O GLOBO -
Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 339 - Escrito em: 1998-02-19 -
Publicado em: 1998-02-23
Coleção completa na Web
Sabia a leitora que a pele de sua mão é viva e pode explodir e borbulhar? Recebi através da mailing list de lendas urbanas um programinha hipnótico assaz interessante denominado Pinwheel. Para baixá-lo, basta clicar aqui. Prepare-se agora para executar o dito cujo (não tem virus, pode crer): Sente-se ereta e confortavelmente, coloque a mão sobre o mouse, acione o programa e olhe para a tela a uma distância de um palmo, mais ou menos. Não precisa se fixar no ponto ao centro da tela, mas olhe a figura espiral como um todo. Fique olhando por 20 ou 30 segundos. Depois desvie o olhar rapidamente para a sua mão que ficou sobre o mouse e observe sua pele borbulhando como se fosse feita de lama. Experimente depois mais uma vez, desviando a mirada para o teclado, o seu relógio de pulso ou para a cara de alguém. Brinque à vontade, mas se for uma pessoa sensível e impressionável, é melhor não tentar.
O pessoal do "Guia da Internet.br" avisa que a home page da revista está sofrendo profunda reformulação. Por enquanto, para acessar dicas quentes da revista e de sua publicação irmã, a "Internet Business", basta visitar o site <www.canalweb.com.br>
Foi uma verdadeira trabalheira dos diabos, mas finalmente está pronta a conversão de toda a coleção de artigos "BBS-Mania" e "C@T". Os originais estavam em diversos formatos de arquivo, acompanhando a evolução dos processadores de texto desde os tempos remotos de março de 1991, primeira edição do caderninho. Tinha coisa até em WordPerfect 5.1, mas agora já está tudo disponível na Web graças à colaboração do poderoso Microsoft Frontpage.
Abrir cada um daqueles artigos e revisar um por um acabou sendo uma verdadeira viagem no tempo, pois cada texto está ligado a um momento da minha vida, trazendo de volta muitas emoções e lembranças, em sua maioria boas, mas outras nem tanto.
No aspecto histórico, é fascinante ver a sensacional evolução da informática nesses quase sete anos. A febre lúdica dos BBS e o aparecimento tímido da Bitnet, que logo iria se transformar nesse gigante que é a Internet, surpreendente fenômeno cuja abrangência até agora nos é difícil entender.
Para visitar a coleção completa, acesse o site do GloboOn <www.oglobo.com.br>, clique no botão "Techie" e selecione lá à direita a coluna C@T. Logo abaixo da foto tirada pelo exímio Guto Costa tem o link para o acervo. É possível também realizar buscas nos textos por palavra-chave. Ou então, para sua comodidade, basta clicar aqui.
Toda essa faina de converter o acervo tomou-me vários dias, mas só assim tive a deliciosa oportunidade de conhecer bem de perto a equipe do GloboOn, capitaneada pela Cristina De Luca. À parte o profissionalismo da turma, poucas vezes vi um time tão entusiasmado em ação. Ficam todos constantemente ouriçados e de antena ligada, ouvindo rádio, vendo TV, acessando agências, surfando a Web e pendurados no telefone, sempre cavando notícias quentes. A preocupação é colocar na Web imediatamente qualquer informação urgente. O pessoal é jovem e cheio de fogo, tirando de letra a tensão, graças ao ambiente de camaradagem que reina. A roda-viva só ameniza um pouco antes da meia-noite, quando está tudo se fechando e o FTP rola solto, para carregar o servidor com as suadas páginas que tanto trabalho deram ao pessoal.
[ Voltar ]