O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
252
- Escrito em:
1996-06-18
-
Publicado em:
1996-06-24
A linha ao redor do mundo
Não pense que é o Equador, nem outro paralelo ou meridiano qualquer. Dia desses, quase por acidente, encontrei na Web uma corrente chamada Line Around The World. Não é uma daquelas correntes em que é preciso entrar com grana nem nada assim. Ela simplesmente encadeia usuários Internet de qualquer lugar do mundo, formando uma seqüência navegável. Para entrar na corrente é preciso que você possua uma homepage na Web e se disponha a incluir na sua página cinco imagens GIF com links e um pequeno texto em inglês. A primeira imagem-link é um apontador para http://www-leland.stanford.edu/~dsedy/line.html, o endereço mestre da LATW. As quatro imagens-links são "setas" apontando para os dois outros humanos que precedem você na seqüência, e para os dois que o sucedem. O texto é um resuminho sobre o que se trata.
A idéia entrou no ar em outubro de 95 e hoje reúne gente de todo tipo, religião, raça e estilo. É curioso sentar no Netscape e sair pulando de página em página. Você encontra sacadas super criativas, idéias loucas, textos surpreendentes. E prepare seu botão-direito do mouse, pois vai esbarrar com uma infinidade de ícones, imagenzinhas e firulas que certamente vai querer salvar para si. Sabe o que é um campeonato de "monofinn"? Já viu uma foto dum "malamute do Alasca"? Essas e outras são curiosidades que você vai encontrando se seguir a linha.
Interessantes também são alguns mecanismos espontâneos de controle que aparecem. Explico: Na primeira vez que tive contato com a LATW, estava com pressa, prá variar, e simplesmente cliquei no "Join" para participar da corrente e me mandei. Em resumo: não lí direito as instruções e, com isso, acabei rompendo a cadeia. Dias depois recebí um e-mail muito educado de um outro participante, dando falta dos devidos links na minha página. Depois é que fui ler direito e ví que, se em 10 dias não tivesse tomado providências, seria sumariamente limado da lista. Pedí mil desculpas e fui lá acertar. Não me levou mais que cinco minutos. No URL da LATW, eles fornecem tudo mastigado para você incluir na sua homepage. Basta inserir umas linhazinhas de código, fazer download de 3 gifs minúsculos, dar uma editada para adicionar os URLs dos seus vizinhos e pronto. Se quiser ver uma página com a linha funcionando, aponte para http://www.icad.puc-rio.br/~cat
Esse espírito cooperativo é uma bola de neve. Ao navegar pela longa lista, já encontrei uma meia dúzia de desleixados como eu e é claro que também batí um polido e-mail para eles dando um toque sobre como proceder. A turma é animada e geralmente responde logo com um "sorry" e conserta a coisa no ato. Um deles alegou que estava tão atolado que ia pedir para sair fora da linha, por não ter tempo, nem saco, nem habilidade para modificar sua página. Propús eu mesmo atualizar a página dele e ele topou. Chupei o código, editei em dois minutos e devolví por e-mail. Resultado, ele implantou as alterações, a linha completou-se, o cara ficou super alegre e eu ganhei um amigo. Sem dúvida, essa corrente é um ótimo lugar para conhecer gente.
Eles encorajam os participantes a criarem imagens originais para identificar a linha e as setas em suas páginas. Mas se o cabra for preguiçoso ou estiver sem tempo, pode usar as imagens que eles fornecem, que são até bem jeitosas. Pede-se apenas duas coisas a quem quiser participar. Primeiramente, que não enfie os links da LATW lá na última sub-sub-página da sua homepage, para forçar o visitante a ter que explorar a sua maçaroca de URLs. Deixe os links da linha bem na cara. Outra coisa é que, caso você suma da rede, ou sua página vá para o espaço, ou seu host seja desconectado da rede, que você mande um aviso para o administrador da corrente informando o fato. Convém também avisar seus vizinhos, de modo que eles possam refazer seus links tirando você da seqüência.
[ Voltar ]