O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

Música sem parar

Artigo: 495

Abençoado seja o pulso único da madrugada

Publicado em:  2001-04-23
Escrito em:  2001-04-19

 

Fui contaminado pela mesma febre da Cora -- baixar música da rede. Já queimei uma pilha de CD-Rs contendo montes de MP3 e parece que essa tara ainda vai demorar a passar. O Napster eu já limei do micro porque é tanto teretetê de copyright que já encheu a paciência. Estou usando o adorável AudioGalaxy que me foi indicado pela amiga Bianca Ladeira <bianca@hipermidia.net>. É só baixar o satélite em <www.audiogalaxy.com>, requisitar as preciosidades do vasto banco de dados deles e ser feliz. Como uso a vetusta linha discada, deixo o download para a madrugada, senão a conta telefônica explode. A propósito, a leitora sabe desse lance dos pulsos da Telemar, não sabe? Seguinte: nos horários normais, a cada quatro minutos de ligação é sobrado um pulso. De meia-noite às seis da matina, fique você ligada o quanto quiser, só lhe é cobrado um pulso. O mesmo se dá aos sábados entre duas da tarde e meia-noite e, nos domingos e feriados nacionais, isso vale para o dia inteiro. Assim, se você começar o download às 14h01 de sábado, pode continuar direto até as 5h59 da manhã de segunda-feira, pagando um pulsinho só. É claro, vai ter que pagar as horas do provedor, mas se tiver nele uma conta ilimitada então é festa.

Durante a semana, conecto-me à meia-noite, baixo o email e aciono o AudioGalaxy. Para não ter que acordar logo antes das seis para desligar a máquina, instalei uma prática ferramenta chamada Count Down Timer versão 1.5 <http://tucows.unisys.com.br/files5/CountDownTimer.exe>. Você estipula quanto tempo sua máquina ainda ficará rodando e depois disso ele desliga seu computador, o que obviamente termina a conexão. Enquanto você não registra este programa ele fica pentelhando com umas telas chatas de lembrete e uns sininhos detestáveis. Nossa obrigação é registrar o software, pagando a módica quantia pedida. Mas tendo já feito isso, enquanto o autor Eric Scalier não responde, desative a encheção de saco usando outro programinha que está em <http://202.103.95.140/newtrends/200011/df-cdt15.zip>. Em tempo, um dos mais famosos repositórios desses eliminadores de chateações é o Astalavista <http://astalavista.box.sk>. Experimente digitar "count down timer" sem as aspas no campo de busca e clicar em Search para ver o que surge.


Se a leitora vive a vida sem brincar, favor passar direto para o próximo assunto. Brincar é um hábito de criança que muitas vezes o sujeito carrega para o resto da vida. Um dos mais gostosos brinquedos que tenho visto ultimamente é o SAND (areia), de autoria do jovem Shii Ken-ichiro <shii@pascal.seg.kobe-u.ac.jp> da Universidade de Kobe, no Japão. Baixe-o em <http://pascal.seg.kobe-u.ac.jp/~shii/sand/download/SAND4E.ZIP>. Imagine uma caixa de areia em que os grãos vão caindo lá de cima e você começa a desenhar paredes (mouse esquerdo) e abrir buracos nessas paredes (mouse direito). Se o cara bobear e tiver tempo livre pode ficar horas se deleitando com esse mimoso programeto. Totalmente configurável e já na versão 4.2, é uma prova clara das portentosas obras de software que um programador japonês pode produzir nos momentos de ócio, ou quando a namorada viajou ou quando os restaurantes de sushi estão fechados.


Está circulando intensamente via email um aviso em português sobre um suposto vírus chamado SULFNBK.EXE, instruindo o incauto a eliminar este arquivo caso ele exista em sua máquina. Se você matar ou não este arquivo, pouca diferença vai fazer. Mas é bom que saiba que o aviso é alarme falso e o tal arquivo oficialmente faz parte do Windows 98. O nome significa "StartUp Long File Name BacKup". É um utilitário raramente usado para os casos em que, desinstalando o Windows 98, o sistema deixa de exibir os nomes longos de arquivos, mostrando apenas os velhos nomes 8.3 do DOS. Para maiores informações, consulte o estupendo Knowledge Base da Microsoft em <http://support.microsoft.com/search> e digite Q190418 no campo "my question is", clicando em "go" logo depois.

[Atualizado em 2002-02-05] Para maiores informações, consulte o estupendo (mas lento) Knowledge Base da Microsoft em <http://support.microsoft.com/search>, selecione "KB inglês", "Windows 98" e digite Q190418 no campo "Para obter soluções contendo...", clicando em "Search now" logo depois. Se preferir os links diretos, aqui estão: http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;Q301316 e http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;PT-BR;q190418


Acontece muito de a gente baixar uma peça de logiciário da rede e, quando abre a dita, aparece aquela irritante mensagem dizendo que temos apenas 30 dias para experimentar o software. Tudo bem, depois disso, o certo é enfiar a mão no bolso e comprar o danado. Mas e quando você precisa viajar no meio do prazo de experiência? Tem que baixar o programa novamente? O macete usado por alguns é atrasar a data interna do micro, rodar o programa e depois acertar de novo a data. Mas muitos esquecem do último passo e começam a mandar email com data de 6 meses atrás, por exemplo. Para evitar essa aporrinhação existe o software Date Crack que, para cada programa em experiência, atrasa a data do micro, restaurando-a depois da execução automaticamente. É sem dúvida uma mão na roda e está em <http://members.es.tripod.de/godzilua/Datecrack.zip>

[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind