O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

EMOTICON PATENTEADO

Artigo: 484

Aquela carinha jururu que se põe nos emails agora tem dono

Publicado em:  2001-02-05
Escrito em:  2001-01-31

 

A rigor, desde o início de 2001 já não podemos mais expressar nossa tristeza num texto de email através do consagrado emoticon "frowny", aquela carinha carrancuda que se obtém digitando dois-pontos, hífen e abre-parêntese. A empresa Despair, Inc. <www.despair.com>, localizada em Dallas, no Texas, teve a cara-de-pau de cadastrar o emoticon tristonho como marca registrada sua. No dia 2 de janeiro, o USPTO (United States Patent and Trademark Office) concedeu o registro do frowny (pron. fráuni) à Despair, que conquistou o direito de usar o símbolo tão famoso em seu logotipo. O registro oficial consta em <http://tarr.uspto.gov/servlet/tarr?regser=serial&entry=75502288>

No site da Despair, a empresa declara que já andou vasculhando mensagens via email enviadas por todo tipo de gente e detectou um sem-número de utilizações indevidas do frowny. Asseguram que já entraram com processos judiciais separados contra mais de 7 milhões de infratores, mas basta uma rápida visita às páginas da firma para sacar logo que é tudo sátira. A empresa dedica-se à venda de posters e cartões de alta qualidade gráfica com uma temática compatível com o nome da firma que, traduzido, significa desespero. O COO (Chief Operations Officer) da Despair é o Dr. Edward Lawrence Kersten, PhD., obviamente um gozador nato cuja ridícula foto aparece nas páginas do site, todas impecavelmente bem escritas.

O camarada teve esta ótima idéia de faturar em cima da fraqueza e do derrotismo humanos. Os posters cheios de paródia chamam-se Demotivators (desmotivadores) e abordam, com excelentes fotos e design impecável, temas gerais como: expressões entrópicas, incapacidade de ter sucesso, insights idiotas, visões pessimistas e desagregadores de equipes. Estes, por sua vez, subdividem-se em: adversidade, agonia, amargura, apatia, culpa, derrota, desespero, desilusão, deslealdade, desorientação, desserviço, disfunção, erros, estupidez, falha, futilidade, idiotia, ignorância, incompetência (não deixe de ver a foto deste no site!), inépcia, insanidade, mediocridade, perdas, pessimismo, pretensão, problemas e procrastinação. Cada poster é recomendado para certo tipo de gente, nas mais variadas áreas de atuação: jornalistas de informática lunáticos, estudantes universitários desafeiçoados, sonhadores, azarados, os que têm mais ambição do que talento, esquiadores frustrados, surfistas ineptos, marceneiros desajeitados, etc.

Atenção especial ao apanhado histórico sobre injustiças ridículas em <www.despair.com/ridiculousinequity.html>. No site eles vendem também camisetas, bonés e uma caneca acrílica para café em cujo meio da parede aparece um traço horizontal com os dizeres "este vidro está metade vazio". Planejam lançar em breve um screen saver Demotivators. Pena que ainda ninguém tenha traduzido esta notável linha de produtos para o português.

Independente da grande sacada por trás da Despair, o que impressiona mesmo é como pode ter sido registrado o emoticon frowny. Segundo o próprio site, finalmente conseguiram superar aquela que era anteriormente considerada a patente mais imbecil de todos os tempos: um método para exercitar gatos usando um apontador a laser mirado contra o chão e as paredes, de modo que o felino fique enlouquecido tentando pegar o pontinho vermelho. Não acredita? Pois então vá até <www.delphion.com/details?&pn=US05443036__&s_all=1> e delicie-se com as meticulosas explicações de todo o processo patenteado. Pode ser besteirol, mas é muito bem feito.


Gostaria de visualizar a atividade solar? Entre em <www.lmsal.com/YPOP/sxt_movie.html> e informe seu email. Use o dataset "SXT X-Rays", que é o default. Informe depois "Start time" 00:00, "Date" 05 Jan 1992, "Stop time" 23:50 e "Date" 13 Nov 1992. Selecione "Movie Frame size" 100 x 100, defina output como "gif animation (loop forever)" e deixe o resto como está, clicando em MAKE MOVIE, lá em cima. Minutos depois receberá um email dum tal de Samuel informando que seu filminho está pronto. Bastará clicar no URL informado, que vai abrir uma página em que aparece um pedaço de filme. Clique no filme e aguarde o download do GIF animado pedido. No exemplo acima, o GIF é truncado para 100 frames e ocupa 1004 kB. Depois é só você ir explorando outros períodos de tempo e se maravilhar com as manchas, explosões e loops solares. As imagens são do satélite japonês Yohkoh que estuda o Sol com raios-X e raios gama e foi lançado em Kagoshima, Japão, em 31 de agosto de 1991.


Já podemos relaxar quanto ao uso do anglicismo "site" para designar o óbvio, com relação à internet. Visite o endereço da Academia Brasileira de Letras, mais especificamente o do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que contém os verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Relatório da Comissão Acadêmica, em <http://www.academia.org.br/vocabula.htm>. Digite "site" sem as aspas, clique em "Pesquisar" e deleite-se ao ler como resposta: "site (saite) s.m. ing.". Procure também pelas palavras deletar, hardware, joystick, software e web. Observe que também constam off-line, on-line e e-mail, mas todos eles ainda, infelizmente, grafados com hífen

[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind