O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 363 - Escrito em: 1998-08-05 - Publicado em: 1998-08-10


Sedução na Internet

PRODUÇÃO LITERÁRIA E MUSICAL ADOTA TEMAS CADA VEZ MAIS DIGITAIS


Na próxima quinta-feira, dia 13, haverá a noite virtual de autógrafos do livro "Sedução na Internet", de Roberta Rizzo <robertar@uol.com.br>, que vai acontecer no site do Universo OnLine <www.uol.com.br>. O livro é um romance que descreve as atribulações duma jovem e sedutora internauta que trafega com desembaraço pelos canais de chat e salas de bate-papo da rede. São paixões, alegrias e decepções cibernéticas e reais narradas com tal convicção que é às vezes difícil separar a ficção da realidade. Quem passeia pela rede, escreve léguas de e-mail e freqüenta as salas de IRC vai se identificar prontamente com as façanhas de Carla, personagem principal do livro.

A autora é uma saudável ex-instrutora de aeróbica que caiu de cabeça no mundo dos chats e, graças aos contatos que lá fez, viu sua cabeça se abrir e começou a realmente experimentar a vida com intensidade. Livrou-se das bagagens pesadas que carregava, alimentou-se com novas motivações e presenciou de perto encontros e desencontros marcantes de gente que papeava nas mesmas salas que ela. Depois de uma rica vivência nessa nova e singular realidade, acabou notando que possuía ótimo material para escrever um romance. Como já alimentava há tempos essa vontade de escrever, meteu-se fundo nesse desafio e o resultado é "Sedução na Internet" (ISBN 85-7106-146-7, Editora Revan <www.revan.com.br>)

Além da experiência pessoal que teve, a autora pesquisou tudo que foi publicado aqui no Brasil sobre a rede. Segundo ela, encontrou bom material no já famoso livro "Na Malha da Rede" (Ed. Campus), da Profa. Ana Maria Nicolaci-da-Costa. No entanto, a história do livro de Roberta Rizzo tem mais um ponto peculiar. Quando terminou de escrevê-lo, a autora fez todo o "shopping" de editoras através de e-mail. Enviou originais e recebeu todas as propostas pela rede. Avaliou as propostas e fechou com a Revan também via Internet.

A mensagem do livro acaba ultrapassando os limites da rede, mas sobre ela deixa um ponto bem claro -- deixe que digam o que quiserem: que a Internet é perniciosa, nefasta e perigosa. Não dê ouvidos quando os experts atestam que ela isola as pessoas e as afasta do mundo real. A grande rede é um meio novo e revolucionário de estabelecer contatos que de outra forma seriam impossíveis, tanto em função de distâncias físicas, quanto por causa das tradicionais barreiras protocolares que emperram as trocas iniciais de calor entre pessoas inteligentes e ávidas por se comunicarem. No meio virtual, graças ao relativo anonimato que ele permite, queimam-se etapas, de modo que os tímidos e os caladões encontram uma oportunidade de ouro para se expressarem minimizando (mas, infelizmente, não eliminando) os riscos de levar essas pauladas que a vida reserva aos que nela se aventuram de peito aberto. Depois, com o estreitamento dos contatos ciberespaciais, sempre advém o encontro físico. Daí por diante, assume o comando a boa e velha Mãe Natureza, com seus perfumes e suas energias sutis.

O lançamento físico do "Sedução na Internet" aconteceu na segunda-feira passada, dia 3, com uma festa de arromba no Ballroom, aqui no Rio de Janeiro. Na ocasião apresentou-se o grupo Deton@utas, uma rapaziada divertida que também se conheceu via Internet e que formou esse conjunto sob a liderança do Guilherme Tico, autor de letras engraçadíssimas e picantes. A bem-humorada canção "Virtual" é um espelho dessa galera jovem que encontra na rede um meio fácil e asséptico para se relacionar com o mundo. O site deles está em manutenção, mas em poucos dias estará novamente no ar: <www.detonautas.com.br>. Se a leitora quiser entrar em contato imediato com a banda, mande mensagem para o produtor da home page deles, Leonardo Leal leoleal@antares.com.br.


Tem muito virus novo na praça. Alguns veteranos do nosso meio acusaram infecções tenebrosas por virus desconhecidos que simplesmente destruíram todo o agadê, sem piedade. Nosso sumo-sacerdote Silva Costa <scosta@iis.com.br> nos recomenda o site <www.avp.com> da Central Command Antivirus Center. Baixe o kit de evaluation (avaliação) e dê uma repassada nos seus drives.

Um dos mais assustadores virus novos é o Win.RedTeam <www.avp.com/about/press/012098/redteam/body_redteam.html>. Este abominável ser infecta executáveis Windows e envia-se a si mesmo através da Internet utilizando e-mail Eudora. O virus só começa a se espalhar se o incauto executar um arquivo anexado (attachment) sem o devido cuidado. O assunto (subject) da mensagem mortal é "Red Team", o texto começa com o cumprimento "Hiya!" e o executável anexado chama-se K-RTEAM.EXE, com 6351 bytes de comprimento. Quando executado, o virus fica residente em memória e faz o maior estrago. Mas é claro que a leitora não sai executando à toa qualquer attachment que recebe, não é?


Uma vez que estamos falando de livros, é bom que se saiba que já está nas livrarias a sensacional série "Para Dummies" da Editora Campus. Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos em mais de 80 países e tradução para 40 idiomas, a série surgiu de um comentário ouvido em 1987 pelo fundador da IDG Books Worldwide, John Kilcullen. Um leitor queria um livro que ensinasse DOS para um completo ignorante e foi assim que surgiu, quatro anos mais tarde, o "DOS for Dummies" (DOS para idiotas). Atualmente os livros "Para Dummies" tratam de Windows 98, Internet, manutenção de PCs, tecnologia Push, HTML e dos assuntos mais em voga no contexto informático universal. Seis anos apos o lançamento, a série já abrangia com sucesso um gama tão vasta assuntos informáticos, que começou a enveredar por outras áreas de interesse, com o lançamento de títulos como "Personal Finance for Dummies" (finanças pessoais), "Cooking for Dummies" (culinária) e "Sex for Dummies". Este último, da Dra. Ruth K. Westheimer, quando lançarem aqui no Brasil, vai ser um chuá. Se você achava que entendia de qualquer um desses assuntos, leia o "Para Dummies" correspondente e descubra que você não sabia nada.


[ Voltar ]