O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira
C@T

Torrente de bits

Artigo: 581

 Advertência: vai estourar o seu HD

Publicado em:  2003-11-24
Escrito em:  2003-11-19

 

Quem gostava do Napster, e depois pulou para AudioGalaxy, WinMX, KaZaA-lite, eMule, eDonkey, OverNet e outros, não pode deixar de conhecer o BitTorrent (BT), um protocolo mucho loco P2P (peer-to-peer) gratuito criado por Bram Cohen. Conheci o BT quando ainda estava bem no começo e quase não havia material disponível para baixar. Achei que não ia dar em nada e descartei. Enganei-me redondamente. Na comunidade dos downloadeadores compulsivos, a BT-mania se alastrou como fogo na mata seca. O acervo oferecido nos dias de hoje é absolutamente assombroso e, para os bandalargueiros, é o verdadeiro paraíso na Terra. Se a leitora é bamba em inglês e tem alguma desenvoltura na arte da fuxicação, não terá dificuldades em encontrar o caminho das pedras apenas acessando o site oficial do BitTorrent. Para os não angloparlantes, um emérito cidadão de nome Kenneth Iriarte escreveu um ótimo tutorial em espanhol que decerto será de grande utilidade.

O BT funciona na base da cooperação mútua, um verdadeiro mutirão cósmico em que, para receber muito, cada um tem que oferecer muito. Contudo, para manter este equilíbrio, você não precisa ficar fazendo uploads gigantescos de material inédito ou muito disputado, mesmo porque é muito difícil lograr este intento quando se está começando. Para participar de forma construtiva do enxame planetário de downloads, basta que você não feche sua janelinha de download imediatamente após baixar determinado arquivo – deixe-a aberta, quieta, de preferência durante o mesmo tempo que você levou para baixar o arquivo. Sabe o que acontece? Você estará semeando na rede aquele arquivo que acabou de downloadear, num processo chamado "seed", permitindo que qualquer outro usuário use o poder ocioso da máquina em que você arquivou o material. E isso tudo sem oferecer qualquer risco à segurança ou à privacidade dos dados no seu HD.

É claro que com o tutorial em espanhol a turma vai se virar numa boa, mas não resisto a dar uma pálida resumidinha no processo. Primeiramente, baixe o cliente BitTorrent, que é o programa que gerencia a coisa toda. Comece com a versão original do Bram Cohen (v.3.3) que tem 2,71 MB. Depois que pegar a manha, mude para um cliente mais sofisticado, como o "Burst!", por exemplo. O BT se instala na sua máquina com a docilidade de uma bailarina russa e faz tanto barulho como um chumaço de algodão caindo de um palmo de altura.

O passo seguinte é encontrar algo que lhe interesse baixar. Vá ao estupendo tracker <suprnova.org> e delicie-se com as ofertas. (Cuidado, é "suprnova" e não "supernova"). Para começar, escolha um arquivo bem pequeno, e mande bala no download. O BitTorrent faz um trabalho rápido e limpo (exceto pela pagininha chata que abre com a foto do Bram pedindo doação de grana -- não deixe de doar, qualquer merreca tá valendo). Ao terminar o download, lembre-se do mutirão cósmico: não clique no "Close" ou, como dizem nos sites BT, "DO KEEP YOUR TORRENTS OPEN!". Minimize a janela de download e deixe-a lá quieta, para que outros possam usar a sua semeadura, fortalecendo o "swarming" (o enxame de downloads). Para encontrar outros sites oferecendo material via BT, visite <home.quicknet.nl/qn/prive/romeria/bittorrentsites.htm> e <link2u.tk>.

O mundo BitTorrent é rápido e os arquivos costumam ser efêmeros. Sites nascem e morrem como moscas drosófilas. Encontrando alguma coisa boa, pegue no ato, pois no dia seguinte pode não estar mais lá. O material oferecido é geralmente novinho em folha. Velharias você continua pegando lá no KaZaA-lite e Cia.

O próximo passo é começar a doar material para a rede. Para isso, lá mesmo no site do BT, baixe o CompleteDir, que é o utilitário para construir suas próprias torrentes, que são arquivinhos miúdos com extensão ".torrent". Para subir sua primeira torrente, experimente, por exemplo, o próprio <suprnova.org>, clicando em "Upload a torrent". Crie um login para você. Quando o site pedir o seu email, evite informar seu endereço de fé: use um redirecionador grátis, por exemplo, <www.mailnull.com>.

Para saber o que a turma anda dizendo do BT, em inglês, visite <download.com.com/3302-2196-10234755.html>. E para nós, brasileiros, existe uma recém-criada lista de discussão gratuita em português, em <yahoogrupos.com.br/group/btbr>. Se você já usa BT e quer dar uma força pra quem está começando, assine a lista.

Meus agradecimentos a Geovani Balbino, Mascarenhas Castro e Marcus Santos, pelas dicas, comentários e sugestões.

(1ª coluna escrita em Cataguases, MG)


Dica de leitores:

----- Original Message ----- 
From: Marcus Vinicius Leandro Coelho 
To: cat
Sent: Monday, November 24, 2003 8:59 PM
Subject: Torrentes

Prezado Carlos Alberto, li sua matéria sobre os torrentes no informatica etc do dia 24 de novembro e vi que o senhor dá várias dicas sobre sites e programas disponíveis aos usuários que desejam entrar nessa "febre" que se tornou o torrente. É exatamente com esse intuito que envio-lhe este email, para dar continuidade as informações aos usuários presentes em sua matéria solicitando, caso isso seja possível, a divulgação do site www.torronet.com.br <http://www.torronet.com.br> , que é um site criado por brasileiros para aproximar os usuários de torrente do Brasil e aumentar ainda mais a divulgação desse novo sistema P2P. Aproveito ainda para pedir a também divulgação do canal torronet ( #torronet ) da rede Brasnet para os usuários de MIRC, que é um canal exclusivo para esclarecimento de dúvidas e auxílio total aos novos usuários de clientes para torrentes. Meu intuito neste é apenas divulgar e ajudar a comunidade de usuários de torrentes no Brasil crescer cada vez mais. 

Desde já agradeço muito a sua colaboração, 

Marcus Vinicius Leandro Coelho 


----- Original Message ----- 
From: Mateus
To: cat
Sent: Tuesday, November 25, 2003 9:02 PM
Subject: Bittorent

Caro Cat, Estava lendo sua coluna no Globo de segunda, falando sobre o Bittorrent. Eu uso o programa há um tempo, e, no início, eu sentia muita falta de um gerenciador de downloads, já que eu estava migrando do eMule, e sempre estive acostumado a deixar o PC ligado por dias a fio fazendo downloads. Depois de procurar por aí, falar com conhecidos meus que também usam o Bittorrent e olhar em páginas especializadas sobre ele, acabei descobrindo um gerenciador de downloads muito bom, que usa o sistema do Bittorrent, o ABC, em http://pingpong-abc.sourceforge.net. É um programa muito bom, altamente configurável...se você não gosta do modelo "básico" do Bittorrent, vale a pena experimentar. Aliás, queria aproveitar também pra dizer que gosto muito de sua coluna, que sempre tem ótimas dicas e comentários. Bom, é só isso...espero que goste do programa! 

Mateus

[ Voltar para o índice de 2003 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind