O GLOBO -
Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 456 - Escrito em: 2000-05-24 -
Publicado em: 2000-05-29
Uma chance imperdível
Rompa a barreira e vá logo aprender a programar
Quem já programou sabe que, depois que você aprende uma linguagem de programação, as outras vão ficando cada vez mais fáceis de pegar. Quem nunca programou e tem dificuldade com números acaba ficando atolado, pois acha que programar é coisa que envolve muita matemática. Nada disso. O que o cabra precisa ter é raciocínio lógico. E o melhor, esse tipo de raciocínio é algo que se pode aprender do zero e que vai melhorando com a prática.
A partir de hoje, o portal TI Master <www.timaster.com.br> começa a oferecer um curso gratuito online de introdução à Lógica de Programação. Em apenas 20 horas qualquer um pode aprender os conceitos básicos de programação e começar a exercitar o cérebro nessa deliciosa e nobre arte. Se você tem interesse pelo assunto, aqui está uma chance que não deve perder de jeito nenhum, pois é o primeiro passo que qualquer criatura pode dar no sentido de se tornar uma fera em sistemas.
Faltam bons cursos nessa área básica. Se você procurar pela Web vai encontrar aqui e ali muitos cursinhos online que na verdade não passam de tutoriais furrecas ou simples demonstrações. Mas este do TI Master é um curso mesmo prá valer, completinho, com professores, simulações e exercícios. A riqueza e a qualidade do material são de fazer cair o queixo.
É bem verdade que tem gente que nunca vai conseguir programar, simplesmente porque não leva jeito para a coisa, da mesma forma que algumas pessoas nunca conseguirão cantar direito porque são desafinadas. No entanto, sem dúvida, boa parte da galera vai poder tirar proveito dessa chance que o portal TI Master oferece de mão beijada. Não é aquela chatice de sempre, ou seja, não se trata de um curso longo nem enfadonho. Por ser online é bem mais intuitivo e interativo, com exercícios visuais e animações. Quem determina o ritmo do aprendizado é o próprio aluno, que conta também com as orientações personalizadas de um professor, leituras individuais, bate-papo e um fórum para todos os que se inscreverem. Esse contato humano, mesmo via email, com o mestre e com os outros alunos é extremamente proveitoso.
De quebra, ao terminar o curso com bom aproveitamento, você poderá receber um certificado impresso de conclusão conferido pelo Instituto de Formação Internet (Infnet), que é quem fornece ao TI Master o conteúdo do curso. Se pegar o gostinho pela coisa, pode prosseguir no caminho informático, metendo a cara nos outros cursos disponíveis no portal. Por enquanto são dez cursos, que oferecem conhecimentos necessários para que o aluno se torne um desenvolvedor Web completo.
O diretor do TI Master, Eduardo Ramos, é um veterano dos tempos dos BBS e sempre esteve à frente do seu tempo, com suas idéias avançadas que nos faziam viajar. Agora, com esta iniciativa de oferecer gratuitamente um curso fundamental como este de introdução à Lógica de Programação, ele pretende aquecer ainda mais o mercado em Tecnologia da Informação, permitindo que novos talentos possam se iniciar nesta senda. O objetivo dele é democratizar o acesso a este mercado, que vem pagando cada vez melhor aos profissionais especializados.
O TI Master é o primeiro portal na Internet voltado exclusivamente para o desenvolvimento de mão-de-obra em Tecnologia da Informação. Visite o site e conheça os principais serviços, que estão nas seções Campus e JobCenter. A primeira oferece cursos online de capacitação e certificação em tecnologias de ponta, em parceria com empresas como o Infnet, a Microsoft, a Oracle Education e a Macromedia. A segunda é um espaço dedicado a oportunidades de trabalho. Você encontra no site também a Revista TI. Não estou reclamando de nada não, mas há 21 anos, quando comecei nessa coisa de bits e bytes, minha vida teria sido bem mais fácil se tivesse tido ao meu dispor uma oportunidade gratuita como esta de dar meus primeiros passos digitais. Aproveite você agora.
Uma dica do nosso Marcelo Balbio, sempre ligadão em tudo, aliás, não sei como ele consegue. A Wired apontou as reações incrédulas dos feras em privacidade diante do anúncio da gigante DoubleClick de ter criado um comitê consultivo que imporia uma auto-censura às operações da empresa, no que tange ao cuidado com a privacidade dos usuários listados em seus monstruosos bancos de dados. Como já andamos noticiando eu e Piropo aqui no Caderninho, a DoubleClick efetuou uma fusão de sua vasta coleção de dados com os arquivos da Abacus Direct. Ou seja, um somatório de dados de visitas a sites com informações específicas de cada consumidor. O acervo dos dois juntos não é nada mau: dados históricos coletados durante cinco anos, abrangendo "apenas" 88 milhões de usuários domésticos.
A imagem da DoubleClick ficou bem arranhada e seu CEO, Kevin O'Connor, cansou-se de fazer declarações públicas desculpando-se e tentando remediar a situação. A lista de nomes que fazem parte do tal conselho consultivo é impressionante. Não lhe faltam grandes talentos. Mas não se deve esperar que a mera existência deste comitê venha a barrar novas ofensivas da DoubleClick contra a privacidade dos consumidores internautas. E não pense que cá no Brasil estamos fora dessa: a DoubleClick está bem mais pertinho de nós do que você imagina.
[ Voltar ]