HostNet -- nesse provedor eu confio.

O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira

Globo Online, onde você fica sabendo das coisas.

Artigo: 595 / Publicação: 2004-06-07

SKYPE - Voz-sobre-IP furando qualquer firewall

Clique aqui para ir para o site do Skype.Se a leitora tem banda larga, microfone, placa de som e caixinhas, atenção para mais um brinquedinho grátis na praça, o Skype. Ainda está em versão 0.98 beta, mas é divertido e funciona bem. Trata-se de mais um telefone via internet, a princípio parecido como tantos outros já existem: Netmeeting, MSN Messenger, Net2Phone, ICQ, AIM, Yahoo Messenger, etc. Baixe no site o instalador, que tem 7,82 MB, e execute-o. E depois saia convidando seus amigos, que passarão a fazer parte de sua lista de contatos. Quando um deles estiver online, aparecerá um aviso na sua telinha e você poderá ou não chamá-lo para conversar por voz. O diálogo é full-duplex, ou seja, os dois podem falar ao mesmo tempo, sem necessidade de dizer "câmbio" para comutar o falatório. É uma ótima ferramenta para papear com gente em outros estados e países sem gastar um centavo a mais com telefone. Como ainda é beta, de vez em quando trava. Mas nada que impeça o uso.

Skype foi desenvolvido pelos mesmos gênios que criaram a rede descentralizada P2P FastTrack, sobre a qual eles mesmos bolaram o JoltID e o famoso KaZaA, sublime ferramenta que tantas alegrias nos proporciona até hoje. Skype utiliza as mesmas técnicas P2P (peer-to-peer) que antes eram aplicadas à troca de arquivos, sendo que desta vez são pacotes de voz. Com mais de 13 milhões de downloads em apenas sete meses de existência como versão beta, já formou uma vasta comunidade de usuários tagarelando felizes da vida entre si.

"Nosso objetivo é deleitar a comunidade Skype e, portanto, ouvimos atentamente os comentários de nossos usuários", diz o CEO da Skype, Niklas Zennström: "Pediram tanto que incluíssemos uma foto do usuário, que providenciamos a opção 'My Picture' como forma de personalizar o perfil de cada um, permitindo que se veja quem é que está originando o chamado".

O software, que já tem também uma versão para PDA, permite chamados por voz a um número ilimitado de outros usuários Skype no mundo inteiro. Não tem aquelas propagandinhas detestáveis pipocando na sua tela e oferece qualidade superior de som, muito melhor que a do telefone comum e que as providas por outros programas de voz-por-IP. Além de permitir que se faça voz-conferências com até 5 usuários, um dos pontos mais fortes do Skype é que, pelo fato de utilizar a porta 80, funciona com qualquer firewall, NAT e roteadores, sem necessidade de configurações de qualquer espécie para tal. A lista de contatos do Skype é bem esperta e permite que se bloqueie os famosos malas-sem-alça, só permitindo que nos vejam quando assim o desejarmos. Além disso, as conversas são criptografadas de ponta a ponta, de modo a preservar ao máximo a privacidade.

Ao contrário do KaZaA, que traz de fábrica módulos de Spyware, o Skype jura de pés juntos que é totalmente limpo neste sentido. Parece que eles aprenderam a lição, pois muitos fugiram do KaZaA oficial e apelaram para o KaZaA-lite justamente por causa da ameaça do spyware e do adware, adendos indesejáveis existentes na versão original.

A técnica de telefonia baseada em internet, vulgo "Voice-over-IP", ou VoIP, já rola pelas paradas há alguns anos mas ainda não havia chegado à grande massa plugada por três motivos principais: (1) produtos que tinham uma vantagem real de custo sobre a telefonia convencional não ofereciam qualidade comparável na pureza sonora; (2) a taxa de ligações completadas era muito baixa em função das firewalls e pelo uso de Network Address Translation (NAT), que desabilitava grande parte dos computadores a se comunicarem usando software VoIP tradicional; e (3) a interface com o usuário era complicada, exigindo configuração cabeluda e excessiva aptidão técnica.

Skype lança mão de um diretório global descentralizado que lista todos os usuários conectados. Isto é possível graças à terceira geração da tecnologia P2P, que incorpora o GI (Global Index), uma rede de super-nodos que se comunicam de modo que cada um tem pleno conhecimento de todos os recursos e todos usuários conectados, com um tempo mínimo de latência. O roteamento de chamados criptografados é inteligentemente feito pelo Skype através do caminho mais eficaz possível, já que o software mantém abertas múltiplas rotas, escolhendo dinamicamente qual delas é a melhor, de tempos em tempos. Este macete tem efeitos notáveis na qualidade sonora do chamado e na baixa latência da conexão.

Segundo Brad Wilson, vulgo Net Guy, já começa a haver algum spam no Skype -- usuários desconhecidos que lhe chamam apenas para bater papo ou sabe-se lá para quê. Brad relata que certa manhã estava de bobeira e resolveu atender um desses chamados. Seu comentário: "Aparentemente, Skype é a mais nova forma de se fazer ciber-sexo".

Se a leitora se interessou, não apenas pela observação sapeca do Brad, é claro, mas sim pela possibilidade de tagarelar mundialmente sem gastar nada, aviso logo que, em função da alta procura, o site do Skype às vezes engasga um pouco. As conversas não são afetadas, pois a rede é P2P. Mas com um pouquinho de paciência você vai conseguir baixar sua versão e divertir-se a valer.


* Os links de hoje estão em catalisando.com/infoetc/20040607.htm

[ Voltar para índice 2004 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind