O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira
C@T

Wiki e N-Gage

Artigo: 583

 Trabalho coletivo dinâmico e aparelhos grudados à orelha

Publicado em:  2003-12-22
Escrito em:  2003-12-18

 

A leitora já esteve em um wiki? Pra quem não sabe, wiki é uma porção de conteúdo online enriquecido e mantido na web por uma coletividade. Ao visitar um wiki, qualquer internauta pode, além de lê-lo, alterar seu conteúdo. Sem senhas nem autorização, simplesmente fica aberto para que qualquer um o edite à vontade. Esta liberdade total acaba evocando em cada usuário ativo um senso de responsabilidade, respeito mútuo e seriedade. Obviamente, aproveitando-se dessa flexibilidade e dessa liberdade, qualquer pessoa poderia simplesmente apagar por completo um wiki ou corrompê-lo à vontade. No entanto, por sorte, é algo que raramente acontece. De forma geral, a turma percebe a importância do conceito e costuma agir de forma construtiva e positiva. Um wiki é um notável meio de potencializar o poder planetário da comunidade internet, permitindo que seus participantes construam, em sinergia e gradualmente, algo útil para todos.

Wiki é a palavra no dialeto havaiano que significa "rápido" e que serviu para dar nome a um conceito criado em 1995 por Ward Cunningham como uma aplicação de software aberto. Várias adaptações foram sendo desenvolvidas desde então, a maior parte delas adaptando a implementação original para diferentes linguagens de programação. O Wiki foi sendo cada vez mais adotado tanto como plataforma de publicação de conteúdo quanto para colaboração e desenvolvimento de comunidades online. Dentre os projetos derivados, em 1999 surgiu o Twiki, focado em gerenciamento de projetos e intranets, chegando a ser adotado por corporações (softwarehouses principalmente), trazendo recursos como upload de arquivos, avisos automáticos via email, hierarquia de usuários, etc. Num passo seguinte, em abril de 2000, Ward propôs o conceito de Photowiki, que foi primeiramente implementado por Sven Neumann.

Em janeiro de 2001 o conceito de wiki serviu de base para um projeto global de enciclopédia gratuita e aberta, a Wikipedia, que até o momento já atingiu a marca de 184.485 verbetes publicados em inglês, e que vem sendo constantemente enriquecidos. A Wikipedia está sendo paulatinamente traduzida para vários idiomas, incluindo o nosso, como se pode ver no site Wikipédia, que é a versão em língua portuguesa, reunindo todos os países de expressão lusófona: Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Brasil, Timor Leste, Macau, Goa, Damão, Diu, e Galiza. A versão em português ainda está bem fraquinha, com pouco mais de 1.000 artigos bem recheados, exemplificando, aliás, a brutal disparidade geral entre a quantidade de conteúdo em inglês e em português na web como um todo.

Apenas para ilustrar a riqueza de informações oferecidas na Wikipedia, tomemos como exemplo a captura de Saddam Hussein, que é descrita numa página altamente hiperlinkada, como é de praxe nesta enciclopédia. Para quem gosta de webnavegar a esmo, é um prato cheio.

Se a leitora não se sente à vontade em inglês e quer dar os primeiros passos nos wikis, é melhor começar pelos sites em português. Aqui está uma lista deles. Tenha cuidado para não estragar nada na hora de editar. Cada wiki costuma ter uma área de treinamento, para o visitante fazer suas primeiras tentativas e errar sem medo. De resto, um amplo universo se abre. Divirta-se!


Está fazendo estrondoso sucesso o N-Gage da Nokia, um aparelho que é ao mesmo tempo celular e joguinho. É uma engenhoca bem diferente do usual, pois faltou espaço pra tanto treco. Explico: as superfícies planas do N-Gage estão totalmente tomadas pelos botões de controle e pela tela colorida, deixando pouco espaço para microfone e alto-falante. A saída, então, foi posicioná-los na lateral do aparelho. Assim, quando a pessoa está falando no N-Gage, parece que está segurando o aparelho de lado, junto à orelha.

Isso motivou o aparecimento de um site muito louco, o "Totally SideTalkin", mostrando centenas de imagens de gente pirada com os mais diversos aparelhos e objetos variados posicionados lateralmente junto ao ouvido. Vale tudo: lata de refrigerante, ferro de passar, fax, sanduíche, impressora, etc. São várias páginas cheias dessas fotos insanas, tanto que o webmaster ficou quase louco, tal a quantidade de gente que enviou material nos primeiros dias. Os visitantes podem votar na imagem que consideram a melhor. Se você tem uma câmera digital a mão, use sua criatividade e contribua também para o site do SideTalkin. Lá mesmo na página tem o endereço email para onde enviar sua contribuição. Eu já mandei a minha.


Links de hoje? Estão em catalisando.com/infoetc/20031222.htm e pra vocês minhas melhores energias neste Natal e na virada de 2004.

[ Voltar para o índice de 2003 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind