O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 462 - Escrito em: 2000-07-04 - Publicado em: 2000-07-10


Surpresas no Pacífico Sul


Além do AltaVista, conheça outras ótimas ferramentas de busca na Web

Uma das grandes vantagens de escrever essa coluna C@T é sempre ter a oportunidade de aprender coisas novas para trazer para você. E, geralmente, quem me ensina mesmo é a leitora... ou o leitor. Depois de ter escrito na semana passada sobre a querida máquina de busca AltaVista, choveram cartas de gente agradecendo as dicas e de pessoas recomendando outras ferramentas similares. 

Dentre estas missivas, destaco primeiramente a do prezado Paulo Eduardo Neves <neves@email.com>, que gentilmente me refrescou a memória quanto ao excelente buscador Google <www.google.com>. Já andei usando o bicho mas, conservador que sou, ative-me ao velho AltaVista que oferece maior flexibilidade na hora de compor buscas mais complexas. No entanto, depois de experimentar novamente, devo dizer que, para o feijão-com-arroz, até agora o Google não negou fogo. E sua velocidade, de fato, impressiona. Basta simplesmente sair digitando palavras-chave no campo apropriado e terá boas surpresas. Se a página aparecer em inglês, clique em "Language Options" e, na tela seguinte, logo abaixo de "Display Google search tips, help pages, and messages in", selecione português. Depois marque a caixa "Any Language" e clique no botão "Save my preferences...". E pronto, terá o Google falando a nossa língua. Clique em "Dicas de Pesquisa" e conheça todos os macetes dessa ótima ferramenta que possui um índice com 1 bilhão e 60 milhões de itens. Para ir direto ao site em português, use <www.google.com/intl/pt/>.

O Paulo também rolou a barbada do excelente site chamado Search Engine Watch <www.searchenginewatch.com>, que faz um apanhado geral sobre as máquinas de busca existentes e oferece uma série de comparações e testes com as várias "search engines" da web. As análises baseiam-se em tráfego, tempo de resposta, tamanho do índice, popularidade, parcerias e tendências, muitas vezes apresentando bons gráficos e tabelas. As comparações incluem os sites yahoo.com, msn.com, excite.com, netscape.com, go.com, snap.com, askjeeves.com, altavista.com, lycos.com, google.com, northernlight.com, looksmart.com, webcrawler.com, hotbot.com, goto.com, dmoz.org e directhit.com. A página oferece ao visitante a oportunidade de assinar uma newsletter especializada em notícias sobre essas engenhocas. Se quiser fazer sua assinatura via email, mande uma mensagem para em branco para <join-search-engine-report-text@list4.internet.com>. Em tempo, se a leitora for fissurada em receber newsletters gratuitas, não deve deixar de visitar <http://e-newsletters.internet.com/> e ficar maluca com a variedade de ofertas. 

Um outro generoso mancebo de nome Carlos André Barbosa da Conceição <candre@cruiser.com.br> escreveu recomendando aquela fantástica ferramenta de busca que é o Copernic 2000 Pro, que cutuca várias search engines ao mesmo tempo e valida o resultado, excluindo links mortos e páginas em que as palavras-chave pesquisadas não existam mais. Este software é oferecido em três versões. A grátis é bem furreca, a Plus custa US$ 39,95 e a Pro sai por salgados US$ 79,95. A página oficial do site é <www.copernic.com>. 

Portanto, chega de máquinas de busca pois minha cabeça já está borbulhando de tanto site. Aliás, falando em borbulhas, se quiser visitar uma página muito interessante, com uma bela imagem de fundo, e com uma rotina que transforma seu cursor do mouse em um gerador de bolhas, vá até <http://fosi.hotpage.nu/>. Aprecie atentamente, cara leitora, as nuances e detalhes deste que é, sem dúvida, um site singular. A começar pelo domínio do país: Niue (.nu), uma ilhota no Pacífico Sul a leste de Tonga e cuja capital é a frenética metrópole de Alofi. O dono do site, um cidadão russo muito simpático do clã F.O.S.I., esbanja bom humor com o banner que ostenta no topo da página: "Powered by 220 Volts" <www.burningpeople.com/users/fosi/power220.jpg>. Pura "bullshit" -- diz ele. Comentários elogiosos? Enviar para <schmoodub@altavista.net>, em inglês ou russo, de preferência.


Há cerca de 50 anos, o veterano advogado Edison Francioni Coelho <edisonfc@rj.sol.com.br> vem escrevendo sobre temas diversos, procurando sempre um caminho novo, um modo diferente dos já estudados e aceitos. Ele reuniu seus escritos no site Banco de Idéias <http://membro.intermega.com.br/bancodeideias/>. Visitei a página e fiquei abismado com as formidáveis sacadas do Edison. Recomendo fortemente o site. Não tem frescuras, frames, nem animações. Mas é cheio de idéias altamente criativas e, se forem estudadas pelas autoridades, podem ajudar a resolver muitos dos problemas sociais que nos afligem atualmente. Ele aborda vários temas: Direito, Segurança, Trânsito, Defesa do Consumidor, Política, Economia, Administração e Futebol, entre outros. Exemplo: para evitar roubos em caixas-eletrônicos, o usuário poderia ter duas senhas que permitiriam o saque normalmente, sendo que uma delas dispararia um alarme numa central, sinalizando que estaria havendo um assalto. Se fosse implementada com os devidos cuidados, esta idéia poderia até vingar. O brabo é a leitora se lembrar da segunda senha, sob a mira dum trabuco. Ou então, perigo maior é a Polícia entrar em cena e... bem, deixa pra lá.


[ Voltar ]