O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 440 - Escrito em: 2000-01-27 - Publicado em: 2000-01-31


Segurança brasileira fazendo escola


A Módulo está repassando suas experiências com voto eletrônico

Há duas semanas, a empresa brasileira Módulo Security Solutions S.A. <www.modulo.com.br>, especializada em segurança de informações, apresentou, a pedido da Casa Branca, sua experiência na proteção de computadores e redes nas eleições do Brasil. A apresentação serviu como subsídio a um estudo americano sobre voto na Rede. A reunião foi promovida em Washington D.C. pelo "White House e-Commerce Working Group" (grupo de trabalho de comércio eletrônico na Casa Branca), um comitê liderado pelo vice-presidente Al Gore para orientar o presidente Bill Clinton nas questões relativas ao comércio eletrônico, incluindo o voto pela Web. A empresa parceira da Módulo, a Safevote Inc., também participou da reunião, juntamente com a Internet Voting Technology Alliance.

A tendência de migração para o sistema de votação eletrônica tem por objetivo baratear o processo, que segundo o modelo tradicional de cédulas em papel é bastante oneroso, com cada voto custando aos contribuintes entre US$ 1,00 a 7,00. O voto eletrônico via Internet é uma aplicação delicadíssima, exigindo alto sigilo, autenticidade nas transações e anonimato inquestionável. O projeto da Módulo para as eleições brasileiras chamou a atenção de toda a indústria por sua robustez e confiabilidade, chegando a ser citado no site da Microsoft como um dos principais cases de segurança no mundo. Não são apenas os EUA que estão de olho na solução Módulo para e-votação, mas também o estão Cingapura, México e Moçambique.


Se a leitora desejar receber em casa gratuitamente via email as últimas notícias do mundo digital, recomendo a vibrante oferta de newsletters disponível em <http://e-newsletters.internet.com/>, em formato texto-puro ou HTML. São mais de oitenta publicações, muitas delas diárias, cobrindo as mais variadas áreas de interesse, entre elas: notícias sobre Internet, recursos da Rede, downloads, desenvolvimento na Web, ações de empresas de Internet, comércio eletrônico e Marketing, Linux e Sistemas Abertos, desenvolvimento em NT, provedores, mailing lists, notícias internacionais e tecnologia Internet. Apenas uma das newsletters é paga, a Search Engine Update, que informa sobre atualizações e novidades nas máquinas de busca pela Rede.


Uma torrente de mensagens está circulando pela Internet avisando sobre o perigo se aquecer água em forno de microondas. Fala-se sobre a formação de uma super-bolha de água fervente que pode estourar na fuça do pobre usuário. Quem recebe a mensagem fica logo em pânico querendo avisar o máximo de gente possível. Já devo ter recebido mais de 150 avisos contando a história de um cara de 26 anos que quase perdeu a visão com um acidente assim. Tem toda a pinta de mais uma lenda urbana, mas ainda não encontrei, nem no mundo real, nem na Rede, alguém que jurasse e provasse que é lorota. O próprio centro de referência de lendas urbanas do casal Snopes não se posiciona a respeito. Alguns colegas de rede já viram a super-bolha, mas por sorte ela não lhes estourou na cara. Portanto, cuidado. Visitem o site <www.snopes.com/spoons/faxlore/microwav.htm> e tirem suas próprias conclusões.

[2001-02-17] No site do InMetro sobre o assunto, no item "Recomendações Especiais", lê-se: "No aquecimento de líquidos, é possível que ocorra o fenômeno da erupção retardada, ou seja, alguns segundos após o término da operação, o líquido pode entrar em ebulição, em função do choque térmico, espirrar e causar queimaduras".


Como forma de relaxar do estresse dos bits, bytes e redes, o veterano Charles Miranda, pioneiro nos BBS e dono do tradicional provedor Inside <www.iis.com.br>, resolveu se dedicar ao hobby do alpinismo. Pegou tanto gosto pela coisa que acabou abrindo um espaço que já vem fazendo sucesso há um bom tempo: o Escalada Café <www.escalada.com.br>, um sobrado antigo transformado num ginásio de escalada esportiva, com um bar temático e uma loja de equipamentos. São 150 m2 de paredes texturizadas e lances de total segurança, atendendo desde o neófito até o macaco velho, com guias atentos a todos os seus movimentos. O local já virou reduto de internautas novatos e das antigas, que disputam lugar com os alunos dos cursos de escalada e com os praticantes mais avançados que dão um verdadeiro show de lagartixologia, desafiando lances dificílimos de inclinação negativa nos tetos da caverna hi-tech. O espaço pode ser reservado para festas, banquetes ou eventos de qualquer natureza. O Escalada organiza e promove também eventos para empresas, com ênfase na motivação em equipe, definição de objetivos e superação dos limites de cada um. As companhias que experimentaram tiveram ótimos resultados. Além disso, o ambiente é gostoso, a comida é ótima, todos os sandubas têm nome de vias de alpinismo e os vídeos que eles passam nos telões são de arrepiar os cabelos. Pode-se alugar todo o equipamento no local e a criançada também adora. O Escalada Café fica na Rua Capitão Salomão, 55, Botafogo. Telefone (21) 537-9131.

[2001-02-17] O Escalada Café encerrou suas atividades, deixando muitas saudades entre os freqëntadores.


[ Voltar ]