O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

Endereços permanentes

Artigo: 527

Nada é eterno na rede, mas ficar pulando de email e URL é um saco

Publicado em:  2001-12-03
Escrito em:  2001-11-29

 

A presença básica de um internauta na rede se dá através de seu email e do endereço de sua página na web. A coisa mais chata que tem é mudar de provedor internet e ter que avisar a todos os amigos, conhecidos e contatos que o seu email se alterou e que o endereço de sua homepage também já não é o mesmo. Conheço um sujeito que já pulou de provedor umas dez vezes. Ninguém agüenta mais atualizar o email do camarada. Alguns provedores mantêm por algum tempo um aviso informando o novo email do cliente, mas não são todos. A saída mais simples dessa encrenca é adotar um redirecionador gratuito de email e outro, também grátis, para sua homepage. Redirecionadores de email existem às centenas na rede, não dá para avaliar todos. O que recomendo é o Mail.com (antigo iname.com). [2001-12-14 IMPORTANTE: Poucos dias após a publicação desta coluna o Mail.com deixou de ser grátis. Sinto muito.] Suponha que seu email verdadeiro seja <jurema@ervilha.com.br>. Clique em "New Member Sign-Up". Escolha o que deve aparecer à esquerda e à direita do "@" no seu novo email. Vamos supor que você tenha escolhido <jurema@mail.com>. Quando tiver terminado seu cadastramento, na tela em que aparece "mymailaccount", clique à esquerda em "Options" e depois no título "Auto Forward Mail". Informe o endereço real de seu email no seu provedor, <jurema@ervilha.com.br>, clique na caixinha "Enable Auto Forward" e depois em "Update". Assim, se por algum motivo você um dia precisar ou quiser mudar de provedor, basta voltar ao site e alterar o redirecionamento. Seus amigos sempre continuarão em contato com você pelo endereço <jurema@mail.com>, independente de mudanças.

No caso da homepage, também há vários redirecionadores, dentre os quais sugiro o Rename.net. [2003-04-02 IMPORTANTE: Este serviço foi descontinuado, deixando milhares de internautas na mão, inclusive eu. Lastimável.] Entre no site e digite jurema na caixa "Search", clicando no Go em seguida. Dê um clique em "Click here to see our FREE options". Selecione uma das opções. Sugiro "stop.at/jurema". Clique em "Next". Informe o email que acabou de criar no Mail.com, ou seja, <jurema@mail.com>. Aguarde uns minutos e receberá uma senha (activation password) por email. Abra a mensagem, veja a senha e informe-a na tela do Rename.net. Use ALT-TAB para mudar de telas, mas disso você já sabia. Na página seguinte, preencha os dados pedidos, digitando em "Web Address" o endereço real de sua homepage no provedor, suponhamos <http://www.ervilha.com.br/~jurema>. Agora que seu redirecionamento está pronto, entre novamente na página do Rename.net e dê um login, informando seu email e a senha que lhe foi enviada. Clique em "User Details" à esquerda e altere sua password, pois a que lhe enviaram via email certamente é bem complicada e difícil de lembrar. Clique em Next e está tudo pronto. Você agora tem um email "eterno" <jurema@mail.com> e uma homepage também "eterna" <http://stop.at/jurema>, cada qual redirecionado para endereços absolutos em provedores reais. Informe apenas essas duas referências suas entre seus amigos. Pode mandar imprimir no cartão de visita, no bloco de nota fiscal, no outdoor, em qualquer lugar. Um dia, se houver qualquer mudança, basta redirecionar os endereços reais, sem mexer nos que divulgou. Não foi fácil? Em tempo, para quem ainda não tem sua homepage no ar e sempre sonhou com isso, o grande lance ainda é o Geocities. Vá lá e siga as instruções em bom português. É moleza, experimente. Links abaixo.


Tenho recebido uns 20 emails por dia revoltados com a descoberta de um mapa encontrado num livro de Geografia em que aparece a Amazônia como reserva internacional estrangeira. É tudo lorota. O mapa e o livro não existem, foram forjados. No dia 18 de novembro já saiu uma notinha no Globonews.com desmascarando a farsa. Aliás, se você não lê as Parabólicas do Globonews, então está perdendo um conteúdo quentíssimo que não vai encontrar em nenhum outro lugar. Tem nota nova entrando o tempo todo.


Os links de hoje estão todos em <http://catalisando.com/infoetc/20011203.htm>.

[ Voltar para o índice de artigos de 2001 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind