O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 287 - Escrito em: 1997-02-18 - Publicado em: 1997-02-24


Uma limpeza anual


O veterano Silva Costa, sumo-sacerdote das hordas dos BBS, divulgou um comunicado de uma "sysadmin" chamada Sharon Corbett <[email protected]> no dia 11 do corrente mês. Trata-se duma mensagem de advertência de uma tal Kim Dereksen, do M.I.T. O Silva Costa termina o comunicado com a seguinte pergunta: É pra valer? Deixemos que você decida:

"Data: 11 de fevereiro, 1997; Subject: Internet Cleaning. Atenção – chegou a hora novamente! Como muitos de vocês já sabem, a cada ano a Internet necessita ser desativada por 24 horas para permitir-nos limpá-la. O processo de limpeza, que elimina e-mail morto e sites inativos de ftp, www e gopher, permitirá que a Internet fique mais rápida, funcional e confiável.

Este ano, o processo de limpeza ocorrerá do dia 28 de fevereiro às 0:01 horas GMT (meia-noite e um minuto) até o dia 29 de fevereiro às 0:01 horas GMT. GMT é Greenwich Mean Time, equivalente a UTC (Universal Time Coordinate). O horário foi escolhido por ser o que menos interferiria com trabalhos em andamento. Durante esse período de 24 horas, 5 poderosas "search engines" (máquinas de busca) pelo mundo afora estarão vasculhando a Internet inteira, eventualmente eliminando informações desatualizadas ou inúteis.

Como forma de proteger do processo de apagamento seus dados valiosos, solicitamos aos usuários Internet que procedam da seguinte maneira: (1) Desconectem todos os terminais e redes locais de seus pontos de ligação com a Internet; (2) Desliguem todos os servidores Internet, desconectando-os da rede; (3) Desliguem todos os discos, rígidos ou não, de qualquer conexão com a Internet; (4) Evitem conectar qualquer computador à Internet de qualquer maneira que seja.

Bem sabemos o inconveniente que isso causará a alguns usuários e pedimos desculpas de antemão. Mas estamos conscientes que os incômodos serão plenamente compensados pelos notáveis benefícios que novamente se farão sentir na Internet, através da limpeza dos backbones. Assim como nos anos anteriores, a experiência comprovará que vale a pena o estorvo, já que as melhorias no tempo de resposta e na eficiência da Internet serão flagrantes.

Grata por sua cooperação.

Kim Dereksen,
Interconnected Network Maintenance staff,
Main branch, Massachusetts Institute of Technology.

PS: Sysops e SysAdmins – Desde a última limpeza na Internet, o número de usuários cresceu dramaticamente. Por favor, ajude-nos a alertar a comunidade mundial de usuários sobre a parada anual de 1997, divulgando essa mensagem de forma a atingir o máximo número de usuários, a tempo para tomarem suas providências."


A corretora de seguros norte-americana Marsh & McLennan Inc. está oferecendo um seguro empresarial contra os problemas do ano 2000. A empresa estima vender US$ 200 milhões em seguros contra perdas e danos causados pelos sistemas de computadores de seus clientes, pela negligência de alguma outra firma em preparar-se informaticamente para a virada do ano 2000, ou por dados incorretos fornecidos por alguma outra companhia, em função desse evento de datas. Antes, porém, de fechar cada apólice, a Marsh & McLennan vai arregimentar especialistas para ter certeza que o comprador do seguro está tomando todas as providências computacionais para não sucumbir ao terrível cataclismo.


Recentemente, a Síndrome do Arroba fez nova vítima. Este terrível mal ataca exclusivamente os jornalistas que se aventuram a escrever sobre Internet num veículo que ainda não está acostumado a isso. Já passei por isso aqui mesmo no caderninho, quando ninguém sabia ainda o que era e-mail. Digitava no micro um arroba e aparecia publicado um quadradinho. Até que aprendêssemos como fazer sair o maldito sinal no jornal impresso, foi uma lenha. Depois foi o Charlab, com problema parecido. Muito colega de revista de informática também já dançou. E agora foi a Danuza, ao publicar a piadinha sobre o e-mail do Maluf. No lugar do arroba saíram uns códigos de controle de rolar de rir. É de arrancar os cabelos, bem sabemos.


Baideuêi, sabiam que existe um monte de gente mexendo com Internet que não consegue escrever de próprio punho o sinal de arroba num papel? Saem umas espirais ridículas, umas minhocas inexplicáveis ou signos pentelhiformes os mais variados possíveis. Você consegue? Relate suas experiências para <[email protected]>

 


[ Voltar ]