O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 448 - Escrito em: 2000-03-26 - Publicado em: 2000-04-03


O melhor e o pior


Pesquisa busca encontrar unanimidades no e-commerce brasileiro

Quer participar de uma pesquisa sobre comércio eletrônico no Brasil? A pergunta é simples e dupla: qual o melhor site brasileiro que você já usou para fazer compras online? E qual o pior? Para agilizar a tabulação das respostas, um programinha será usado para ler e analisar as mensagens enviadas para <cat@oglobo.com.br>. Por gentileza, participe enviando uma e apenas uma mensagem para este endereço. E como sabemos que esses programas são meio limitados, por favor, siga exatamente as instruções que se seguem, caso contrário sua mensagem não será processada. O subject/assunto da mensagem deverá ser PESQUISA, em maiúsculas. Na primeira linha escreva a palavra MELHOR seguida do nome ou endereço do melhor site brasileiro onde você já tenha feito compras online na Web. Só vale a sua experiência pessoal, nada de relatos de amigos ou parentes. Na segunda linha, escreva a palavra PIOR seguida do nome ou endereço do pior site. Repetindo: não valem sites no exterior, apenas sites brasileiros. Mas, dentre eles, vale compra online de qualquer coisa: livro, CD, software, hardware, tênis, acesso à Rede, roupa, passagem aérea, serviços, ou seja, vale tudo. Caso você tenha hábito de surfar na Web mas nunca comprou nada online, escreva na primeira linha da mensagem simplesmente a palavra NUNCA e na segunda linha a mesma coisa: NUNCA. Na terceira linha, escreva seu sexo (F ou M), sua idade, estado civil, cidade e estado onde reside, tudo separado por barras. Ex.: M/39/SOLTEIRO/RIO DE JANEIRO/RJ. O programa só processará a linha de subject/assunto e as três primeiras linhas do corpo da mensagem. Da quarta linha em diante é espaço livre, sua mensagem será lida por um ser humano muito simpático e, acima de tudo, modesto: eu. Nesse espaço você poderá fazer comentários, considerações e contar histórias de sucesso ou de terror sobre suas experiências com e-commerce no Brasil. Mas por favor, não espere resposta ok?

A data limite para recebimento das mensagens para a pesquisa é domingo, dia 09 de abril. Mas não deixe para a última hora, participe já. Se deixar para depois você acaba esquecendo e nós perdemos a chance de contar com a sua colaboração. Mensagens posteriores à data limite não serão nem lidas. Não vou divulgar seus dados, suas respostas, nem seus comentários, em hipótese alguma. Os critérios para escolher o melhor e o pior site são estritamente pessoais seus. Você pode levar em conta a qualidade do atendimento, respeito aos prazos de entrega, melhor preço, o visual do site, a facilidade de navegar nele, agilidade na entrega, bom atendimento de reclamações e devoluções, serviço e modalidades de cobrança, qualidade do frete, segurança, variedade de estoque, ou simplesmente o seu subjetivo gostar ou não gostar do site. Use o corpo da mensagem da quarta linha em diante para, caso queira, explicar também quais critérios usou na sua escolha. Caso tenha usado a opção NUNCA, aproveite o espaço livre para dizer porque nunca comprou online. Você pode também escrever como seria o site de e-commerce brasileiro dos seus sonhos, quais serviços ele ofereceria, que cara teria e que novidades ele disponibilizaria.

Lembre-se, o subject/assunto da mensagem e as três primeiras linhas devem seguir rigorosamente o formato descrito nas instruções acima, pois serão lidas por um software bem burraldo e inflexível. Se você preferir manter anonimato, use o seguinte site de segurança máxima para enviar email anônimo para a pesquisa <https://www.anonymizer.com/3.0/services/remailer-simple.cgi?to=>. Se não precisar de segurança máxima, mas ainda quiser manter anonimato, use este outro endereço: <www.anonymizer.com/3.0/services/email.cgi>

[2001-02-18] Estes serviços do Anonymizer passaram a ser cobrados, sinto informar.
Opções: Dizum, GAcracker, Arickaree, NoiseBox, ExoNet e Nym.

Assim que terminar a tabulação das respostas será publicado aqui mesmo o resultado da pesquisa, que pretende apenas verificar se algum nome desponta como unanimidade de ótimo ou péssimo site, além de descobrir quanta gente navega na Web mas reluta em comprar online. Numa prévia que fiz junto à galera da Golden List, por incrível que pareça, alguns sites apareceram como o melhor para uns e o pior para outros. Em casos assim, na tabulação final, um voto como melhor anulará um voto como pior para o mesmo site. Procure também apontar suas escolhas apenas se você andou comprando pela Rede recentemente, nada de sites antigos ou que já mudaram de cara ou de dono várias vezes.

Apenas uma ressalva final: como se trata de uma pesquisa livre e bem simples, sem que haja maneiras de assegurar que cada participante votou apenas uma vez, o valor estatístico final do trabalho é questionável. Se quiser conhecer uma pesquisa arretada e completa sobre os sites brasileiros, você não tem outra alternativa: <www.ibest.com.br>.


[ Voltar ]