Artigo: 605 / Publicação: 2004-10-25
AVATARES E SEUS CRIADORES
Para participar de alguns joguinhos online, mundos 3D e ambientes RPG (role-playing games), é preciso que a pessoa escolha um "avatar", ou seja, um personagem que irá representar. Cada avatar tem um aspecto físico próprio, cor de cabelos, estatura, quantidade de força, armamentos, habilidades, fraquezas e várias outras características que formarão o seu perfil na hora do jogo. Com a sofisticação da tecnologia, vem se tornando cada vez mais fácil definir um avatar em seus mínimos detalhes, de acordo com o gosto do freguês. Mas se você olhara para um avatar, será que dá para ter uma idéia de quem está por trás dele?
Robbie Cooper
Foi pensando nisso que o fotojornalista britânico Robbie Cooper montou uma inusitada exposição em que revela a identidade real de vários avatares europeus e americanos. Ele concentrou seus esforços nos MMORPG's (Massively Multi-player Online Role-Playing Games), que são uma evolução dos primeiros e toscos RPG's e que hoje constituem um negócio milionário para os grandes fabricantes de jogos.
Aki
A exposição se chama "Alter Ego", é patrocinada pela PlayStation2 da Sony e está rolando na galeria Proud, em Camden, Londres. Cooper está expondo 100 de seus trabalhos, retratando um total de 30 avatares, até o dia 28, quinta-feira agora.
April
Estima-se que atualmente mais de 58 milhões de pessoas interagem em jogos online e, em três anos, a previsão é de que este número ultrapasse os 100 milhões. É tudo gente comum que vive parte de suas vidas em mundos virtuais, conhecendo outras pessoas de forma indireta, ou seja, através de seus avatares. A interação se dá por intermédio de personagens que em geral estão longe de suas personalidades reais. Segundo ele, a criação de pessoas virtuais para ambientes online não deixa de ser uma forma de arte.
Blaise
O mundo dos avatares acaba gerando também bons negócios para firmas especializadas em construir seres fictícios para seus clientes. Alguns jogos, como o Lineage I e II, muito populares em países com grande número de usuários banda larga, como a Coréia do Sul, chegam a ter populações virtuais com cerca de quatro milhões de habitantes. Aliás, o próximo passo de Robbie Cooper é visitar justamente este país, que tem o maior número de jogadores online, com o objetivo de fazer uma nova exposição mostrando os avatares coreanos e seus criadores.
Kim
No ambiente online desses jogos acabam se formando relações sociais e até clãs de avatares. Muitas vezes, porém, os jogadores optam por se encontrar no mundo real, provando que é falsa a crença usual de que essas interações realizadas através da tecnologia são anti-naturais e pouco humanas.
Lucas
O bacana é sair comparando as imagens dos avatares com as das pessoas reais que os criaram. É claro que a fantasia rola solta, mas na maioria das vezes é possível identificar vários traços reais no perfil de cada avatar, seja ele um personagem humano, alienígena, duende, humanóide ou um ser multidimensional. Mas quanto mais caprichados vão ficando os softwares de construção de avatares, mais eles passam a refletir a pessoa real correspondente, mesmo que não fisicamente, mas sim por um ou outro aspecto de sua personalidade. Há também os casos em que o avatar é delineado com algunas características-chave diametralmente opostas às da vida real, seja para equilibrar uma frustração ou para expressar um desejo secreto de ser assim ou assado.
Jason
Como exemplo, temos um garoto de nome Jason, que sofre de séria distrofia muscular, respira através de um tubo, vive numa cadeira de rodas e só consegue mexer o polegar, e mal. Seu avatar no jogo Star Wars Galaxies é um personagem grandalhão e poderoso tipo Boba Fett, com máscara, armadura prateada, arma laser e tudo mais. Ele considera o jogo como sua janela para o mundo. Fez vários amigos, sendo que um casal que ele conheceu online decidiu viajar centenas de quilômetros só para conhece-lo pessoalmente.
Chalmaine
Outro exemplo é o avatar Jova Song, heroína corajosa, atlética, cabelão, gostosinha e com pouca roupa. Já foi até página central duma revista especializada em jogos online. A pessoa por trás de Jova Song é Chalmaine, mãe em tempo integral de duas crianças, totalmente o contrário de sua criação. O toque brasileiro é um garoto que adotou como avatar ninguém menos que o jogador de futebol Ronaldo, o fenômeno.
Certamente são válidos esses experimentos com personalidades fantasiosas. Mas a grande descoberta, que ocorre até com bastante freqüência, é que o avatar pode aos poucos ir mudando seu comportamento e mesmo seu visual, de modo a se parecer cada vez mais com a pessoa real. Estes são os casos de sucesso em que o "gamer" aprende a se admirar a si mesmo, à medida que seus parceiros de jogo o reconhecem como gente boa. O benefício para a auto-estima, nestes casos, é fabuloso.
Os links de hoje estão em catalisando.com/infoetc/20041025.htm.
[ O
Globo | Informática Etc.
| coluna
mais recente | enviar email |
página
pessoal C@T | assinar
lista InfoEtc | assinar
GoldenList do C@T ]