O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 402 - Escrito em: 1999-05-04 - Publicado em: 1999-05-10


Foguetes cheios de software


Buraco na lei permite exportação de criptografia pesada

O colega Glen McCready <glen@qnx.com> mandou-me essa, citando o site <www.digicrime.com/itar.html>. Uma equipe de consultores jurídicos teria encontrado um furo nas restrições à exportação preconizadas no ITAR (International Traffic in Arms Regulations). É claro que deve se tratar de uma chacota, mas até que dá o que pensar. Apenas para quem não sabe, ITAR é a lei americana que proíbe exportação de software pesado de criptografia, uma pedra no sapato para os ativistas que pregam a divulgação universal dessas ferramentas. Pois bem, no trecho que define o que é exportar, seção 120.17 da regulamentação, os itens (1) e (6) entram em aparente conflito. É possível ler parte dessa lei em <http://samsara.law.cwru.edu/itar.html> e procurar no seu browser a supracitada seção. Portanto, segundo o furo legal, um indivíduo poderia colocar um disquete contendo software criptográfico cabeludo no interior de um pequeno foguete e dispará-lo em direção ao México, a partir de um ponto junto à fronteira, e não estaria desobedecendo às restrições legais do ITAR. Esses gringos inventam cada uma...


Nosso honorável correspondente na Suíça, Max Stocker <max.stocker@freeshare.net>, vulgo Obelix, é um batalhador em toda a acepção do termo. Lá daquele aprazível sítio ele e seu companheiro de lutas, Armando Miller <webmaster@freeshare.net>, este com base aqui no Brasil, mantém um site da pesada, o FreeShare <www.freeshare.net>, uma porta aberta para o mundo do software.

O Max sabiamente gerencia diversas mailing lists gratuitas em português, sediadas no servidor eGroups <www.egroups.com>, e oferece assinaturas delas no site. Algumas listas são mensais e abordam seleções de software: Freeware, Freeware Advanced, Shareware e Shareware Advanced. A lista Sites é semanal e apresenta uma criteriosa seleção de Websites abordando arte, cultura, curiosidades, entretenimento, "free stuff", informática, Internet, notícias, terras e viagens, e variedades, além da seleção do Site da Semana. Muito embora as mensagens distribuidas sejam em português, a maioria dos sites apresentados tem conteúdo em inglês. A lista Extras News é quinzenal e apresenta recortes, traduzidos ou não, noticiando assuntos de ponta no mundo dos computadores, com ênfase em bugs e virus. Há também a seção Download, com um bom repositório de programas Freeware. Além disso tem uma seção com links para artigos escritos por assinantes célebres das listas promovidas pelo Max, feras do calibre de Benjamin Azevedo, Dario Mor, Fabrício Chalub, Fernando de Oliveira, Fernando Villela, Júlio Botelho, Luiz Antonio Gravatá, Marco Aurélio Paganini, Paulo Vianna e Sérgio Charlab, entre outros.


A leitora já ouviu a deliciosa versão do Hino Nacional em ritmo de forró? Pois passe no site <www.pirata.com.br/hn.htm> e conheça essa peça rara. São cerca de 2 Mb em formato MP3, mas você pode optar por baixar em formato RealAudio. Segundo os responsáveis pelo site, essa versão em acordeón, de Adelson Viana e Alta Tensão, marca um momento importante da história do Ceará, reafirmando a paixão de todo o Nordeste pelo nosso país. Todos os direitos autorais, fonográficos e de interpretação, serão repassados ao Instituto de Prevenção a Desnutrição e Excepcionalidade (IPREDE), que está comemorando 13 anos de funcionamento, já tendo salvo a vida de mais de 100 mil crianças. Há quem tenha ficado bolado ao ouvir essa versão, considerando a interpretação como uma ofensa ao Hino. Pensando nisso e para certificar-se de que não configurava legalmente nenhuma espécie de crime ou ultraje ao Símbolo Nacional, a equipe do site solicitou um Parecer Jurídico, que pode ser lido lá mesmo.


Não percam a palestra gratuita intitulada "Sociedade INTERNET - Como fazer amigos na Grande Rede", com a participação deste c.a.t. e do Henrique Faulhaber, diretor da ISM Networking, falando sobre Internet. Apenas para a leitora sentir o espírito da coisa, leia o tema do evento: "Uma poderosa malha digital está englobando a Terra causando em certas camadas da população do planeta uma revolução de costumes, conceitos e perspectivas. A Internet é essa malha e, através dela, muita gente está redescobrindo o mundo, a cultura e até as relações humanas. Seja você também parte dessa gente que está renascendo agora, às portas do ano 2000". Vai ser na quinta-feira agora, dia 13 de maio, das 19:00 às 21:00 horas no Teatro da UniverCidade, antiga Faculdade da Cidade, Av. Epitácio Pessoa 1664, Lagoa. Aproveite a oportunidade para adquirir lá mesmo seu computador pela Linha de Crédito Especial Bradesco. O provedor ISMnet estará oferecendo 10 horas de Internet grátis para todos os participantes, mas as vagas são limitadas. É preciso que você pegue seu ingresso grátis na M. L. Eventos <mlevento@ruralrj.com.br>, na Rua Gomes Carneiro 134/C-3 em Ipanema, tel: (021) 267-4688. Ou então na sede do ISMnet <ismnet@ism.com.br>, Praça Floriano 19, 9§ Andar, Cinelândia, tel: (021) 533-3937.


[ Voltar ]