|
O Livro Verde |
|
Artigo: | 493 |
Governo define rumos brasileiros da Sociedade da Informação |
Publicado em: | 2001-04-09 | |
Escrito em: | 2001-04-04 |
Em outubro de 2000 foi lançado o Livro Verde, uma obra contendo as propostas do programa nacional Sociedade da Informação, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O Centro de Educação em Informática do Senac Rio está oferecendo HOJE uma palestra gratuita sobre o Livro Verde, seguida de debate. Será às 19h00 no auditório da Rua Santa Luzia, 735, 7º andar, Centro. As inscrições são limitadas e é imprescindível reservar sua vaga ligando para (21) 517-9230 ou 220-8891. Só serão aceitas inscrições até as 16h00 de hoje.
A meta do programa Sociedade da Informação é coordenar o desenvolvimento e a utilização de serviços avançados de tecnologia e comunicação para dar um novo impulso à pesquisa e à educação, gerando maior competitividade para a nossa economia. Uma das principais ferramentas deste processo, como não poderia deixar de ser, é a nossa querida internet. No site <www.mct.gov.br/Temas/Socinfo/Default.htm> pode-se obter maiores informações sobre o programa.
Na mesa de debates do Senac Rio estarão presentes os seguintes palestrantes: Elizabeth Rondelli, coordenadora da Unirede; Frederico Novaes, gerente corporativo do Centro de Educação em Informática e colaborador do programa Sociedade da Informação; Rodrigo Baggio, diretor executivo do Comitê para democratização da Informática e Tadao Takahashi, um dos precursores da internet no Brasil e coordenador do programa Sociedade da Informação. É possível baixar o Livro Verde em formato PDF em <www.mct.gov.br/Temas/Socinfo/livroverde.htm>.
A Universidade Gama Filho <www.ugf.br> estará oferecendo a partir deste mes de abril o primeiro curso no país de Pós-Graduação Lato Sensu com Especialização em Cyberlaw, Direito e Internet. É um projeto pioneiro no Brasil direcionado a advogados, juízes, promotores, funcionários públicos que atuam na área e profissionais que trabalham diretamente com a grande rede. Constitui uma valiosa fonte de atualização num setor legal praticamente virgem no Brasil, mas que já começa a suscitar inúmeros problemas jurídicos. O Curso será ministrado nos campus Centro e Barra da UGF a partir do 17 de abril, sob a responsabilidade do Prof. Roberto Roland Junior <[email protected]>, e tendo como professores as maiores autoridades do Brasil na área. Visite a página em <http://faroljuridico.com.br/mbadireitoeinternet>. Maiores informações via email, pelos telefones (21) 532-0896 e 524-0848 ou pelo fax 524-4664.
Recebi da historiadora Lise Sedrez <[email protected]> a notícia de que uma grande empresa japonesa de tecnologia estaria lançando em seu novo PC um sistema operacional próprio, para competir com o Windows. Segundo o executivo-chefe da tal companhia, o novo sistema operacional não produziria as atuais mensagens obscuras e misteriosas do Windows e do DOS: "Pretendemos introduzir algo de mais alto nível, emprestando ao sistema uma abordagem japonesa onde, até agora, os sistemas operacionais refletiam a hegemonia cultural do Ocidente." O ponto chave é a substituição das mensagens impessoais e inúteis do Windows por outras embebidas da mais pura poesia japonesa haiku. Sobre haiku, sugiro acessar <www.nippobrasil.com.br/zashi/haicai.html> e <www.unicamp.br/~franchet/lista.htm>. Este novo estilo de mensagens levará o usuário a fazer uma pausa pensativa, apenas o suficiente para permitir que ele acalme seu espírito e afaste a idéia de esmurrar o monitor. Alguns exemplos:
Arquivo tão grande? Pode ser útil. Mas agora se foi.
Procura um web site. Não pode ser localizado. Inúmeros outros existem.
Caos reina. Pare, reflita e dê reboot. Ordem retornará.
Esforço abortado: feche tudo em que trabalhou. Você pede demais.
Ontem funcionou. Hoje não funciona. Windows é assim.
Primeiro neve, depois silêncio. A tela de milhares de dólares morre. Tão lindamente.
Com a procura vem a perda. A presença da ausência. 'vendas.doc' não encontrado.
Mantenha-se no caminho paciente. Pouco vale sua ira. A rede caiu.
Três coisas são certas. Morte, impostos e dados perdidos. Adivinhe qual ocorreu.
Você pisa no riacho. Mas a água se foi. Página não encontrada.
Sem memória. Queremos segurar o céu. Mas nunca o faremos.
Tendo sido apagado, o documento que você procura terá que ser redigitado.
Erro sério. Todos os atalhos desapareceram. Tela. Mente. Ambos em branco.
Windows NT travou. Tela azul da morte. Ninguém ouve seus gritos.
E, para a leitora que quiser saber mais sobre esta empresa japonesa, um haiku especial:
"Leitora acreditou. Moça boba. É brincadeira".
[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]
[ O
Globo | Informática Etc.
| coluna
mais recente | enviar email |
página
pessoal C@T | assinar
lista InfoEtc | assinar
GoldenList do C@T ]