O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 244 - Escrito em: 1996-04-08 - Publicado em: 1996-04-29


Texturas e páginas pessoais


Se você está à cata de texturas para decorar sua home page, fique de olho aberto ao navegar e vá pescando cada GIF ou JPEG interessante que for encontrando. Copiar não é crime, aliás, é a melhor escola de HTML. Por exemplo, da home page dos Hare Krishna eu peguei as gotículas que aparecem na minha página, em http://www.icad.puc-rio.br/~cat. Mas se quiser encontrar um monte de texturas em um lugar só, vale a pena dar uma olhadela em http://www.meat.com/textures. Eles oferecem belos JPEGs de graça. Pesquise também os repositórios "mirror" indicados neste site, pois seu acervo é ainda maior.

Aliás, se você é WebMaster ou um usuário do tipo que está arrebentando na Web, conheça um dos melhores conjuntos de URLs para veteranos, com links para as fontes mais copiosas de informações avançadas: http://www.gatech.edu/amnesty/writingtest.html.

E falando em veteranos, a Tatiana Pilossof Vera <Tatiana@Lncc.Br>, uma das maiores feras em design de home pages do pedaço, comprou uma casinha com horta em Caxias do Sul e se mandou para lá. Vai ficar um tempão longe de TV, microondas e Internet. Sábia jovem. Deixou para nós uma ótima coleção de bookmarks, em http://www.lncc.br/~tatiana/bookmarks.html.


PERSONALIZADA: Já tem muito site oferecendo preparação gratuita de home page personalizada. Você encontra serviço de todo tipo, uns fraquinhos, outros ótimos. A Netscape também oferece um serviço assim, o Personal Workspace (http://home.mcom.com/custom/index.html), uma página que você mesmo pode construir interativamente através de diálogos amigáveis, usando seu Netscape 2.0. Defina sem dor de cabeça layouts, headers, combinações de cores, links personalizados e sites de news, de referência e de pesquisa. O melhor de tudo é que não precisa saber um comando sequer de HTML. Você pode incluir até notas pessoais. Assim que você termina a personalização e se conecta ao Personal Workspace, sua página aparece. Você pode alterá-la ou reconstruí-la a qualquer tempo.

Aliás, falando em reconstrução, um colega nosso, damasiado severo com os WebMasters, levantou a seguinte lebre. Muitos de nós certamente já esbarraram nas home pages da vida com aquele sinalzinho de "homens na pista" acompanhado da célebre frase: "Esta página está em permanente construção". Alto lá, construída ela já foi. Se eles querem informar que estão sempre melhorando a página, poderiam dizer: "Página frequentemente sendo melhorada" ou coisa que o valha. Procede a reprimenda do olega?


LOUCURAS: Alguém me deu a dica deste site completamente louco, apontando o lado estúpido da ciência: http://www.improb.com. Lá você pode assinar os digests HotAIR (versão comercial) ou MiniAIR (grátis). Apenas para esclarecer, AIR é sigla de Annals of Improbable Research (Anais de Pesquisa Improvável). A leitora poderá conhecer as referências científicas de um complexo trabalho sobre "Dinâmica das Avalanches em Grandes Montes de Grãos de Arroz". Imperdível é a sessão das reportagens clássicas, com as "Reações de Gatos Diante de Fotos de Homens Barbudos". Puro nonsense, mas de alto nível.


LISTA MUNDIAL: Alô, alô, provedores brasileiros! Estão compilando uma lista mundial de provedores de serviços Internet em http://www.thelist.com/. Até ontem só havia dois bravos representantes de nossa pátria: DGLNet (http://www.dglnet.com.br) e MPS Informática (http://www.mps.com.br). Vamulá pessoal, vamos encher essa lista deles.


QUADRINHOS: Tem uma tira por dia no Dr. Fun -- idéias ótimas e cores belíssimas: http://sunsite.unc.edu/Dave/Dr-Fun.


SNOOPIE: Lembra-se do velho Archie, aquele que pesquisava os sites FTP em busca de palavras-chave? Sim senhora, foi uma das primeiras "search engines", mas já está meio caduco. Hoje em dia, se quiser encontrar um certo arquivo nos repositórios FT


SURPRESA: Estava netsqueipando outro dia e teclei sem querer Ctrl-Alt-T. Surgiu uma listinha muito interessante de URLs ativas. Se a leitora não é como eu, que detesto ler manual, poderia me dizer: esse Easter Egg consta nos dox do Netscape?


[ Voltar ]