O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
312
- Escrito em:
1997-08-13
-
Publicado em:
1997-08-18
U S Robotics – ascensão e queda
A marca U.S.Robotics já virou tradição no ramo dos modems. Muitos de nós possuem ou já possuíram um modem USR e a grande maioria pretende seguir comprando da mesma marca pelos próximos anos. Todavia, alguns usuários USR estão bastante invocados com o fabricante. Exemplo claro é o veterano Marco Paganini <[email protected]> que em uma de suas páginas Web <www.paganini.net/usrsux.htm> baixa o sarrafo e conta em detalhes sua história de terror. A página está em inglês e até agora já mereceu a atenção de mais 3500 visitantes. Usuário de modems há 12 anos, Paganini adotou a marca USR como seu padrão e só tinha palavras doces sobre o fabricante, até que começou a observar pequenos detalhes indicando uma queda gradual da qualidade do hardware, do firmware, da documentação e do suporte. Mas como USR era a sua marca predileta, manteve-se fiel à linha, talvez imaginando que fosse apenas uma fase ruim passageira e acabou por adquirir um modem USR Voice External 33.6 kbps.
Logo de cara, o manual do usuário era uma porcaria. Explicava de forma superficial e primária os procedimentos de instalação e trazia apenas um sumário dos comandos de controle "AT", não mais oferecendo as didáticas explicações e interessantes dicas que constavam dos manuais dos produtos anteriores. Os comandos de "voice", que eram justamente os que mais interessavam, nada era dito sobre eles no manual. Paganini pôs-se a fuxicar no site Web da U.S.Robotics e encontrou informações mais detalhadas, mas ainda assim não conseguiu obter nenhuma referência às facilidades de Caller-ID ou de "voice".
Ainda confiando no bom nome do modem, abstraiu-se das imperfeições da documentação e meteu-se a usar o aparelho normalmente. Até que um dia, por engano, tirou o fone do gancho no meio de uma conexão. Tendo ligado o telefone ao conector adequado do modem externo, seria de se esperar que ouvisse silêncio, caso tirasse o fone do gancho. Mas o que ouviu foi aquela barulhada típica de modems que se falam e por fim a conexão caiu. O modem tinha um bug no firmware. Apenas para a leitora não ficar fazendo carinha feia, o termo firmware pode ser definido como uma camada de código entre o hardware e o software. Pois bem, a partir daí o Paganini começou a travar uma guerra via e-mail com a USR, tudo devidamente documentado na Web page mencionada acima. Deu o azar de pegar como "interlocutora" na empresa uma dona aparentemente meio burrinha, que cometeu a imprudência de tentar ludibriar com desculpas esfarrapadas um macaco velho como o Paga. O cidadão replyou meio zangado e desse ponto em diante, não houve mais respostas da U.S.Robotics. Pouco tempo depois, o famigerado modem começou a apresentar outros problemas, primeiramente com o alto-falante interno, que passou a produzir sons esganiçados, depois cada vez mais impuros, até que veio a falecer num triste dia -- um modem mudo. Tentou conectar um alto-falante externo, mas babau também.
Tendo recomendado a muitos de seus amigos e clientes os modems USR, Paganini logo tratou de contactar esses incautos de modo a adverti-los dos perrengues que estava passando com o fabricante. Nesse afã, uma das perguntas que mais ouvia era: "E agora? Que modem eu devo comprar?" Segundo Paganini, há algumas alternativas. Já andou às voltas com o modem SURFR da Motorola <www.mot.com/MIMS/ISG/Products/modemsurfr336/> e parece que o bicho é bom. Um de seus clientes, um provedor Internet dos grandes, vem usando esse modem sem problemas.
Outra pergunta muito comum dizia respeito à nova tecnologia dos 56 kbps, que ainda não se tornou padrão entre os fabricantes de modems. Em relação a isso, a página boa a se consultar é a <www.nb.rockwell.com>, que trata do chipset 56K da Rockwell.
Profundamente tiririca da vida, o Paganini saiu surfando a Web completamente emputecido. Não precisou muito tempo para encontrar um companheiro de sofrimentos no Kuwait, depois uma gringa também infeliz e em seguida muitos outros usuários cabisbaixos pelo mesmo motivo. Foi navegando mais e por fim encontrou a página dum mancebo de nome Kenneth Chen, em que era listada uma impressionante coleção de bugs de modems U.S.Robotics. A tal página é <www.carabelli.com/lore/usrincident.html> e foi devidamente enriquecida com a triste história desse nosso intrépido colega que tanta cabeçada deu em nome da fidelidade modemística.
[ Voltar ]