O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 475 - Escrito em: 2000-11-29 - Publicado em: 2000-12-04


Presença na web via email


Ferramenta permite ser um webmaster sem ter acesso à web

Quem teve nos últimos tempos o infortúnio de precisar ligar para alguma empresa de tecnologia nos Estados Unidos para obter suporte, fazer alguma reclamação, ou conseguir informações quaisquer, certamente esbarrou num desagradável fenômeno dos tempos modernos americanos: ninguém mais atende telefone naquele país. Se você precisa se comunicar com um fornecedor nos EUA, é quase certo que vai cair em algum irritante menu de voice mail, aquelas gravações chatíssimas, dizendo "Tecle 1 para o setor isso, tecle 2 para o setor aquilo" e assim por diante. Hoje mesmo, para tratar do reparo de um agadê americano, um amigo nosso ligou para o titio e se viu obrigado a ir teclando numerozinhos, sendo levado por uma série quase infindável de sub-menus até que, por fim, foi informado de um outro número telefônico na Holanda, para onde ligou depois e, finalmente, conseguiu falar com um ser humano. É um contra-senso, nesses tempos de tanta tecnologia, ser tão difícil estabelecer contato com gente de verdade para resolver um pepino às vezes besta, que um curto papo resolveria.


Não digo nas grandes capitais do Brasil, mas lá pelo interiorzão ainda existe bastante gente com muita dificuldade de acesso à web, mas com alguma facilidade de acesso via email. Dentre esse pessoal sofrido, muitos gostariam de ter sua home page mas se vêem de mãos atadas. É bem fácil baixar páginas da web através de email, mas para manter seu próprio conjunto de páginas online simplesmente usando correio eletrônico, uma boa ferramenta grátis é o Website-By-Email. O serviço consiste de uma mailing list que funciona como um repositório público de experiências e informações no que tange à criação, desenvolvimento e manutenção de páginas na web usando única e exclusivamente mensagens de email. São cerca de 100 pessoas com pouco ou nenhum acesso à web, mas que mantêm suas páginas sem problemas. Qualquer um pode participar gratuitamente dessas discussões, fazer perguntas e pegar os macetes, tudo em inglês, é claro. Envie email em branco para <join-website-by-email@lists.spunge.org> e aguarde a resposta com instruções. Quem tem acesso à web ou sabe como baixar páginas da web via email, acesse o site <www.netnormal.com/users/websitebyemail>. Para ter a coleção completa e encadeada de mensagens da lista em 1999, acesse <http://home.freeuk.net/szs/wbe_arc.zip>

Para colocar sua home page no ar via email, o primeiro passo é se cadastrar no serviço, que também é conhecido como "internettrash". Para tal, envie mensagem para <posttrash@internettrash.com>, com subject/assunto "New User" (sem as aspas) e no corpo da mensagem escreva "password: zuzuzu" (sem aspas) substituindo "zuzuzu" por uma senha qualquer que você escolha e que, naturalmente, não venha a esquecer depois. O sistema responderá rapidamente com um longo email, que você deverá ler atentamente, e que trará uma tripa de números que será o seu "ticket number". Você, por sua vez, deverá responder a esta longa mensagem, tendo certeza que o tal ticket number conste no subject/assunto e que o corpo da resposta seja igual ao anterior: "password:" seguido da sua senha.

A próxima etapa é aguardar a resposta confirmando sua inclusão. Se algo der errado no processo de inscrição, é porque você possivelmente enviou email em formato HTML para o sistema. Mude a configuração do seu programa de email e envie as mensagens com formato texto puro (plain text). Se continuar nada dando certo, o negócio é apelar mesmo para a mailing list, postando uma pergunta para a comunidade, informando qual é o seu programa de mail e qual a versão dele.

Agora só lhe falta mandar as últimas informações de cadastramento e enviar seu primeiro arquivo HTML para que sua página vá para o ar. Experimente primeiro com um arquivo HTML bem simples, apenas para vê-lo online e vibrar de alegria. Supondo que seu nome seja Marieta, sua senha seja "biscoito" e seu email seja <marieta@globo.com>, envie nova mensagem para <posttrash@internettrash.com>, com um subject qualquer e com o corpo do email contendo apenas as seguintes três linhas: "password: biscoito", depois "alias: marieta" e em seguida "category: people.normal". Esta mensagem deverá ter um anexo que será justamente a home page do seu novo site, geralmente um arquivo de nome "index.htm" ou "index.html". Este arquivo deverá ser atachado em formato MIME, que costuma ser a configuração "de fábrica" da maioria dos programas de email. Assim que o sistema receber de você esta mensagem, sua página estará automaticamente no ar, podendo ser acessada por qualquer internauta no endereço <www.netnormal.com/users/marieta>. Fiz minha própria experiência, fingindo que não tenho acesso à web, e construí via email uma página bem simples, que ficou em <www.netnormal.com/users/teixeira>.


Na trilha da compulsão por gravar CDs, não perca o tutorial preparado pelo Aurélio sobre como gravar DVDs em CD usando "DivX;-)", mania que já afeta nove entre dez tarados pela arte de queimar discos em casa. O endereço é <http://hardcia.cjb.net>.


[ Voltar ]