O GLOBO -
Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 476 - Escrito em: 2000-12-05 -
Publicado em: 2000-12-11
Nosso adeus ao pai do ping
Morre o criador de um dos utilitários mais populares da internet
No dia 20 de novembro passado, Michael John Muuss, criador do programa PING, morreu aos 42 anos de idade, num engavetamento rodoviário quando voltava de um restaurante, perto de sua casa em Havre de Grace, Maryland, EUA. Trabalhava como cientista sênior no Laboratório de Pesquisas do Exército americano no campo de provas de Aberdeen <www.apg.army.mil>. Mike era especialista em modelagem geométrica, realidade virtual, redes e arquiteturas MIMD (Multiple Instruction-stream, Multiple Data-stream).
Foi numa noite quieta em 1983 que Mike escreveu o PING, utilitário simples, pequeno, rápido e grátis, que se tornou uma das ferramentas de diagnóstico mais usadas no mundo, permitindo ao usuário checar se um servidor está vivo e quanto tempo demora um pacote IP para chegar até ele. Para rodar PING a partir do Windows, entre no modo DOS e digite "ping" seguido do nome de um site qualquer.
Fissurado por eletrônica, aos 7 anos de idade Mike já construía rádios sozinho. Poucos anos depois, ao visitar o centro de informática do Goucher College, ficou amarradão em computadores e nunca mais escapou deles. Aprendeu a programar rapidamente e escreveu, ainda moleque, um programeto de jogo da velha. Em seguida, escreveu um software simulando o jogo Monopoly que era tão bom que acabou vencendo seu próprio autor.
O programa PING foi uma das menores realizações de Mike Muuss, mas acabou sendo a mais famosa delas. Em 1979, Mike se formou em Engenharia Elétrica apenas três anos depois de entrar no curso. No início dos anos 80, trabalhou nos fundamentos tecnológicos que permitiram à ARPANET se transformar na atual internet. Em 1990, Mike foi uma das testemunhas-chave do governo americano contra Robert Morris, cujo software "worm" quase chegou a derrubar a rede inteira.
Anos depois, passou a se dedicar a computação gráfica e animação. Criou um sofisticado programa chamado BRL-CAD, usado para aplicações militares de modelagem tridimensional. Este software acabou se tornando um dos mais importantes no Exército americano e já foi usado para modelar desde tanques de guerra até tumores cerebrais. Em 1999, Mike Muuss recebeu o Research and Development Achievement Award, o mais almejado prêmio civil do Exército para descobertas científicas.
Se quiser guardar um pedacinho de História, pegue uma das inúmeras mensagens de email do Mike, datada de 1982, ainda na ARPANET: <http://sunsite.doc.ic.ac.uk/public/rfc/tcp-ip-digest.v1n12.1>
Muitos já devem conhecer o Easter-Egg do Windows 98, mas para quem não foi apresentado ao dito cujo, aqui vai. Clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Configurações Regionais. Na aba "Configurações Regionais" aparece um mapa-múndi. Nesse ponto, ou você é muito fera em Geografia ou terá que pegar um Atlas geográfico para encontrar três cidades no mapa: (A) Cairo, no Egito; (B) Memphis, estado de Tennessee, EUA; e (C) Redmond, perto da cidade de Seattle, estado de Washington, EUA. Posicione o mouse sobre o ponto (A), pressione e mantenha apertada a tecla CTRL, clique o botão da esquerda do mouse e mantenha-o apertado, levando o mouse até o ponto (B). Continue com o dedo firme em cima da tecla CTRL. No ponto (B), solte o botão esquerdo do mouse e aperte-o novamente, arrastando apertado o mouse até o ponto (C). Chegando lá, solte o mouse e a tecla CTRL. A apresentação do Easter-Egg deverá começar a executar, abrindo uma janela chamada "Windows 98 Team". Não se desespere se não conseguir de primeira, é difícil mesmo. Há quem tente dezenas de vezes até funcionar. Os mais rápidos acertam lá pela quinta vez. Tenha paciência e tente várias vezes.
Em tempo, Cairo e Memphis foram codinomes internos da Microsoft para os produtos Windows NT e Windows 98, respectivamente. Redmond é a cidade onde fica a sede da empresa. A música que toca na apresentação fica em "\windows\application data\microsoft\welcome\welcom98.wav". As imagens do showzinho estão embutidas no arquivo "\windows\system\membg.dll", em formato JPG e GIF. Para visualizá-las individualmente, entre no seu browser e digite o endereço "res://membg.dll/bld1678.jpg", por exemplo. Os JPGs são: bld1678, bld27, brick, bus, c_bike, c_bird2, c_bird3, c_cafe, c_ftn1, c_ftn3, c_ftn4, c_lake1, c_lake2, c_place, c_recep, c_sport, cd, emp1, frame0, frame1, hammer2, kingdom, market, needle, piers, rtm1, sea-bld1, sea-bld3, train, water1, water2 e welcome. Os GIFs são: backgnd, logo, membg e credit.
Há quem não ligue para isso, mas para alguns é um tanto desconfortável descobrir que existem módulos inúteis, obscuros ou secretos dentro do sistema operacional. E se existe uma surpresinha inofensiva como esse Easter-Egg, imagine que outras coisas mais sérias poderiam existir. Os mais paranóicos desconfiam até de rotinas ocultas que ficariam enviando dados particulares seus e de seu computador para sabe-lá-quem, durante suas conexões à internet.
A "Semana de Informática do Senac Copacabana" estará promovendo palestras às 18h30 à Rua Pompeu Loureiro, 45, em Copacabana, tel: (21) 545-4849. No dia 12, amanhã, o tema será "Mercado de Trabalho". Na quarta, dia 13, a palestra será proferida por este colunista, juntamente com Frederico Novaes e Ricardo Rangel, versando sobre "O Desafio da Internet no Mundo do Trabalho e dos Negócios". Dia 14, o tema abordado será "Segurança em Rede - Linux e Windows". A taxa única para assistir às três palestras é de R$ 10,00.
[ Voltar ]