O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

Velho mundo em alerta

Artigo: 506

Europeus também estão querendo tascar a liberdade do cidadão

Publicado em:  2001-07-09
Escrito em:  2001-07-03

 

Statewatch é um grupo fundado em 1991 constituído de voluntários, com o objetivo de formar uma consciência coletiva com respeito a liberdade e abertura, sob as óticas civil e governamental. Eles tiveram acesso a documentos sigilosos que vazaram do Conselho da União Européia, recomendando que sejam retidos "todas os telefonemas, chamadas de celulares, faxes, emails, conteúdos de websites e usos de internet feitos em qualquer lugar, por qualquer pessoa". Tais dados seriam arquivados, organizados e mantidos disponíveis durante sete anos. Ainda segundo a Statewatch, as agências de inteligência alegam ser imprescindível ter acesso a informações sobre cidadãos, incluindo email, identidade de equipamentos, user-id's e senhas. Pretendem também arquivar nome completo, endereço residencial e detalhes de cartões de crédito. A análise completa desta assustadora iniciativa está em <www.statewatch.org/news/2001/jun/07retention.htm>.


Tem muito interneteiro decepcionado mudando de provedor, com a chateação de ter que avisar todo mundo sobre a mudança do email. Para evitar essa trabalheira, recomenda-se um redirecionador de mensagens. Um dos melhores que temos aqui na terrinha é o Mailredir <www.mailredir.com.br>. Bom, barato e cheio de serviços especiais: três emails, redirecionamento redundante opcional, antivírus, anti-spam, bloqueio de remetentes chatos, auto-resposta e log de redirecionamentos. Mensalmente o usuário paga o preço dum lanche por um serviço limpo, eficiente e todinho em português.


HushMail, o poderoso webmail criptografado/anônimo, está em fase de transição para sua versão 2.0. Durante o mês de julho a leitora pode contar com atrasos e mesmo quedas do sistema que gerencia o site <www.hushmail.com>. Mas as mudanças vão valer a pena, pois uma interface totalmente remodelada estará sendo oferecida aos usuários. Em função da afluência gigantesca de novos cadastrados, o sistema estará reduzindo de 5 MB para 2MB o espaço grátis oferecido. Até o dia 20, se você tiver mail guardado lá, limpe até o novo limite, senão vai perder mensagens.


A essa altura certamente o mestre Tom Leão já deu o seu recado sobre o lançamento do filme "Lara Croft: Tomb Raider" <www.tombraidermovie.com>. Não espere enredo profundo, nem saia procurando erros, pois tem um monte. Mas se quer diversão e ação o tempo todo, vá ver o filme. As cenas que supostamente se passam na Sibéria foram rodadas às margens dum lindo lago no sudeste da Islândia chamado "Jökulsárlón á Breidamerkursandi", onde tem um aconchegante bar em que servem hákarl (tubarão podre congelado) regado a Brennevin (licor islandês feito a partir de alcaravia). Outra parte do filme se passa nas ruínas de Angkor Wat, no Cambodja. Atenção especial ao Bryce (Noah Taylor), guru high-tech da Laura, e delire com seu trailler super-plugado e com o invejável set de máquinas de alta performance que ele pilota.

[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind