O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 356 - Escrito em: 1998-06-16 - Publicado em: 1998-06-22


MakeList! é para todos

CRIE SUA PRÓPRIA MAILING LIST DE GRAÇA NA INTERNET


A essa altura do campeonato a leitora certamente já assinou uma ou mais mailing lists. Mas alguma vez já pensou em você mesma criar uma lista? Sei lá para quê, seus motivos são seus e eu não tenho nada com isso. Mas tem muita gente que gostaria de criar e manter uma mailing list na Internet e não sabe nem como começar. Pois eu lhe digo, agora é a maior moleza.

Uma empresa fundada em 1996, a FindMail Communications LLC, andou cucando o assunto e bolou um sistema facílimo para gerenciar mailing lists através da Web. Depois de quebrar a cabeça durante mais de seis meses num exaustivo beta-test, a empresa lançou em 25 de março passado o MakeList! <www.makelist.com>, um serviço gratuito de criação e manutenção de listas. Graças às sugestões dos usuários-piloto, foram adicionadas diversas facilidades ao esqueleto primordial do sistema, oferecendo uma arquitetura escalável que permitirá ao banco de dados da empresa cerscer à vontade, visando acolher e gerenciar toneladas de mailing lists. Como o serviço é grátis e já começa a se espalhar, é bom a turma se apressar, pois não sabemos por quanto tempo a coisa vai rolar assim de mão beijada.

Você poderia pensar que o pessoal da FindMail vai aproveitar o acervo de endereços e-mail que irão absorvendo ao longo do tempo para faturar em cima desse valioso cadastro. Bem, pelo menos em seus disclaimers, a companhia se compromete a manter a privacidade de seus usuários e a não divulgar as listas de e-mails. Além disso, eles juram de pés juntos que dispõem de medidas efetivas contra "spam" dirigido às listas, ou seja, aquelas mensagens irritantes e indesejáveis anunciando trecos e serviços.

O MakeList! permite que você crie mailing lists com até 2 mil participantes. Pode ser uma listinha privativa apenas para os membros de sua família, ou quem sabe uma lista moderada para discutir idéias na sua comunidade, ou mesmo uma lista para anunciar seus produtos para seus clientes mais leais. Você certamente vai se impressionar com a facilidade de manuseio do sistema e acho bem possível que venha a passar ainda mais horas por dia grudada no seu programa de e-mail, lendo e respondendo mensagens e participando das animadas discussões que você mesma terá possibilitado através de sua lista. E mais, imagine o charme e o status de ser uma autêntica "List Manager" nos dias de hoje. Não é brincadeira não.

Em menos de dez minutos você cria sua lista. Detalhe, tem que saber inglês para ler as instruções, mas basta o feijão com arroz. Pense bem antes de escolher um nome para a lista. Já ví gente escolhendo nomes bobocas e se arrependendo amargamente depois que a lista ficou famosa e cheia de assinantes.

Todas as mensagens enviadas para sua lista ficam armazenadas nos "archives" (pron. "árkaivs") do MakeList!, permitindo que os assinantes tenham acesso a elas, ou mesmo qualquer navegante na Web, dependendo da forma com que você configurar sua lista. A equipe do MakeList! novamente garante que esses repositórios de mensagens não são visíveis por gente de fora da lista, a menos que você assim o determine.

Essa coisa de gerenciar mailing lists a gente aprende mesmo é levando na cabeça, pois a grande maioria do pessoal não está nem aí para leitura de manuais. No entanto, se você tiver paciência e ler as páginas explicativas com cuidado, explorando e conhecendo todas as opções que o sistema oferece, então certamente não terá problema algum para iniciar sua lista e mantê-la funcionando a pleno vapor. A empresa torce para que você passe rapidinho dos 2000 assinantes, pois aí o serviço passa a ser pago.

À guisa de experiência criei no MakeList! uma lista para as leitoras e leitores do nosso Caderninho. Quem quiser participar, discutir sobre os artigos, lançar polêmicas, descer o malho, tecer elogios ou dar sugestões, pode ir chegando que será bem-vindo. Para tornar-se assinante da lista, envie e-mail para <infoetc-subscribe@makelist.com>. Para enviar mensagem para todos os membros da lista, use o endereço <infoetc@makelist.com>. Assim que você virar assinante, receberá uma mensagem automática dizendo como funciona o esquema. Para ler o repositório de mensagens antigas, acesse <www.findmail.com/list/infoetc>. Assine já, é de graça!


[ Voltar ]