O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

O Office que se cuide

Artigo: 505

Órgão do governo americano adota suíte grátis da Sun

Publicado em:  2001-07-02
Escrito em:  2001-06-27

 

A Sun Microsystems anunciou que a Agência de Sistemas de Informação de Defesa dos EUA (DISA) adotou o StarOffice 5.2 <www.sun.com/staroffice> como ferramenta de produtividade padrão, adquirindo 25 mil unidades do programa. O software anteriormente usado pela agência era o Anyware Office <www.vistasource.com/products/anyware/office>, até bem bonzinho, mas fechado. O que encantou o pessoal da DISA foi o fato do StarOffice ser um software aberto pois, uma vez que eles lidam com informações extremamente delicadas, julgaram inseguro manipulá-las com um programa caixa-preta. O StarOffice será instalado em 10 mil estações UNIX em 600 organizações ligadas à DISA espalhadas pelo mundo. A agência já vinha experimentando esta suíte da Sun em seu Sistema de Controle e Comando Global <http://gccs.disa.mil/gccs/>, cuja função é coordenar os esforços militares coligados dos EUA, empregando o topo de linha em tecnologia comercial de hardware, software e comunicações. Além do baixo custo, outra vantagem do StarOffice apontada pela equipe que o escolheu no DISA foi sua característica multiplataforma, posto que o bichão roda em Linux, Solaris e Windows.

Tem muita gente adotando o StarOffice com ótimos resultados, em substituição ao oneroso Microsoft Office. Empresas que usam cópias piratas da suíte da Microsoft são as mais propensas a mudar, visto que o StarOffice é grátis e oferece alta compatibilidade com os formatos de arquivos do Office, quais sejam DOC, XLS e PPT.


A agradável surpresa da semana ficou por conta do Sodaplay <http://sodaplay.com>. Esbarrei nele por pura sorte, pulando entre links numa surfada despretensiosa. Há cerca de três anos, a empresa Soda Creative Technologies <www.soda.co.uk> juntou um professor e uma penca de alunos de mestrado e bolou uma aplicação Java que é uma verdadeira tentação para nos fazer gastar tempo online e matar trabalho. Foi assim que foi criado o Sodaplay: por mera diversão e como pesquisa para obtenção do grau PhD pelo genial Ed Burton. Trata-se de um ambiente em que o usuário pode brincar com seres virtuais mecânicos que parecem ter vida própria. Além disso, o internauta pode também bolar suas próprias criaturas, o que já é um passo bem mais avançado e que exige estudo, tentativas e erros, muitos erros. Prepare-se para travar contato com massas, molas e músculos para montar sua primeira estrutura semovente.

Logo ao entrar no site, clique em "Soda Constructor". Se quiser efeitos sonoros (recomendo) selecione lá em cima "activate sodasound". Em seguida mire em "click here to play", que vai fazer abrir uma nova janela que demora a carregar. Em alguns segundos você terá diante de si o "daintywalker", um estranho inseto geométrico composto de 10 pontos representando massas e outras tantas linhas representando molas e hastes. O visual é bem tecno, bem como o som sintetizado. Daí por diante, vá seguindo o seu inglês e, depois que quebrar bem a cabeça, crie sua própria estrutura viva. Caso seja ela aceita no Sodazoo, não deixe de mandar um email para cá.

[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind