O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira - C@T

Regras anti-spam

Artigo: 545

Ou você relaxa ou usa essas dicas de batalha

Publicado em:  2002-07-08
Escrito em:  2002-07-04

 

Contra a maldição do spam, aquelas mensagens não solicitadas que entopem diariamente nossas caixas de email, há duas saídas. A primeira é deixar rolar e se acostumar a apagá-las às dezenas todo dia. A outra é entrar numa luta insana, a qual provavelmente nunca poderemos vencer. É bem verdade que existem softwares de filtragem de mensagens (MailWasher, Mailshell, SpamKiller, Spam Buster) e redirecionadores (Mailredir), além de regras internas para matar emails indesejados e artifícios para mascarar seu endereço verdadeiro, mas cada uma dessas ferramentas sempre deixa algum furo. As dicas que se pode dar contra spam geralmente pressupõem que você tenha um endereço email novinho, ainda não poluído, ou seja, um endereço que ainda não conste nos cadastros de spam. Se a leitora for veterana na rede, terá que abandonar seu email antigo e adotar um novo. Se for novata, melhor ainda, pois já começa do jeito certo.

No site Mailnull.com, que fornece uma engenhosa ferramenta grátis anti-spam, pode-se ter acesso às recomendações do webmaster Gray Watson, que aqui reproduzo, entre outras:

  1. Nunca acredite que enviar a um spammer uma mensagem com Subject/Assunto "REMOVER" (ou coisa que o valha) irá tirá-lo da lista dele. Pelo contrário, irá apenas validar seu email, provando que atrás dele tem gente lendo: você.

  2. Nunca responda com ações a uma oferta recebida através de email não solicitado. As pessoas fazem spam porque ele de algum modo funciona. Se todo mundo deletasse imediatamente todo o spam que recebesse, não seria produtivo mandar mais spam. Os spammers têm meios até de estimar quais mensagens produzem melhores resultados. Até mesmo clicar em um link numa mensagem de spam pode ajudá-los a refinar o cadastro de vítimas.

  3. Nunca publique seu email, nem na sua homepage, nem em currículo seu que esteja online e nem em uma página de contatos. Existem softwares spiders (aranhas) dedicados a vasculhar a web em busca de endereços de email de modo a incluí-los em listas de spam. Uma saída é usar formulários HTML em sua página de modo que os visitantes enviem mensagens para você. Outra saída é criar uma pequena imagem do seu endereço email usando algum programa simples como o Microsoft Paint e exibir esta imagem em sua página. A maioria das spiders é incapaz de fazer OCR (reconhecimento ótico de caracteres) e extrair o email de uma imagem. Ainda assim há o risco de algum colega copiar o seu email a partir da imagem e colocar um link na página dele apontando para o seu endereço. Nesse caso, só mesmo pedindo ao colega para não fazer isso.

  4. Não participe de discussões ou fóruns online em que o email dos freqüentadores seja exibido no site. Se encontrar uma lista que lhe interesse mas que não disfarce de alguma forma os emails, reclame logo com o responsável.

  5. Nunca digite seu email real num formulário web. Use um serviço disfarçador, como o próprio MailNull, informando um endereço temporário seu. Ideal é manter uma lista de emails temporários, cada um criado para atender a um site específico onde você tenha informado seus dados. Assim, é mais fácil identificar depois quem foi o gerador de uma nova leva de spams que venha a lhe atormentar.

  6. Evite usar links do tipo "Envie este documento para um amigo" ou "Envie esta notícia via email", encontrados em várias páginas pela rede. Digitar o endereço de um amigo pode significar entregar de bandeja o email dele para algum cadastro mal-intencionado de spam. Tem muito site cujo único propósito é coletar emails para vender depois.

  7. Sempre que enviar mensagens para um grupo, use o cabeçalho "Bcc" (blind carbon copy) ou "Cco" (cópia carbono oculta). Assim você não estará expondo os endereços de seus amigos.

  8. Quando for encaminhar (forward) uma mensagem, corte fora o email de quem a mandou originalmente para você. É claro que não precisa fazê-lo quando todos os envolvidos se conhecem ou são amigos.

  9. Configure seu programa de email de modo que seu endereço "From" ou "Reply-To" seja um email temporário do tipo MailNull.

  10. Visite os sites do Movimento Brasileiro de Combate ao Spam e da Liga Anti-Spam.

O spam veio mesmo para infernizar nossas vidas, disso não há dúvida. Se a leitora tem tempo para combatê-lo, ótimo: boa sorte. Mas aviso, é uma luta renhida. Aos que não tem tempo para brigar, o negócio é se acostumar e sair caprichando na tecla "Del". Dá muito menos trabalho e não lhe estressa.


PS: Olho no "Globonews.com/Tecnologia", pois deve ser publicada ainda hoje uma dica complementar anti-spam. (Clique aqui)

[ Voltar para o índice de 2002 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind