O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

Luxos da banda larga

Artigo: 508

Alguns folguedos só aproveita mesmo quem tem internet rápida

Publicado em:  2001-07-23
Escrito em:  2001-07-19

 

Se a moda é baixar gigas e gigas de música MP3 usando as inúmeras ferramentas tipo-Napster que temos por aí, deixe que lhe diga, leitora, sobre algo nada musical mas que poderá lhe divertir bastante. Para início de conversa, aquela ressalva meio chata de sempre: tem que saber um pouco de inglês, não lido, mas ouvido. Pois bem, os servidores WinMX, OpenNap, Morpheus e seus congêneres estão repletos de peças memoráveis: trotes telefônicos. Para encontrá-los, a chave de pesquisa é "prank call". Haja paciência para sair baixando tudo que aparecer, mas com uma bandinha larga, tudo fica mais fácil.

Existem famílias de trotes nos servidores: arnolds, pacinos, orientais, bêbados, gagos, locutores de rádio, mulheres de programa e outros. Os dois primeiros são feitos usando trechos de falas de Arnold Schwarzenegger e de Al Pacino em suas películas. O filme usado para clipar as falas do Arnold costuma ser o "Kindergarten Cop" <http://us.imdb.com/Details?0099938>. Os do Pacino, quem os descobrir por favor escreva para cá. Os impiedosos aplicadores dos trotes picotam trechos bem agressivos falados por estas vozes consagradas e programam o teclado para disparar a reprodução da fala apropriada nos momentos exatos do diálogo, tudo de improviso mas geralmente muito bem feito. Assim, a vítima pensa que está falando com alguém de verdade, só que o interlocutor é excessiva e desnecessariamente hostil, violento e, na maioria das vezes, insano e impertinente. As reações dos gaiatos do outro são simplesmente de matar de rir e a agilidade de alguns troteadores é admirável. As frases do Arnold, em especial, já se tornaram cult entre os colecionadores. Tanto que, quando dois adeptos dos pranks se encontram dentro dos chats e das listagens do "browse" do WinMX, começam o papo cumprimentando-se com as cretinices mais usuais das falas do Schwarza.

Bem, descrever a coisa não adianta. Você tem que ir lá, baixar e ouvir por si mesma. Os trotes em MP3 variam entre 1,5 a 4 MB, sendo que os de bêbados são mais longos, chegando aos 8 MB. Dentre os orientais, atenção ao "Ben Chi", em que o trotador imita direitinho o jeitão daqueles dubladores americanos de filmes de Kung Fu. E se você ainda não se equipou para entrar nesses servidores e sair baixando MP3 parrudos, aqui está uma cortesia do Caderninho: convertemos alguns arquivos para formato RealAudio e, se você quiser sentir o gostinho, visite <www.yahoogroups.com/files/infoetc/prank%20calls>.

Você vai precisar do RealPlayer Basic (grátis), mas não necessariamente da última versão. Acesse a página <http://proforma.real.com/real/player/blackjack.html>, informe seu prenome, seu nome de família e seu email. Em (1) "Select Desired Player Version", pode escolher o RealPlayer G2 (a versão para W98 ocupa 3.1 MB). Em (2) informe o sistema operacional de sua máquina, em (3) o tipo do seu processador e em (4) sua velocidade de conexão. Desligue o item (5), a menos que queira ficar recebendo comunicados via email. Clique em "Go to download and instructions page" e escolha a cidade mais perto de você.


E, já que tocamos no assunto banda larga, quem já usa está adorando. Incluo-me nessa. Levantei a lista de fornecedores aqui no Rio e decidi experimentar primeiro o Velox <www.veloxzone.com.br>. Como provedor, enquanto o Inside <www.iis.com.br>, meu preferido, não entra para a lista dos associados à Telemar, tive que apelar para uma dentre as opções Bridge, iG, Internett, RJnet e Terra. Optei por esse último, o Terra Plus <www.terra.com.br/terraplus> e não tenho reclamações. É verdade que o Velox andou dando umas paradas irritantes, mas nada de matar. Se antes eu pagava R$ 190,00 por mês de conta telefônica, com meu modem de 56 kbps e acessando depois da meia-noite para economizar pulsos, agora pago R$ 147,00 (Velox 79,00 + Terra Plus 68,00) e fico online 24 horas por dia a 256 kbps. Existe uma mailing list em português congregando usuários Velox do Rio de Janeiro: <velox-rio-subscribe@yahoogroups.com>. Se você usa o Velox (que não tem acento agudo no "e", mas que se pronuncia como se o tivesse), pode se beneficiar assinando a lista.

Só quando você já usa banda larga em casa é que sabe o quanto sofria no tempo do modem e achava que era feliz. Ah sim, ia esquecendo. Já que sua máquina vai ficar quase o tempo todo ligada e conectada, convém baixar o firewall pessoal ZoneAlarm 2.6 para dificultar um pouco eventuais invasões malignas por parte de hackers, digo, script-kiddies. O endereço é <www.zonelabs.com/zap_download_trial_10.htm>

[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind