O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 376 - Escrito em: 1998-11-05 - Publicado em: 1998-11-09


Ancião de 105 anos na escola primária

BEM QUE O VELHINHO GOSTARIA, MAS NÃO
PASSOU DE UM EFEITO DO BUG DO MILÊNIO


Imagine a leitora, já bem velhinha, com mais de 100 anos de idade, recebendo em casa pelo correio uma advertência de que deverá se matricular imediatamente na escola primária mais próxima. Pois aconteceu com um professor aposentado de 105 anos de idade, na cidade de Echallens, Suíça. Um computador cortou o século da idade do macróbio e incluiu o nome do vovô na relação de crianças a serem advertidas por não estarem estudando. Segundo Roland Dougoud, secretário da prefeitura na cidade de Echallens, a lista informatizada em questão tinha apenas dois dígitos para o ano, na data de nascimento. Assim, 65 gurizinhos de 5 anos de idade, juntamente com o velhote centenário, receberam o aviso. Coisas do bug do ano 2000.


Da série "Curiosidades na Web", quer saber das últimas ofertas de hardware na Mongólia? Visite <www.mol.mn/advert/zar_com.html> e, se conseguir descobrir o que significa a palavra "zarna" no idioma mongol, mande um e-mail para <cat@oglobo.com.br>.


Para quem é chegado às coisas da Microsoft, e olha que é muita gente, pois se assim não fosse ela não seria o que é, o melhor lugar para esclarecer dúvidas e resolver pepinos no software da Pequena Mole é a Knowledge Base. O endereço antigo dela <www.microsoft.com/kb> mudou para <http://support.microsoft.com/support>. A primeira etapa é a de registro. Informando seus dados, você cai direto na página de busca. E lá encontra de tudo.

Acontece que tem gente que, como eu, não gosta muito de ficar se "registrando" por ai na rede. Depois de um tempo, sabe lá como os caras vão usar os seus dados? Se você concordar comigo, vale então seguir a preciosa dica que nos deu o colega Paulo Ruy Barbosa <pbarbosa@br.homeshopping.com.br>. Ele nos ensina que é possível requisitar grátis e sem necessidade de registro, vários artigos da Knowledge Base via e-mail. Para saber das instruções de uso, envie mensagem em branco para o Microsoft Technical Support <mshelp@microsoft.com>, com o subject "index" e receba uma listagem detalhada dos títulos oferecidos. Os artigos e pacotes de informações versam sobre Access, Excel, Exchange Client, FrontPage, Jogos e produtos infantis, produtos de hardware, serviços de informação técnica para suporte, Office, Outlook, PowerPoint, Publisher, Project, Reference Products, Visual Basic, Visual Basic for Applications, Windows CE, Windows 95, Windows 98, Windows NT, Word e Microsoft Network (MSN).

Se você se virar bem em inglês e tiver interesse em fazer pequenos cursos online de graça sobre produtos Microsoft, vale a pena experimentar a dica do mestre Américo Oliveira <americob@microsoft.com>. Falo dos seminários online da Microsoft, uma verdadeira mina de ouro. Visite <www.microsoft.com/seminar/> e assuma o controle sobre o seu próprio aprendizado, pois é você que comanda o ritmo do treinamento. Para cada seminário o site informa o tempo necessário para completá-lo, caso você opte por estudar todas telas numa puxada só, e fica sabendo também quantos slides compõem cada apresentação e quais são os pré-requisitos para poder digerir bem os novos conceitos apresentados no material online do tópico escolhido.


O provedor Mandic continua arrebentando e rompendo fronteiras. Acaba de inaugurar sua filial em Buenos Aires. Para acessar o provedor lá na cidade do tango, ligue 314-5468 (modem 56K V.90). Depois de BA, o Mandic estará inaugurando nos próximos dias filiais em Mendoza, Córdoba e Rosario. Pretende, até junho do ano vindouro, estar presentes em 17 países, incluindo a terra do titio. E se a leitora estiver em Rio Branco, no Acre, já pode também se filiar ao Mandic, em (068) 220-3060. A MANDIC Internet foi indicada pela Universidade de Harvard, EUA, como empresa "case" de integração em países de risco e crescimento, tema de estudo para o ano de 1999. Além disso, foi o mais premiado provedor de acesso aqui no Brasil em 1997 e 98. Também, pudera: são 3000 linhas de acesso, 14Mb de link com a Internet e mais de 70 serviços oferecidos, entre os quais o "MANDIC Roaming", acesso Internet em mais de 2.700 cidades no exterior. Para maiores informações, visite <www.mandic.com.br/roaming>. Ao que parece, o honorável mancebo quer crescer ainda muito mais, a julgar pela promoção "Indicou Ganhou", que presenteia com um automóvel Ford KA zerinho o associado que mais indicar novos usuários.


Comércio eletrônico através das redes mundiais pode ser barato, mas também oferece riscos intrínsecos à tecnologia empregada e em função da falta de cuidado de uns e outros. Um internauta chamado Tom Schuneman <elf@wavemark.com>, conhecido de gente que trabalha numa grande corretora, reportou que a causa da misteriosa baixa em títulos franceses de mercado futuro no dia 23 de julho passado foi a imperícia de um operador da Salomon Brothers em Londres. Ele acidentalmente se debruçou sobre o teclado justamente em cima da tecla "Instant Sell" (Venda Imediata). Assim, uma onda de 145 diferentes ordens de venda jogou lá para o chão os preços desse papel nas telas eletrônicas do mercado. Imaginem o rolo, até explicar que urubu não era "meu louro". O caso foi investigado pela empresa de software Cap Gemini e pelo grupo de segurança da Kroll Associates. A Solomon Brothers, logicamente, não quis comentar o ocorrido.


[ Voltar ]