O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

Email e redirecionamento grátis

Artigo: 539

Uma opção para os órfãos do Yahoo! e do mail.com

Publicado em:  2002-04-15
Escrito em:  2002-04-06

 

Depois da recente febre em que antigos fornecedores de email e redirecionamento gratuitos se transformaram em serviços pagos, o pessoal ficou igual barata tonta à cata de uma solução de baixo custo ou, de preferência, de graça. Mas como substituir o Yahoo!, o mail.com, ou algum desses serviços que por tanto tempo nos foram tão úteis? Ninguém pode garantir que será eternamente grátis nem funcional a dica que recebi do amigo Christian Haagensen Gontijo, mas que vale a tentativa, decerto que vale. Trata-se do serviço MyRealBox, vulgo MRB, oferecido pela Novell a qualquer internauta que precise de email, redirecionamento e calendário grátis, para uso estritamente não-comercial. Não tem aquela chateação de anúncios e oferece regras para triagem de mensagens e filtragem antivírus. O espaço grátis para armazenamento de emails é de 10MB por usuário. A estimada leitora poderá usar quase qualquer programa de mail aderente aos padrões SMTP, IMAP, POP, LDAP, HTML, SSL ou TLS. Neste rol incluem-se, naturalmente, Microsoft Outlook, Outlook Express, Netscape Communicator, Eudora, Lotus Notes, PINE e, como não poderia faltar neste caso, Novell GroupWise.

Diante dessa maravilha, a pergunta imediata é: "Porque a Novell proporciona algo tão fabuloso assim de mão-beijada?". O interesse da empresa é usar o MRB como vitrine de um poderosíssimo produto comercial seu, o Novell Internet Messaging System (NIMS), uma ferramenta de mensagens baseada na arquitetura eDirectory que -- como diz o vulgo -- raspa, rala, lima e lixa. O MRB é freqüentemente usado como palco para testes do NIMS (v.3.0.3), o que por vezes ocasiona rápidas interrupções no serviço, geralmente de poucos minutos. Não dói. O MRB roda em três servidores baseados em NetWare 5.1 SP4 e já conta com mais de 120 mil usuários registrados, mesmo jamais tendo a Novell anunciado oficialmente o serviço.

Para criar sua conta grátis, logo à primeira página, clique em "Sign Up Now". A página seguinte é a dos juramentos, em que você declara que não vai usar mal seu email e que, caso quebre sua palavra, pagará US$ 10 para cada spam que enviar. Se a leitora jurar, então por favor, tome cuidadinho com sua senha no MRB, ok? Digite a letra "y" nos seis quadradinhos, que significam que você: não realizará atividades comerciais, não enviará spam, não usará o serviço para receber resposta de spam seu, nada de atividades fraudulentas nem ilegais (não são a mesma coisa?) e que pagará os tais US$ 10 naquela situação. Digite depois "I agree" (eu concordo) no campo seguinte.

Digite seu login escolhido em "Requested Username", usando letras, algarismos e underscore ("_"). Sem espaços. Digite seu nome por extenso em "Display Name". Informe seu email real duas vezes, para confirmação. Não vale informar outro email grátis, tipo yahoo ou hotmail. E preste bem atenção antes para ver se seu email real está funcionando mesmo. Teste-o primeiro. Ao final da página, para mostrar que sabe algo sobre você, o sistema informa o IP atual do usuário, bem como o email do administrador para quem será enviada uma reclamação formal, caso você não cumpra sua palavra no acordo. Desça mais e clique no Submit. Você receberá em poucos minutos um email de Dave Stevenson com assunto "Welcome to MyRealBox", em que será informada sua senha. Volte ao site e dê um login, já com a senha nova.

Haverá uma mensagem de boas-vindas em sua "Inbox". Clique em "Preferences", mude seu "Default Charset" para "ISO-8859-1", "Language" para "Português do Brasil PTB" (não é o partido político não, sossegue), "Purge" yes, "Sent Folder" disable e "Time Zone" para "(GMT-03:00) Brasília". Aproveite para mudar a senha, digitando em "Old Password" aquela maluca que lhe enviaram e em "New Password" e "Retype Password" a senha nova. Anote-a em local seguro para não se esquecer.

Em seguida, escolha o formato de data e de hora. Se quiser fazer redirecionamento automático de mensagens para seu endereço real, vá até a seção "Forwarding" e selecione "Enabled" yes, "Keep Copy" no, e em "Forward To" digite seu email real. Siga agora para a seção "Question and Answer" e em "New Question" digite uma pergunta secreta cuja resposta só você saiba. Em "New Answer" digite a resposta. Isso servirá para recuperar sua senha, caso algum dia você a perca, coisa quase impossível de acontecer, não é verdade leitora? Clique em qualquer ícone "Apply" à direita e suas alterações serão efetuadas. Daí por diante, estará tudo em bom português e você já poderá se virar sozinha. Parabéns pelo seu novo email grátis. Vamos torcer para que este dure bastante, e que a Novell continue patrocinando este ótimo serviço para todo o sempre. (Nóque, nóque, nóque na madeira.)


Gostaria de acessar seu webmail via POP3? Sim, usando seu Outlook Express ou seu Eudora? A dica é o software Web2Pop, escrito pelo francês Jean-Michel Aliu. Saiba tudo sobre este programa na seção Parabólica do Globonews.com. Acesse a coletânea atualizada em http://catalisando.com/parabolica e clique no texto "2002-04-03 b Webmail via POP3". Vejam abaixo a resposta dele ao email que enviei. Já sabem, quem quiser escrever para o Jean-Michel, por cortesia, pode usar o http://babelfish.altavista.com para traduzir o texto do português para o francês.

De: "Jean-Michel Aliu" <jmaliu@jmasoftware.com>
Para: "Carlos Alberto Teixeira" <cat@iis.com.br>
Assunto: Re: << Congrats! -- Web2Pop >>
Data: quarta-feira, 10 de abril de 2002 05:45
Hi,
Thank you. I had to translate to english to read it :)
-- Jean-Michel Aliu
  ----- Original Message ----- 
  From: Carlos Alberto Teixeira 
  To: root@jmasoftware.com 
  Sent: Tuesday, April 09, 2002 7:59 PM
  Subject: << Congrats! -- Web2Pop >>

  Dear Jean-Michel, greetings from Copacabana! Please take 
  a look at the article I wrote on your EXCELLENT Web2Pop software.
  Congratulations for this great implementation.
  My best energies!
  Au revoir,
  ____c.  a.  t.____
  http://catalisando.com 

Os links de hoje e mais alguns pequenos tesouros, como a dica do software Web2Pop, podem ser encontrados no endereço <http://catalisando.com/infoetc/20020415.htm>.

[ Voltar para o índice de 2002 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind