O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 302 - Escrito em: 1997-06-05 - Publicado em: 1997-06-09


Viva o modem lento!


Grande parte do tráfego da Internet é pornografia pura. O que tem de gente baixando imagens, sons e filmezinhos pornô é algo inacreditável, aumentando consideravelmente o congestionamento da rede. Essa mania vem se alastrando tanto no ambiente privado quanto no empresarial. Com os modems cada vez mais ligeiros e a rede ficando mais fácil de acessar, mesmo durante o expediente, alguns funcionários com acesso à Internet em seus ambientes de trabalho dão suas escapadinhas e fazem "aquisições" de material picante (ou melhor, bucetante -- CORTA ISSO COPYDESK, PELO AMOR DE DEUS!!!!!). Mas a Secretaria de Administração do estado de West Virginia (EUA), que andou tendo sua produtividade bastante prejudicada por esse uso indevido da Internet, achou uma solução bem original para o problema. Retirou todos os modems 28.800 bps das máquinas e reinstalou toda a coleção de modems 9600 bps que estava guardada empoeirando no depósito.


Sabemos que o consumismo está se transformando numa quase doença nesses dias atuais. Procure em torno de sí e verá que muita gente conhecida sua sofre desse terrível mal, e quem sabe até mesmo você tem lá seus ataques. Se quiser apoio para escapar dessa roda viva e o idioma inglês não for problema, então participe da mailing list SOLVENCY, que provê aos consumidores compulsivos e gastadores inveterados uma oportunidade de discutir e controlar esses ímpetos. Muitos dos participantes da lista ainda são literalmente viciados em consumo e sofrem o diabo com despesas sempre acima do orçamento. No entanto, garantem os mais antigos da Solvency e já recuperados, a coisa tem cura. O responsável pela lista é <[email protected]>. Para assinar a Solvency, envie e-mail para <[email protected]>, com corpo da mensagem sendo "Subscribe Solvency seu-primeiro-nome seu-último-nome" sem as aspas. A participação na lista é grátis, como quase sempre.


Jorge Vismara <[email protected]>, nosso correspondente de Marina del Rey, Califórnia, conseguiu para nós subsídios para podermos comprar hard disks pelos próximos anos. Trata-se da tabela dos múltiplos de byte. Como já sabíamos, sem entrar no mérito das potências de 2, um kilobyte vale 1000 bytes, um Megabyte vale 1000 kilobytes e um Gigabyte vale 1000 Megabytes. Até aí tudo bem, mas o bom começa agora: um Terabyte vale 1000 Gigabytes, um Petabyte vale 1000 Terabytes, um Exabyte vale 1000 Petabytes, um Zettabyte vale 1000 Exabytes e um Yottabyte vale 1000 Zettabytes. Já podemos então ir fazendo nossas estimativas de espaço em disco para quando lançarem o Windows 00, epa, quer dizer, Windows 2000. (Ah, maldito hábito de representar ano com 2 dígitos!)


[ Voltar ]


ERRATA: O URL correto da página do Roberto Marques sobre CD's é

http://www.iis.com.br/~rmarques


Se você quer saber mais sobre câmeras digitais, vale a pena visitar o site da Macmania em http://www.macmania.com.br, que apresenta uma detalhada análise comparativa das 13 melhores câmeras do mercado. Ao final é oferecido um tabelão completo de preço versus qualidade, permitindo ao visitante poderá tirar suas próprias conclusões, dependendo de seu cacife ou de sua avidez pela nitidez de imagem.


O colega Roberto Nhuch <[email protected]>, direto de Vancouver, Canadá, trouxe para nós um oportuno esclarecimento. Sempre que leu uma tira de história em quadrinhos, a leitora certamente pensou que aquele famoso "zzzz" que aparece no balão junto à cabeça do personagem indicava que ele estaria dormindo. Eu também sempre pensei que assim fosse, mas não é nada disso, estávamos todos redondamente equivocados. Só agora, depois de anos sendo iludidos, a verdade finalmente surgiu, graças a Bill Gates, presidente da Microsoft. Se você quiser realmente saber o que significa o "zzzz", chame o seu Microsoft Word, defina a linguagem do texto como sendo inglês, digite "zzzz" sem as aspas e acione o Spell Check (Corretor Ortográfico). Finalmente você verá a luz.


Questão pertinente ventilada há poucos dias no newsgroup soc.culture.brazil da Usenet: "Porque será que ainda não inventaram comida de gato com sabor RATO?"