O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 292 - Escrito em: 1997-03-27 - Publicado em: 1997-03-31


Papo fácil, muito fácil


Nesse mundo da Internet reproduz-se o jeitão do usuário na vida real. Se o sujeito é fechadão e moita, vai ficar vasculhando a rede, chupando arquivos e lendo os papos alheios. Se é gente expansiva e tagarela, vai trocar muito e-mail, postar artigo em newsgroups, mandar pirão nos chats e passar horas nos canais de comunicação de audio e vídeo.

Logo que surgiu a possibilidade de falar via Internet, como se fosse mesmo um telefone, deu o maior bafafá. É claro que as concessionárias de telecomunicações do mundo inteiro se viram prejudicadas e reclamam até hoje. Mas o movimento da comunidade virtual, até agora, está vencendo a parada. Um dos primeiros programetos para papo vocal via rede foi o IPhone, imitado e melhorado por dezenas de outros. No início, os melhores softwares de blá-blá-blá eram pagos, mas a coisa tornou-se tão difundida que tais produtos já saem de graça para os felizardos utilizadores.

Meu primeiro contato com essa febre da conversa online foi justamente através do IPhone. Abandonei a tagarelice virtual por uns tempos, por razões de trabalho e agora, ao retornar, encontrei-me meio que perdido dentre tantas opções de acesso e features. Mas no meio dessa confusão, mancebo sortudo que sou, me chega um CD-ROM (RÔM pelamordossanto, e não RÚM) de um companheiro, contendo o NetMeeting 1.0 da Microsoft. Instalei, usei e gamei. Falaram duma versão 2.0 beta 4 e me despenquei imediatamente para http://www.microsoft.com/netmeeting em busca do brinquedinho novo.

Se você usa W95, se sua placa é da linhagem Sound Blaster e você está em dúvida sobre a atualização dos seus drivers, passe em ftp://ftp.creaf.com/pub/creative/drivers/sb16awe/sbw95up.exe e pegue a última leva, com direito a full-duplex de lambuja.

O NetMeeting se baseia em servidores centralizadores de contatos, os ULS. A própria Microsoft oferece seis deles: uls.microsoft.com, uls1.microsoft.com ... até uls5.microsoft.com. Outros existem, iniciativas independentes, e você pode conhecê-los em http://www.netmeet.net/ilslist.htm. Depois de instalar o software, defina o servidor que você adotará como seu.

Usar o NetMeeting é coisa simples. Você define o seu servidor e manda listar o diretório de usuários pendurados nele. Escolhe um deles e faz sua chamada. Se o outro aceitar o papo, você pode optar entre fazer um "chat" (conversa por escrito), acionar o "whiteboard" (conversa por desenhinhos), fazer um "share" (compartilhar aplicações), conversar em audio ou trocar imagens de video. Cabe ressaltar que é possível usar o programa sem audio nem vídeo, mas se você tem placa de som e/ou uma câmera, a coisa fica bem mais divertida.

Se usar fones de ouvido, você poderá aumentar bastante o volume do seu alto-falante e o do microfone, melhorando bastante a sensibilidade do conjunto, sem sofrer com o terrível apito da microfonia.

Na seção "My Info", o usuário decide exatamente quais informações vão aparecer a seu respeito na listagem do servidor. E é justamente o campo "Comments" que define o perfil da criatura. Tem gente de todo tipo nos sites ULS: iniciantes, cleans (gente metida a séria), profissionais que só tratam de negócios, gente que só quer falar com parentes e amigos, adeptos da sacanagem e taras de toda espécie, piratas de software, hackers e os que querem apenas papear -- esses geralmente os mais interessantes. Dependendo do horário em que você se loga, dá para notar a predominância de certas regiões em função do fuso horário. Uma listagem de um servidor ULS às 7 da manhã aqui no Brasil estará cheia de japoneses e chineses.

Cada usuário listado exibe suas características de equipamento através de pequenos ícones logo ao lado de seu e-mail. Há ícones especiais para quem tem audio ou video. Cada indivíduo pode ser identificado e chamado no sistema através de um endereço do tipo servidor/e-mail, por exemplo:

uls4.microsoft.com/severino@seutomasio.com.br

Dependendo da sua linha telefônica e das condições de carga da rede brasileira, um papo via NetMeeting pode se tornar um suplício. É comum travar o contato entre seu provedor e o servidor ULS. Portanto, é de bom alvitre manter uma janelinha ativa rodando um ping para o servidor. Quando a coisa parecer meio congelada, você passa para o ping e vê se a lista está andando. Em tempo, ping é um processo que manda pequenos pacotes de teste em direção a determinado site, apenas para avaliar a qualidade da comunicação entre você e ele.

Para falar com amigos distantes, é realmente um chuá. Basta marcar horário e servidor via e-mail e, na hora aprazada, lá estarão vocês a papear. E para conhecer gente nova no mundo virtual, não conheço coisa melhor. Para quem possui uma daquelas minúsculas câmeras de vídeo pendurada na porta paralela, o brinquedo fica ainda melhor. Nessas andanças pelos ULS da vida, contatando gente que tem video, vocês nem imaginam as cenas incríveis que já vi na janelinha que reproduz na minha tela a imagem recebida via rede.

Se quiser bater um papo com o cat, procure à noite em uls5.microsoft.com/cat@oglobo.com.br.


[ Voltar ]