O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

Pinça e muita coragem

Artigo: 504

A maldição dos cabelinhos nasais

Publicado em:  2001-06-25
Escrito em:  2001-06-20

 

Só quem tem sabe a chatice que é. Cabelo na venta é coisa muito feia, não acha leitora? Mas não tem jeito. Quando começa, não pára mais. Visite <www.nobodyhere.com/justme/nose.html> e saiba exatamente do que falo. Se não tiver o plug-in Flash 5 em sua máquina, pode ir providenciando em <www.macromedia.com>, ou apenas entre no site Nobodyhere que ele vai lhe avisar caso precise baixar o programa. Muita gente que visitou o site limitou-se à tela inicial da primeira animação e ficou atolada, sem saber o que pensar, nem para onde ir. Mas, tendo já se cansado de fazer o pobre homem da foto sofrer, ponha-se a explorar o resto do vasto espaço. Para tanto, clique no cabelinho espiralado do canto inferior esquerdo e continue sua viagem por esta genial criação do holandês Jogchem Niemandsverdriet. Parando o mouse em cima do referido pêlo, você verá sua linha de status do browser mudando ininterruptamente. É como um sorteio que indicará sua próxima página quando clicar. Se em alguma das telas encontrar o pronome "I" (eu), terá achado a porta para ir à página principal, a Power Station page, onde verá o Jogchem sentado digitando coisas. Um mouse-over em cima do micro do cidadão abre a possibilidade de uma lista alfabética dos temas que, por sua vez, vão brotando da cabeça do sujeito como pequenas formas-pensamento.

Visite o livro de visitantes em "Public" e deixe sua marca. Uma das visitantes <boogiemaster78@aol.com> declarou que parece que alguém pegou seu cérebro e transformou num website. A similaridade do processo mental assustou este usuário e pode fazer o mesmo com você.

Muita atenção à sala "spider", onde você pode romper a teia com um click. É preciso rapidez. E não se iluda, pois o homem-aranha sempre se safa. No módulo "shell", brinque com a concha e veja renascer sua esperança em si mesma. No setor "superman", derrube o herói em seu vôo. Na área "bear" (urso), você pode dar vazão a todo seu sadismo. Tirando o cursor de dentro da moldura e retornando a ela, muda o seu instrumento para infligir sofrimento ao pobre bichinho de pelúcia. Brinque com um castelo de cartas em "card". Para lições inacreditáveis de otimismo e resistência a incômodos oculares, visite "eye". Mas não exagere no uso de "lamp", por motivo de apagão, é claro. Em "heart" descubra qual é a melhor precaução para não sofrer de amor. E em "light", talvez seja o seu eleito lhe procurando, leitora.

O trabalho de Jogchem no Nobodythere começou em outubro de 1998 em idioma holandês. Só em fevereiro de 2001 começou a traduzir o material para inglês e está indo muito bem, produzindo um setor por semana.

E se a leitora quiser dar outras escapadas do domínio cultural americano na internet, pule o Atlântico e vá procurar novas muambas na Europa. Han, um dos colegas do Jogchem, criou o <www.hoogerbrugge.com> que começou com GIFs animados em 1996 e agora também adotou Flash direto. A cada duas semanas Han produz uma nova animação de sua série Neurotica. O site abre com seu mais recente trabalho, o de número 94 (Parade = desfile), em que você desintegra os cavalos com um simples mouse-over. Os cavaleiros se safam com bela acrobacia e novos eqüinos surgem. Clique em Archive para ver a lista completa de animações. Na de número 93 (Crowd Control = controle de multidões), você descobre que o autor não se importa em fazer parte de um clube que o aceite como sócio. Novamente com a tônica de "destrua-ressuscite", um mouse-over faz o serviço sujo. O difícil é fazer reviver toda a multidão de sujeitos em posição de prece. A número 92 (Levitation) novamente diverte porque nos oferece uma sensação de controle total, um clima de brincadeira drástica mas indolor, em suma, nos dá poder. E, se você ainda não passou no Dorgival para comprar por R$ 2,00 seu corrimboque cheio de rapé, a animação 91 vai lhe satisfazer por enquanto. Em tempo, Dorgival é o dono da Mercearia do Norte, em São Cristóvão. Maiores detalhes <catalisando.com/goldenlist> no link 12.

[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind