|
ZONEALARM PASSO A PASSO |
|
Artigo: | 513 |
Para quem odeia inglês, aqui vai a receita |
Publicado em: | 2001-08-27 | |
Escrito em: | 2001-08-22 |
Choveu email de leitora enrolada com o ZoneAlarm 2.6, uma firewall pessoal que serve para todos, mas que é essencial para a turma da banda larga. Melhor chamar uma amiga que saiba inglês e instalar junto com ela, dicionário do lado, lendo todas as instruções. Se lerem tudo, não tem como ficar em dúvida, a documentação é exemplar. Mas dessa vez tem refresco. Vamos instalar juntos a versão grátis, não a Pro. Acesse <www.zonelabs.com/products/za/freedownload2.html>. Abre-se uma tela com 4 colunas. Na segunda delas (ZoneAlarm) clique no botão amarelo Download. Vai abrir a página do site download.com. Clique em "Download Now", à direita na tela. O download deve começar automaticamente, mas caso isso não aconteça, clique em "click here".
O arquivo baixado é zonealm26.exe, de 2834 kB. Depois que terminar o download, desconecte-se e acione tal executável. O instalador vai abrir uma janelinha informando um nome de diretório avisando que vai se pré-configurar. Pode confiar e clique em Next.
Na próxima tela, informe nome, empresa e email. Clique em Next. Leia o "License Agreement" se tiver paciência e clique em Accept. Vai se abrir uma janela "Installing", em que serão copiados os arquivos. Aguarde a cópia. Abre-se depois uma janela "User survey" com quatro campos selecionáveis: (1) escolha Modem/Dialup ou, se usar Velox, escolha ADSL; (2) Personal Use; (3) 1-10; (4) fica cinzento, não dá para selecionar nada aqui. Clique em Finish.
Ele pergunta "Do you want to start ZoneAlarm now?". Clique Yes. Começa a configuração propriamente dita, em que se abre a tela: "ZoneAlarm: Getting Started". São sete passos informativos, sendo o primeiro "Step 1 of 7". São telinhas até bastante úteis, mas que logo apavoram a leitora que é fraca de inglês. Sua amiga será de grande ajuda aqui. O ZA é uma chatice assim que se o instala, pois fica enchendo a paciência com advertências, mas isto é para sua segurança. À medida que você vai afinando o bicho, ele se aquieta e tudo bem. Clique Next.
No "Step 2 of 7", ele mostra à esquerda a janela amarela de advertência de tráfego SAINDO de sua máquina. Quando isso acontecer você pode autorizar (Yes) ou não (No) que estes dados saiam do seu computador. Se você marcar a caixa "Remember the answer each time...", então o ZA irá memorizar sua próxima resposta (Yes/No) e vai usá-la na próxima vez em que este mesmo programa tentar mandar dados para fora. Está vendo? Ele vai se aquietando. Clique Next.
Estamos no "Step 3 of 7". Ele apresenta o painel "Programs", que é onde são armazenados os alertas para cada programa que permitiremos furar a firewall. Um "V" indica acesso liberado, um "X" acesso negado e um "?" indica que o ZA vai lhe perguntar o que fazer. Clique Next.
Agora é o "Step 4 of 7", em que o ZA explica que seu forte é bloquear todas as portas, liberando à medida que você autorizar. E o sujeito da foto, é bom que se diga, não é o sargento Garcia, do Zorro. Clique Next.
No "Step 5 of 7" ele apresenta a janela de advertência de tráfego que ENTRA na sua máquina. Explica sobre o link "More Info", com que se pode descobrir mil coisas sobre o endereço IP que originou este tráfego suspeito, que pode ou não ser um ataque real à sua máquina. Quando, no futuro, clicar em "More Info", prepare-se para ler léguas de texto, amiga a postos. Mas vale a pena. Clique agora em Next.
O "Stop 6 of 7" fala sobre as duas zonas: a "Local" e a "Internet". Interessa-nos a segunda, pois a primeira se refere a redes locais, que assumirei não ser o caso da querida leitora. Vamos clicar em Next.
Finalmente, "Step 7 of 7". Cansativo, não? Aqui ele explica que você poderá sempre ler todas as explicações usando o Help do ZA. E realmente, é de tirar o chapéu, é um help e tanto. Clique em Finish.
Surgem duas janelas, uma amarela e outra cinza por cima. Na cinza, clique na caixinha "Don't show..." e depois em OK. Quanto à amarela que sobrou, minimize-a. Se a leitora não sabe minimizar uma janela Windows, então nem conte para o Piropo, senão ele vai ficar muito decepcionado com você, e com toda razão.
Agora conecte-se novamente à internet. Se você usa o discador iG, por exemplo, vai surgir de cara um aviso cor de laranja "New Program". Clique na caixa "Remember..." e depois em Yes. E vá em frente, chamando todos os programas que você imagine que usam a internet: email, browser, icq, ftp, atualização de antivírus, etc. Alguns exemplos: msimn.exe, agsatellite.exe, AOL instant messenger, enternet.exe (Velox), ICQ application, Internet Explorer, Norton Antivirus LiveUpdate, Outlook Express, Windows Media Player, wmplayer.exe e por aí vai. Para cada um que lhe parecer aceitável franquear acesso à rede, repita o esquema: Clique na caixa "Remember..." e depois em Yes. Na dúvida, clique No.
Se mais adiante lhe abrir um aviso do ZA numa janela vermelha dizendo "Protected", pode ser uma invasão. Se quiser não ser mais incomodada com avisos assim, marque a caixinha "Don't show this dialog again" e depois OK. Assim, todos esses eventos continuarão sendo silenciosamente guardados num log chamado "C:\windows\internet logs\ZAlog.txt". Ainda nessa janela "Protected", clique em "More Info" se quiser ler aquele tratado que já mencionei. É instrutivo para conhecer quem lhe ataca.
Para desligar mesmo a firewall, clique o botão da direita no ícone ZA que fica lá pelo canto inferior direito de sua tela (na System Tray) e selecione "ShutDown ZoneAlarm". Saiba que, se fizer isso, sua máquina ficará aberta. Agora vá correndo procurar sua amiga angloparlante e repasse tudo isso junto com ela, com toda calma.
[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]
[ O
Globo | Informática Etc.
| coluna
mais recente | enviar email |
página
pessoal C@T | assinar
lista InfoEtc | assinar
GoldenList do C@T ]