O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 439 - Escrito em: 2000-01-19 - Publicado em: 2000-01-24


WEBKIT


Aprenda a desenvolver software para a Web

O fenômeno da Internet está nos cercando por todos os lados, não dá para escapar. Bem, quem é louco de querer escapar? Mas o fato é que tem muita gente que desenvolve sistemas mas que andou comendo mosca e perdeu a crista da onda. Para estes, às vezes parece impossível retomar o pé da situação e, diante de tanta informação, bate um desânimo ímpar. A quantidade de livros disponíveis sobre desenvolvimento de software para Web é algo monstruoso, mas os temas estão espalhados em dezenas de obras, muitas delas em inglês. Isso desestimula bastante, sem mencionar o agravante do software: onde conseguir, mesmo à guisa de demonstração, os diversos programas que permitem criar um site decente? Se esses são os fantasmas que perturbam o seu sono, é tempo de regozijo, leitora. Conheça o Webkit, um "Kit Completo de Formação do Desenvolvedor Internet", um pacote inédito no Brasil, fornecendo um treinamento prático e eficiente em que se ensina passo a passo, em português, como construir um site na Web. O curso foi elaborado por uma equipe de profissionais especializados em publicações em informática e pesquisadores de educação à distância na USP, sendo o primeiro pacote completo para a formação de desenvolvedores Internet. A página do produto fica em <www.webkit.com.br> e oferece uma versão de demonstração para download. O preço é até bem camarada: 6 parcelas de R$ 30,00. Para comprar o Webkit, basta enviar mensagem para <vendas@webkit.com.br> ou pelo telefax (11) 3722-0688.

O produto é baseado numa metodologia inovadora: o ensino orientado a projeto, em que cada conceito só é explorado quando surge uma necessidade real de utilizá-lo no módulo em andamento. É, portanto, uma abordagem eminentemente prática. Inicialmente o aprendiz desenvolve um site bastante simples para venda de miniaturas, o MiniAutoWeb, com apenas duas páginas. Em seguida são acrescentados vários melhoramentos, incorporando tecnologias e serviços mais avançados. Por fim, o estudante terá um site de qualidade profissional, com HTML, Javascript, Active Server Pages (ASP) e acesso a banco de dados.

O material do Webkit é composto de uma série de apostilas fartamente ilustradas, CD-ROMs e disquetes. As apostilas são enviadas mensalmente para o aluno, que deverá necessariamente estudar o material diante do micro. Se pintar qualquer dúvida sobre o conteúdo do material didático, pode-se apelar para um serviço de suporte, disponível no próprio site ou via email. O pacote é voltado para programadores que nunca desenvolveram nada para Internet e divide-se em seis módulos:

  1. conceitos básicos sobre Internet e HTML; 

  2. estrutura de um site comercial, catálogos de produtos, tabelas, hiperlinks e aprofundamento em HTML; 

  3. sites interativos e dinâmicos, Active Server Pages (ASP); 

  4. acesso a banco de dados pela Internet com ActiveX Data Objects (ADO); 

  5. aprofundamento em banco de dados, compras e serviços online, cadastro de clientes; 

  6. segurança SSL, efeitos especiais, otimização, HTML dinâmico (DOM), ActiveX (COM) e outros tópicos avançados.

O Webkit é um produto da Fórum Access <www.forumaccess.com> e da Blikstein Consultoria <blikstein@webkit.com.br>, com o apoio oficial da Microsoft. Quem adquirir o produto leva de lambuja descontos especiais para participar de eventos especializados, abatimento de 10% na compra de livros de Makron Books e na assinatura da Revista Fórum Access, Visual Basic & Office. Se você não ficar totalmente satisfeita com o Webkit, basta devolvê-lo pelo correio no prazo de 30 dias e a empresa lhe devolve a quantia paga.

Os CD-ROMs trazem todas as ferramentas para acompanhar o curso, ou seja, não é necessário comprar nenhum programa adicional. Você recebe o Internet Explorer 5.0, o Frontpage Express 2.0, o Assistente de publicação na Web e o Personal Web Server 4.0. O CD especial Microsoft traz o Web Solutions Kit, uma versão válida por 90 dias do Visual InterDev 6.0 e dezenas de documentos e arquivos de exemplos. Informações adicionais podem ser obtidas via email <info@webkit.com.br>.


Ainda veremos por um bom tempo pequenos deslizes ainda decorrentes do bug do milênio. Mesmo em sites excelentes pode-se encontrar pisadas na bola que já deveriam ter sido corrigidas. O atento leitor Lúcio Sattamini <sattaminilc@openlink.com.br> dá o alerta para a página da Dataprev, exemplo de um ótimo site, mas que infelizmente deixou furo. Logo na abertura em <www.dataprev.gov.br> temos um belo link apontando para uma seção em que se mostra que o site estaria bem preparado para a virada do ano 2000. Mas vamos fazer um teste? Clique em "Serviços e Produtos" e vá até o nono item: "Cálculo Teste da Contribuição devida para Regularização de Obra. Emissão do ARO - Aviso de Regularização de Obra". Você vai cair no URL <http://pistache.dataprev.gov.br:8080/dro/idro.htm>. Experimente informar uma data de início da obra em 1999 e uma data de final de obra em 2000. Tente uma data de inicio 01/12/1999 e de final 15/01/2000, sem as barras. O período da obra seria de 45 dias, ou seja, 1 mês e meio ou, arredondando, dois meses. Mas o sistema informa 1198 meses. E, para rebater, uma surpresinha para quem quiser subir na hierarquia do site. Visite <http://pistache.dataprev.gov.br:8080> e saiba mais sobre o software que está rodando no pedaço.


[ Voltar ]