O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 313 - Escrito em: 1997-08-19 - Publicado em: 1997-08-25


Esperteza


Alguma vez a leitora se viu totalmente perdida diante do BIOS de sua máquina? É quase certo que sim. Você abre o setup do seu PC e logo aparecem aqueles parâmetros enigmáticos que ninguém é capaz de explicar, a menos que você mande chamar o hardwarista de plantão. Nosso amigo Carlindo Lago da Costa <carlindo@pobox.com> andou fuxicando pela rede e encontrou uma Web page ideal para quem quer desvendar os mistérios do BIOS. A página usa frames e é escrita em inglês, mas para grande parte dos internautas, isso não é problema.

Os parâmetros do BIOS são tema de perguntas e dúvidas em diversos newsgroups Usenet que tratam do assunto hardware. Qualquer um de nós já deve ter experimentado sua máquina travando, rodando lenta ou comportando-se de maneira errática, tudo isso devido apenas a um ajuste mal feito nas variáveis do BIOS. Numa situação dessas, pouco vale à micreira novata aventurar-se nas pessimamente escritas páginas do manual da placa-mãe em busca de esclarecimentos. Mas agora isso tudo é passado, pois Jean-Paul Rodrigue <rodriguj@ere.umontreal.ca> e Phil Croucher <100427.2731@CompuServe.COM> editaram um texto FAQ (Frequently Asked Questions) para os BIOS AMI e AWARD, os mais comuns do mercado. Cada função é descrita e são dadas dicas sobre como ajustar cada uma delas. A usuária iniciante poderá decifrar os mistérios dessa parte tão importante de seu sistema, ao passo que a veterana poderá obter elementos para otimizar sua máquina. Visite o endereço <www.lemig.umontreal.ca/bios/bios_sg.htm>.


Era noite. Um jatinho cruzava os céus levando, além do piloto, um grupo muito interessante de passageiros: o jogador Ronaldinho, Bill Gates, o venerável Dalai Lama e um hippie. O vôo transcorria calmo, sem turbulências nem sobressaltos. De repente, uma violenta explosão no compartimento de carga da aeronave e a cabine de passageiros começou a se encher de fumaça. Abriu-se a porta do cockpit e surgiu o piloto, de olhos arregalados e expressão aterrorizada.

"Senhores," disse ele esbaforido, "tenho boas notícias e más notícias. A má notícia é que dentro de poucos minutos estaremos nos espatifando no solo. A boa notícia é que temos quatro pára-quedas. Eu tenho um deles, adeus!" Com isso, o piloto abriu a porta do avião e projetou-se no escuro vazio, deixando perplexos os passageiros que mal podiam se ver naquele turbilhão de vento e fumaça.

O craque Ronaldinho levantou-se ágil e disse naquele tom meio moleque: "Senhores, sou um grande atleta, um dos melhores do mundo. E o planeta precisa de grandes atletas. Acho que um famoso e grande atleta como eu deveria ter um dos pára-quedas. Esse aqui é meu!" Pegou o pára-quedas mais próximo e pulou ligeiro porta afora.

Nesse momento, o magnata Bill Gates levantou-se e foi dizendo: "Senhores, sou o homem mais esperto do planeta. Esse nosso mundo precisa muito de homens espertos. Estou convencido de que o homem mais esperto do mundo deveria ter um dos pára-quedas também." Dizendo isso, equipou-se apressado e se lançou no breu, deixando o Dalai Lama e o hippie boquiabertos, um olhando para a cara do outro.

Finalmente, passados uns poucos segundos que pareceram uma eternidade, o Dalai Lama pronunciou-se em tom solene. "Meu filho", disse o sumo-sacerdote tibetano, "tenho vivido uma vida satisfatória e conhecí a benção fulgurante da Iluminação Verdadeira. Você tem uma vida inteira diante de si. Pegue o último pára-quedas e salve-se. Ficarei a bordo e perecerei em silêncio."

O hippie sorriu suavemente e disse: "Fica frio, velhinho. O homem mais esperto do mundo acabou de saltar com a minha mochila."


[ Voltar ]