HostNet -- nesse provedor eu confio.

O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira

Globo Online, onde você fica sabendo das coisas.

Artigo: 596 / Publicação: 2004-06-21

CONFLITO DIGITAL ENTRE CORÉIAS - Perigo real ou simples nóia?

Recentemente o chefe de inteligência militar da Coréia do Sul advertiu que um conflito entre seu país e o rival do norte poderia eclodir em circunstâncias pouco usuais. Onde haveria maior probabilidade no momento de ocorrer tal conflito? (1) No espaço sideral? (2) Na internet? (3) No Oceano Pacífico? (4) Em programas de "Reality TV" como Big Brother? Resposta mais abaixo, logo depois do anúncio da engenhoca que se segue.


Que tal um binóculo que traz uma câmera digital embutida? Preço US$ 69,99. Grava 120 fotos em resolução de 640x480, tem magnificação ótica de 8x, sensor CMOS, padrão USB, 8MB de memória SDRAM, peso de 349,5 gramas e requer 2 pilhas alcalinas AAA. É claro que muita câmera digital tem aumento maior. Mas por esse precinho? Visite o site da Price-Works.


Resposta à pergunta: Opção (2) - na internet. O responsável pela inteligência militar sul-coreana, Song Young-Keun, afirma que a Coréia do Norte está operando uma unidade militar de elite especializada em hackear as redes de computadores da Coréia do Sul. Segundo ele, os hackers norte-coreanos continuam tentando penetrar nas máquinas do sul de modo a roubar informações secretas. Cerca de 100 novos hackers do norte estariam se graduando a cada ano, supostamente com a missão de invadir os sistemas sulistas. Mas há quem ache que o Song viajou na maionese. Rob Rosenberger, por exemplo, do VMyths.com, nos lembra que a Coréia do Norte só tem oito websites oficiais, além de 26 sites estrangeiros pró-Pyongyang (capital do país) divulgando propaganda daquele estado comunista. Apenas para mostrar a disparidade de desenvolvimento entre os dois países rivais, o site mostra uma foto noturna da região. No norte, pretume, no sul, um monte de luzinhas. Ademais, se fizermos um retrospecto das provocações norte-coreanas contra seus "irmãos" do sul, lembramos que eles cavaram túneis sob a zona desmilitarizada, criaram uma rota para transporte de heroína até Seul, atacaram várias embarcações sulistas em águas internacionais, mantinham uma rota secreta via submarinos usada por agentes clandestinos e muitas outras peripécias. Diante disso, dá pra acreditar que 100 hackers por ano podem causar uma guerra?

É claro que diversos outros conflitos digitais já existiram e outros tantos ainda estão em andamento, além deste entre Coréia do Norte x Coréia do Sul, por exemplo: milhares de hackers contra as Olimpíadas de 2004 em Atenas; crackers do mundo inteiro contra os Estados Unidos; Rússia contra os rebeldes da Chechênia; China contra o Dalai Lama; Paquistão contra Índia; Cuba contra Estados Unidos; e Estados Unidos contra os ciber-terroristas.


Momento funesto: bata três vezes na madeira, por gentileza, leitora. Quando alguém bate as botas, o que acontece com seu computador e com as informações guardadas nele? Se a família do falecido não quer gastar tempo nem esforço para ter acesso aos arquivos e dados armazenados, o que se costuma fazer é simplesmente formatar o HD e se livrar da máquina sem nunca saber o que havia nela. Quando se limpa um disco assim, espera-se que desapareçam as memórias de quem se foi. Mas quando se dá ou se vende uma máquina cujo dono empacotou, o novo proprietário, se fuxicar um pouco, poderá desenterrar emails, arquivos deletados, registros de chats e pastas temporárias. Que fazer? Sugestão: se o dono dum computador exalou seu último suspiro e a leitora é uma parente próxima, abra a máquina, retire o disco rígido e dê umas 59 marteladas nele com força. Pronto, problema resolvido. Vai-se a alma do dono e junto com ela os bytes de sua vida.


Parada irada no novo celular Nokia 3220. Ela se chama "wave messaging" (mensagem por aceno). Você compra uma capinha esperta chamada Xpress-on Fun Shell, põe o celular dentro, digita uma mensagem bem curta, tipo uma ou duas palavras, pega o celular e fica acenando com ele no ar. O circuito captura a característica de movimento do seu aceno e aciona 12 LED's alaranjados na seqüência exata de modo a formar sua mensagem como se ela estivesse suspensa no ar, formando um pequeno cartaz mágico luminoso. Quem olhar para você, a verá dando adeuzinho com o celular e, entre os extremos do seu aceno, visualizará estampado no nada, flutuando, o texto de sua mensagem. Os caras são ou não são geniais?


Os links de hoje estão em catalisando.com/infoetc/20040621.htm

[ Voltar para índice 2004 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind