega dos prêmios Technical Excellence Awards e a Harvard Business School, numa das cadeiras do curso de Marketing, construiu uma série de protótipos de negócios online à guisa de trabalho prático para os alunos.

Muitas das aplicações computacionais tradicionais tendem a ser experiências pré-programadas que logo perdem a graça e enchem o saco do usuário. Mas o AlphaWorld é um espaço vivo, respirante. As pessoas que lá "vivem" acabaram criando um senso de identidade compartilhada e de comunidade. Cada cidadão é representado no ambiente virtual como um avatar tridimensional que é visível pelos outros usuários. O usuário observa seus arredores sob a perspectiva de seu avatar, assim como visualiza o mundo físico real através de seu próprio corpo. Quando alguém "fala", sua mensagem é exibida logo acima da cabeça do avatar, permitindo a comunicação entre usuários via Internet.

O AlphaWorld conecta gente do mundo inteiro usando a Internet como canal de comunicação de fácil acesso e baixo custo, reunindo cabeças dos tipo mais díspares para conviverem num local virtual compartilhado.

O primeiro passo é acessar o site Web da Worlds Inc. e registrar-se como cidadão, obtendo gratuitamente um número de imigração via email. Resta ainda fazer o download do software que tem 4,2 megas e instalado ocupa uns vinte. Durante esta fase beta, nada se paga pela cidadania no AlphaWorld. Leia o FAQ (Frequently Asked Questions) com atenção e perca um tempinho com os Helps, que são muito bem escritos.

Para incrementar ainda mais sua vida virtual, o AlphaWorld aceita o fabuloso sistema de chat múltiplo PowWow 1.7 b1+, que também roda sob Windows, permitindo bate-papo de até 7 usuários por teclado ou voz, envio de arquivos, visualização de imagens e navegação conjunta pela Web.

Apesar de atarefado aqui no mundo real, a curiosidade foi mais forte e pulei dentro do AlphaWorld. É realmente incrível e lá se foram horas e horas de exploração. Você cai de pára-quedas num campo verdejante com montanhas ao fundo e vê um monte de pessoinhas andando e voando: são os avatares. Com o mouse você se move e com o teclado também pode voar. Passa perto de construções, entra nelas, anda por ruas, ouve o som da água no chafariz, escuta passarinhos nas árvores, lê jornal e coisas assim. À medida que você voa ou se move, o som estéreo em suas caixinhas Soundblaster acompanha o movimento e você quase se sente circundado por um ambiente real. Pode conversar com quem vai passando, trocar idéias, escolher um terreno e construir uma casinha, uma mansão ou um monumento. Já existem programas especiais para construção no AlphaWorld, como o Renderware. Há também um atlas, para você poder navegar pelo mundão virtual inteiro, que já está bem grandinho, complicado e fácil de se perder. Local abstrato, mas de alta tecnologia, o AlphaWorld oferece velocidade "warp" e até um sistema de teletransporte, para deslocamentos imediatos.

Teria tanta coisa para contar sobre as implicações desse estranho mundo, mas você certamente prefere experimentar por conta própria e tirar suas conclusões. A esta altura a cara leitora já deve estar toda assanhada querendo que eu diga logo o endereço desse tal de AlphaWorld. Pois então lá vai: http://www.worlds.net/alphaworld. Se ainda vive na idade média e usa coisas como o antigo correio postal e o saudoso telefone, então permita-me: Worlds Inc., 510 Third Street, Suite 530, San Francisco, CA 94107, (415) 281-4132.

 


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