O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 355 - Escrito em: 1998-06-05 - Publicado em: 1998-06-10


Meio ambiente carioca

CONHEÇA O TRABALHO ECOLÓGICO DA SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE


O consultor Marcos Vianna <[email protected]> avisou-me das excelentes páginas Web do Sistema Ambiental do Rio de Janeiro. São muito interessantes, informativas e valem a visita. Dão acesso a informações sobre os programas e projetos ambientais desenvolvidos no estado. Esta é a primeira etapa de um projeto maior de desenvolvimento e implantação do Sistema de Informações Ambientais (SIA), dentro dos trabalhos do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara. Já estão disponíveis as páginas da SEMA <www.sema.rj.gov.br> e de suas entidades vinculadas: Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) <www.feema.rj.gov.br>, Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF) <www.ief.rj.gov.br>, Departamento de Recursos Minerais (DRM) <www.drm.rj.gov.br> e Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (SERLA) <www.serla.rj.gov.br>, esta última ainda em construção. A leitora encontrará nessas páginas dados atualizados sobre a Baía de Guanabara, a bacia do rio Paraíba do Sul, as bacias contribuintes as Baías da Ilha Grande e de Sepetiba, o programa Bolsa de Resíduos Industriais, o Zoneamento Econômico-Ecológico, o licenciamento ambiental, o registro de atividades de exploração e aproveitamento de recursos minerais, os parques e reservas estaduais, entre outros.

Pode-se obter ainda, também via Web, a completíssima 2ª edição do Vocabulário Básico de Meio Ambiente em <www.sema.rj.gov.br/vocab/vocab.zip>, um compactado pkzip com 428 kb com uma coleção de documentos Word esmeradamente preparados. Trata-se duma obra inédita que reúne mais de oitocentos verbetes relacionados às áreas de ecologia, economia, direito administrativo, geociências, engenharia sanitária, controle da poluição e de vetores, bem como à área de planejamento e gestão ambiental. A maioria dos verbetes vem acompanhada de suas traduções para inglês, francês e espanhol. Um trabalho altamente profissional e sério.


Com relação ao que tratamos na semana passada, a coisa das passwords, o nosso velho amigo Divino Leitão <[email protected]> abriu-me os olhos para um ponto importantíssimo que esqueci de abordar, o da "engenharia social". Este estranho termo abrange todas as técnicas de conversa mole, enganação e fraude, que podem levar alguém a revelar sua senha para a pessoa errada. Imagine que alguém liga para sua casa dizendo que trabalha para seu provedor Internet e que está tendo problemas no servidor principal de passwords. Ele pode inventar também que precisa de sua senha para atualizar os cadastros e proceder às correções necessárias. Dependendo do poder de convencimento da criatura você pode acabar revelando mesmo a sua senha e se dar mal. Outra possibilidade é você receber em sua casa uma carta ou telegrama supostamente do seu provedor, com papel timbrado falsificado, requisitando que telefone para um número tal para informar sua password, sob a alegação de que houve alguma pane de hardware e que os arquivos foram perdidos. Não caia nessa. A princípio sua senha não deve ser revelada a ninguém, nem escrita em lugar algum, sob hipótese alguma. Com esse lembrete final do amigo Holy Pig, a leitora dificilmente terá problemas com sua password.


Se você usa diversos provedores e quer manter controle em separado dos parâmetros de cada um, experimente o NetSwitcher <ftp://ftp.zdnet.com/pub/private/sWlIB/utilities/hardware_utilities/ntswtchr.zip>. Ele salva a configuração de qualquer adaptador instalado, seja dialup ou cartão Ethernet, e depois recarrega o ambiente salvo quando você precisar. Mantém cópia de endereços IP, servidores DNS, tipos de frame e outras informações técnicas de redes, guardando tudo num arquivo que é carregado no Windows 95, quando você seleciona um dor "profiles" armazenados. E o melhor: não precisa resetar o Windows a cada alteração, como normalmente exige o Control Panel.


[ Voltar ]