O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 347 - Escrito em: 1998-04-13 - Publicado em: 1998-04-20


A parábola do gato voador


Nada como a fé para mostrar que quem espera sempre alcança

Você está andando pela rua e de repente se lembra de que deveria ter mandado um e-mail importantíssimo. E agora? Sua máquina está longe nesse momento e você só poderá resolver essa pendência à noite. Puxa, que bom seria mandar um e-mail do mesmo jeito que se dá um telefonema de qualquer orelhão na esquina. Mas este sonho não está tão longe assim. Uma empresa mineira, a SOL - Soluções Operacionais, teve uma ótima bolação: um terminal público para acesso à Internet. A engenhoca funciona com um cartão indutivo comum de telefone, padrão Telebrás, aceitando também cartões de crédito. Experimentei pessoalmente um desses terminais na última Telexpo e confesso que gostei do bicho. O que me impressionou não foi nem tanto o aspecto tecnológico, mas sim a boa idéia. Faça uma visitinha ao site <www.sol-brazil.com.br/tpnetwork.html> e conheça os detalhes desse interessante aparelho, que foi desenvolvido para funcionar num quiosque multimídia, podendo também ser instalado em hotéis, aeroportos, bibliotecas e locais públicos em geral. Possibilita acesso à Web e a e-mail através de uma touchscreen, ou seja, o teclado é na própria tela e o usuário não precisa de mouse. A unidade possui um telefone público integrado ao gabinete.

A fabricação é nacional, o que nos enche de orgulho. Pilotar a máquina é a maior facilidade e só tive alguma dificuldade na digitação por ser meio novato em coisas de touchscreen. Mas posso garantir que, com dez minutos de treino, qualquer garoto é capaz de fazer horrores pela Internet afora.


A leitora provavelmente está lendo esta coluna sentadinha, talvez em casa, quem sabe no escritório. Estamos em abril e já passamos por Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa, ou seja, festas de muita comilança. Atenda então ao que lhe peço: afaste um pouco o jornal de perto de seu corpo, discretamente, e dê uma rápida olhadela na sua barriga. Tem pneuzinhos e outras gorduras indesejáveis? É altamente provável que não as tenha, pois sabemos muito bem que essa gente interessada em informática e Internet é um pessoal dinâmico, ativo e pouquíssimo chegado ao sedentarismo. No entanto, você pode conhecer alguém que não esteja tão na linha quanto você, e poderá recomendar uma visita atenta a um site que me foi recentemente apresentado pelo amigo Carlindo Lago da Costa <Carlindo@pobox.com>, a página do "Emagrecimento Online". Não vá pensando que é algum método interativo que irá diminuindo seu peso via modem, enquanto você estiver conectada à rede. Nada disso. Em contrapartida, você lá encontrará excelentes dicas para ficar fininha - não você, mas aquela amiga sua. Anote o URL: <www.emagrecimento.com.br>. Quer saber o que são fenfluraminas e por que elas foram retiradas do mercado? Está tudo lá no site. Siga as 50 dicas que eles apresentam e mude seus hábitos alimentares, sem voltar a emagrecer depois. Aprenda a driblar as tentações nas épocas das festas de rango. Veja caírem por terra antigos mitos sobre sauna, refrigerantes dietéticos, carboidratos, dependência por remédios, exercícios abdominais, musculação e comida diet. Conheça respostas às dúvidas mais freqüentes e conheça fatos sobre tratamentos, medicamentos e exercícios. Conscientize-se sobre os riscos da obesidade e participe de um fórum médico sobre o assunto.

Lembre-se, porém, que os responsáveis pelo referido site fornecem apenas informações genéricas, que não devem ser encaradas como orientações específicas para qualquer situação clínica. Cada caso é um caso. Portanto, suas amigas deverão consultar um médico, que saberá diagnosticar e tratar o quadro delas em especial.


Num dos newsgroups Usenet sobre cinema, o <alt.cult-movies>, alguém estava ouvindo o programa de rádio de Sam Rubin na estação KNX 1070-AM em Los Angeles e postou um artigo reproduzindo o que ouviu no ar. Segundo Sam, os distribuidores do filme "Titanic" estão tendo sérias dificuldades em vender a película nos países árabes, porque na língua de lá, "titanic" significa "vamos fazer sexo".


Da mailing list de Lendas Urbanas <www.snopes.com/info/maillist.htm>, edição 945, chega-nos a história verídica de um gato que fica acuado num galho alto de árvore, numa paróquia na Inglaterra. Alguém amarra uma corda ao galho e a outra ponta ao pára-choque de um automóvel. O carro arranca, verga o galho, a corda se rompe e o gato voa. Uma garotinha ali perto está rezando para ganhar um gato de estimação e, naquele exato instante, entra em cena, magicamente, o gato voador do vigário.


[ Voltar ]