O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

Agüenta coração!

Artigo: 514

Mulheres do Cruz fazem sucesso e vem site oficial por aí

Publicado em:  2001-09-03
Escrito em:  2001-08-30

 

O leitor Pedro Lozada <pedrolozada@uol.com.br>, no dia 17 de agosto passado, trouxe-me uma ótima notícia. Ele vinha colecionando há meses as magistrais ilustrações do Cruz aqui para a coluna e chegou à acertada conclusão de que as mulheres desenhadas pelo gaúcho mago das linhas são um patrimônio da Humanidade. Tomou então a louvável decisão de abrir no Yahoo! um clube gratuito aberto a todos, em que mostra ao mundo 37 musas do Cruz, dispostas em quatro álbuns digitais. Uma coisa que motivou Pedro foi a solidariedade com os internautas de todo planeta que residem fora do Rio e não são assinantes de O Globo, pois estes pobres infelizes não têm o prazer de acordar toda segunda-feira e ir correndo para o jornal, para saber onde estará o rabo do gato safado. O endereço do clube é <http://clubs.yahoo.com/clubs/sexybraziliancomicbabes>. Pedro explica o nome da comunidade, argumentando que é propositalmente chamativo de modo a atrair a atenção das aranhas de busca que saem varrendo os sites à procura de palavras-chave. Os textos do clube estão escritos em inglês visando difundir a obra cruciana pelos quatro cantos do orbe terrestre. É inegável o sucesso da iniciativa, pois o clube, que foi fundado no dia 16 do mês passado, já conta com 302 membros cadastrados, 3105 pageviews, média de 200 visitas por dia e mais de 20 novos usuários se registrando diariamente.

Pedro Lozada faz questão de deixar claro que o clube foi feito como uma homenagem sincera ao esplêndido trabalho do mestre Cruz, cujos talentos extrapolam o desenho e invadem a música, pois poucos sabem que além do traço também é fera no violão. Pedro declara que o site é 100% sem fins lucrativos e está à inteira disposição do artista. Cruz, por sua vez, demonstrou grande simpatia pela gentil exaltação ao seu trabalho e aproveita a oportunidade para anunciar que já está virando noite no seu Macintosh de estimação, em plena preparação de seu site oficial, que em nada obnubilará os esforços do Pedro, mas que oferecerá a coleção completa das deliciosas ilustrações do gato e suas boazudas, scaneadas diretamente dos originais e com meticuloso tratamento de cores, cuidado típico deste artista que é quase obsessivamente atento aos detalhes. À medida que forem sendo liberadas as imagens na página oficial do Cruz, elas irão aos poucos sendo linkadas também no acervo histórico da coluna C@T em <http://catalisando.com>, através de thumbnails clicáveis.

Pedro e muitos leitores e leitoras vêm expressando desagrado diante do fato de que às segundas-feiras as ilustrações do Cruz não são publicadas na versão web desta coluna no Globo Online. Já estamos planejando atender também a esta justificada reclamação. De resto, Pedro parabeniza de público o nosso Cruz, dizendo "Quem te viu, quem te vê...", pois a mudança estilística do ilustrador é flagrante de uns tempos para cá, saindo do nojento e indo até o sublime. Para quem não se lembra, no final da década de 1980, Cruz desenhava quadrinhos geniais mas altamente escatológicos para a revista Mad, na seção CruzCredo, inteiramente idealizada e produzida por ele, em que os personagens principais eram duas baratas que atendiam pelos nomes de Ingo Ligosma e Ivo Mitta.


Quem quiser uma cobertura em tempo real dos assuntos tecnológicos mais quentes do planeta, é bom se acostumar a visitar várias vezes por dia o Globonews.com <www.globonews.com>, clicando em "Tecnologia". É paulada pura, graças à equipe superantenada da editora Fernanda Pellegrini e seus violentíssimos pilares: André Felipe Lima e Agnes Dantas. E para incrementar ainda mais o ritmo, desfrute da Parabólica, uma seção de notas iradas cobrindo todo o amplo escopo do mundo high-tech, no mínimo nove delas por dia, escritas sistematicamente por Cora Rónai, Nelson Vasconcelos e por este Teixeira, com participações freqüentes de Ernesto Paglia e de outros parabolistas que, juntos, cobrem o planeta todo. O email da editoria é <tech@corp.globo.com> e dicas quentes são sempre bem-vindas.

[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind