O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 259 - Escrito em: 1996-08-07 - Publicado em: 1996-08-12


Imposto sobre micros?


Nesses tempos de visão ainda um pouco embaçada, um ótimo passatempo tem sido pegar o velho rádio de ondas curtas e sair pescando notícias pelo éter. Peguei uma que, se fosse aplicada aqui no Brasilzão ia dar o que falar. A prefeitura de Bruxelas, Bélgica, está planejando um imposto sobre hardware computacional. Cada empresa deverá pagar cerca de US$ 50 por ano para CADA COMPUTADOR instalado. Imagina que receita! É óbvio que o pessoal já está subindo nas tamancas e o assunto está rendendo a maior celeuma. Para completar o quadro, pensam também em taxar o software que essas máquinas usam. O problema lá, no caso do software, é igualzinho ao nosso, a quantidade de cópias piratas.


A gente fica elucubrando aqui e às vezes esquece que ainda tem muita gente ouvindo falar de Web, HTML e Java sem saber direito do que se trata. Já existe muito curso por aí versando sobre a matéria. Coragem, vá fundo, pois quem se meteu nessa adorou. Mas se a grana anda curta e você já consegue dar suas orelhadas na Web, então pode seguir a dica que nos mandou o amigo Francisco Eduardo Loureiro <loureiro@coe.ufrj.br>: cursos grátis na própria Web. Quer dar os primeiros voos em Java? Aponte seu browser para http://www.di.ufpe.br/java/curso. E se quiser saber mais sobre a Web e HTML, vá então fuxicar os links http://www.meta.cgl.uwaterloo.ca/Courses/ICR/HTML/hypermedia.html e http://www.sdsc.edu/Services/Publications/hbook/index.htm.


O colega Luiz Mauricio <mauricio@iis.com.br> traz a boa nova do lançamento da nova mailing list em português para usuários Novell. A lista se chama NOVELL-L, é distribuída pela ACTECH e começou a funcionar em julho passado. É a lista oficial do NUI-RJ (Netware Users International), o Grupo de Usuários Novell do Rio de Janeiro. Através da lista serão distribuídas informações sobre os produtos Novell, os usuários poderão tirar dúvidas e receber ajuda para sanar net-pepinos. Além disso a turma poderá se manter informada sobre as reuniões e eventos no Rio. A iniciativa conta com o apoio da própria Novell Brasil e durante as próximas semanas estarão sendo divulgadas as últimas novidades extraídas de publicações exclusivas do NUI. Para assinar a lista envie mensagem para MAJORDOMO@actech.com.br com corpo SUBSCRIBE NOVELL-L.


A leitora decerto sabe o que é "junk mail": aquelas correspondências, envelopes e folhetinhos indesejáveis que recebe pelo correio e que vão diretamente para a lata de lixo. É propaganda de descascador de uva, santinho eleitoral, aviso de leilões, formulários e porqueiras do tipo. Mas se quiser saber o que é "junk e-mail", sugiro abrir uma conta em alguma das freenets dos EUA. Já está se tornando insuportável a quantidade de lixo que certas empresas estão metralhando maciçamente através de correio eletrônico. E, para piorar, não dá para responder nem para o Postmaster do site que originou a mensagem, porque muitas vezes o e-mail do remetente é falso e só aparece um número de fax, telefone ou um endereço postal na mensagem. Por favor não vá entrar numa arapuca dessas, pois sabemos de incautos que cairam e ficaram chupando dedo. A última que recebí foi uma bombástica e muito bem escrita mensagem dizendo que fui escolhido para conhecer segredos jamais revelados sobre o sistema bancário mundial e que, diante disso, estou habilitado a investir nos EUA com juros de 10% ao ano e escapar das vergonhosas taxas cobradas pelos bancos de lá. Para saber mais, devo enviar apenas US$ 25 para uma empresa chamada Creative Financial Alternatives, sob o título "Banking Secrets" numa cidadezinha obscura lá meio de Ohio (que o parta).


[ Voltar ]