HostNet -- nesse provedor eu confio.

O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira

Globo Online, onde você fica sabendo das coisas.

Artigo: 589 - Publicação: 2004-03-15

SIMULADORES DE TRÁFEGO - Applets em Java reproduzindo comportamentos mecânicos

Dirk HelbingQuer brincar de inteligência artificial? Pense então em questões de tráfego: automóveis numa rua, pedestres numa calçada ou pacotes IP nas malhas da internet. Os desafios matemáticos são exasperantes, mas os cientistas já estão razoavelmente avançados na matéria. Um exemplo desses estudiosos é o Dr. Dirk Helbing, da Universidade de Dresden, na Alemanha. Ele estudou colônias de formigas e analisou suas reações ao lidarem com tráfego intenso de insetos. Afirma o acadêmico que as formigas podem nos ensinar como regular o trânsito numa cidade. Ele elaborou modelos matemáticos a partir de suas conclusões e, com a ajuda do engenheiro de software Kai Bolay, implementou-as em applets Java, que são pequenos programinhas que podem rodar num browser comum e que ilustram de forma clara e divertida os complexos conceitos subjacentes a esse estudo.

Simulação "interseção e pedestres".Definindo pedestres como objetos matemáticos programáveis e sujeitos a regras cinemáticas e dinâmicas, Dirk criou um applet Java, por exemplo, para simular a interação de pedestres num cruzamento de ruas. Se seu browser for compatível com o JDK 1.1, você poderá clicar no applet e alterar os parâmetros da simulação, o que é bem divertido e interessante. Pode, por exemplo, mudar o número de pedestres (number of pedestrians), digitando um novo total e teclando enter. Experimente com apenas quatro para entender as regras de movimento, e depois arrebente: digite 400. Outro applet oferecido é uma simulação de rua com gargalo, apresentando os fluxos oscilantes de pedestres numa via. Do mesmo modo, é possível alterar os parâmetros neste applet. Veja também a simulação de formação de filas de pedestre numa rua caótica. Dependendo de como você definir as variáveis, pode haver colisões, que são representadas por pequenos brilhos verdes na tela. Um pouco mais complicado é o applet simulador de tráfego por autômato celular, mas se a leitora lê em inglês não terá problemas. Para quem gosta de Java, muitos desses applets vêm com fonte.

Simulação "seguindo o líder".Outro grande pesquisador nesta área é Craig W. Reynolds, que já criou modelos matemáticos para vários projetos científicos e até simuladores de movimento tridimensional para a indústria cinematográfica, em filmes como "Tron" e "Craig W. ReynoldsBatman Returns". Sua página sobre "Comportamentos de personagens autônomos ao dirigir" é imperdível e oferece applets Java para cada comportamento unitário básico: buscar e fugir; perseguir e evadir-se; vagar; chegar; evitar obstáculo; conter-se; seguir parede; seguir rota e seguir campo de fluxo. Em seguida, oferece applets para comportamentos combinados e de grupos: seguir rota de multidão; seguir um líder; evitar colisão não-alinhada; enfileirar-se diante de uma entrada e comportar-se como manada, cardume ou revoada. Fora o aspecto lúdico desses applets, pode-se vislumbrar através deles futuras aplicações de automação de tráfego que hoje seriam impensáveis em função da quantidade de operações matemáticas envolvidas.

As pesquisas em inteligência artificial aplicadas a problemas de fluxo continuam produzindo ótimos resultados. Uma busca bem feita no Google a esse respeito pode nos levar a outros interessantíssimos resultados. Visite a página de links de hoje, informada adiante, e navegue à vontade.


Alguma vez sua máquina mefanizou? A minha sim, aconteceu numa sexta-feira à tarde. Já vinha estrebuchando e dando sinais estranhos. Só deu tempo de fazer o backup e a bichinha congelou para nunca mais acordar. Abri o gabinete, inspecionei processador e memórias, chequei a fonte de alimentação, limpei e refiz os contatos, e nada. Sim, não havia mais dúvida: meu computador tinha mefanizado. O estágio máximo de desespero causado por uma máquina é quando Arnaldo Mefano no laboratório. [ Copyright InfoMetropole <www.infometropole.com.br> ]ela mefaniza, termo inspirado justamente em um dos especialistas capazes de fazê-la voltar à vida: Arnaldo Mefano. É importante ter por perto uma instância superior em hardware quando um defeito no seu computador supera sua capacidade de resolvê-lo. Cada um deve poder contar com sua assistência técnica de fé, para a ela apelar num momento difícil assim. No meu caso, precisava fazer uma entrega de texto na segunda cedo, ou seja, não dava para esperar o final de semana. Para minha sorte, o Mefano estava com uma brecha na agenda e matou a parada no sábado de manhã. Com uma paciência ímpar, descobriu o defeito e substituiu as peças, cobrando um preço justo e explicando cada passo tomado. Ele nunca empurra componentes de segunda, só trabalha com coisa fina. Se a leitora já tem um mago de hardware de confiança, não o largue. Se não tem, visite o site da Computer Solutions, a empresa do Mefano.


Os links de hoje estão em catalisando.com/infoetc/20040315.htm

[ Voltar para índice 2004 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind