O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 398 - Escrito em: 1999-04-06 - Publicado em: 1999-04-12


Recebendo fax via e-mail


Tenha um número de fax só seu nos EUA

Quando leio a palavra 'free' num site da Web meus olhos se arregalam, mas ao mesmo tempo já vou ficando com o pé atrás. Nessas ofertas maravilhosas de coisas grátis, tem quase sempre um detalhezinho que acaba custando alguma coisa e aí a gratuidade vai para o beleléu. Até alguns redirecionadores de e-mail, que diziam ser serviços gratuitos e vitalícios, acabaram botando as unhas de fora e começam a cobrar de seus usuários.

Numa dessas navegadas cheguei numa página e fui atraido por um banner bem jeitoso. Para quem não sabe o que é banner, trata-se daqueles pequenos anúncios clicáveis que pululam nas páginas Web comerciais. Não sou de clicar nesses botõezinhos, mas dessa vez o visual me atraiu e lá fui eu. Foi uma agradável surpresa. O banner era da empresa eFax.com <www.efax.com>, que oferece serviço de recebimento de fax e encaminhamento via e-mail. É inteiramente grátis, já testei e funciona que é uma beleza. Naturalmente não dá para sabermos por quanto tempo o eFax permanecerá sendo de graça. Mas enquanto está assim, a gente aproveita. A firma obviamente tem estofo, já tem ações na NASDAQ e o nome eFax.com é a nova denominação da JetFax Inc., <www.jetfax.com> empresa que já está no mercado de fax há mais de 10 anos.

398-efax.gif (1199 bytes)O eFax funciona da seguinte maneira: você entra no site, se cadastra e recebe um número de fax, como se você possuisse uma linha telefônica nos EUA e um fax pendurado nela 24 horas por dia. Qualquer fax enviado para este número é imediatamente transformado num e-mail e remetido para sua caixa-postal no ato. O número de fax fornecido ao usuário inclui um "area code" do meio-oeste americano, o que corresponderia a um código DDD da Telebrás. Portanto para enviar um fax para você, um brasileiro discaria, por exemplo, 001 (508) 234-5678. Para quem tem contatos pessoais ou de negócios nos EUA, é uma grande jogada. Mas se você só tem contatos aqui no Brasil, pega até mal informar esse seu número de fax para um amigo, dizendo que ele terá que fazer uma chamada internacional para lhe mandar umas poucas folhas de fac-símile.

O tempo de resposta do sistema é de cair o queixo. Testei com remetentes aqui no Rio, minha mãe, e em Los Angeles, o Jorge Vismara. Cada um enviou um fax para o meu número eFax lá nos esteites e em poucos minutos minha mailbox apitou. A mensagem que recebi era um e-mail com arquivo anexo/attachment em formato *.efx e padrão MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) <www.pmg.lcs.mit.edu/cgi-bin/rfc/view?2049>. Para ler o anexo é necessário possuir um visualizador de fax. Mas o esquema dos caras é tão bem bolado que, no momento em que me cadastrei no sistema, já me foi enviada uma mensagem com o Microview anexo. É só clicar no executável de 192kb e ele se instala sozinho, passando a residir no diretório do Windows com o nome eFaxView.exe (156kb). Uma página de fax representa um efx de cerca de 20kb, o que é moleza para os padrões de hoje, em termos de attachments.

Cabe explicar que o serviço eFax não inclui envio, mas apenas recebimento de fax. Para quem precisa, é um verdadeiro conforto não precisar ter uma linha dedicada para poder receber faxes nos EUA, lendo-os aqui no Brasil via e-mail, com a possibilidade de reencaminhá-los (forward) pela Internet para quem quer que seja ou imprimi-los localmente. O serviço eFax.com recebe fax de qualquer máquina padrão G3, transformando-o num arquivo gráfico e super-comprimindo cada imagem a até 50% do tamanho usual do formato TIFF-F empregado regularmente.

Se o usuário assim o desejar, pode ser definida uma senha para leitura dos fax, fazendo com que lá na central eFax a remessa seja criptografada e apenas você possa decifrar a mensagem. Outro tópico de segurança é o PIN (personal identification number), que funciona como uma outra senha, que lhe é fornecida também no momento do cadastramento. Serve para lhe dar acesso ao servidor seguro da Web, onde você pode atualizar seus dados no sistema. Se a leitora não gravita na órbita do Windows, fique descansada. Usuários de Macintosh, UNIX, Linux e outros alienígenas podem receber faxes em formato TIFF-F, mas nesses casos não é possível a proteção por senha.

Alguns usuários do eFax já reclamam de estarem recebendo "junk" (lixo). Acontece nas melhores famílias, não tem jeito. A empresa provê um formulário para que você faça sua denúncia, caso esteja recebendo bobagens em excesso. De posse dos dados desse formulário a eFax (diz que) vai atrás dos remetentes chatos.

E agora a velha pergunta: como é que eles ganham dinheiro com isso? Resposta: do mesmo jeito de sempre. Quando se abre um fax aparece um envelope na tela com quatro pequenos banners clicáveis que são links para os sites dos patrocinadores.

A empresa pretende lançar em breve os "Premium Services", oferecendo uma série de novas facilidades aos usuários. Mas para usufruir disso, cara leitora, pode ir tirando o cavalinho da chuva pois certamente você vai ter que morrer num troco.


[ Voltar ]