HostNet -- nesse provedor eu confio.

O GLOBO - Informática Etc.
Carlos Alberto Teixeira

Globo Online, onde você fica sabendo das coisas.

Artigo: 611 / Publicação: 2005-01-17

SACUDINDO SEU CELULAR

Ilustração: CRUZ, el grande.Pode haver algo mais irritante do que celular tocando no meio duma sessão de cinema? E no ônibus, quando alguém atende a um chamado e não sabe falar baixo, obrigando-nos a ouvir em detalhes conversas que não nos interessam? Pois bem, como se não bastasse tudo isso, inventaram uma nova forma de nos irritar através dos celulares. A Samsung acaba de anunciar para março o lançamento do SCH-S310, um celular sensível ao movimento. A empresa espera revolucionar a maneira com que o usuário atualmente interage com telefones móveis, simplificando o teclado e abrindo novas possibilidades. A leitora poderá discar para um determinado número apenas usando gestos, ou seja, segurando o celular e movimentando-o no ar, como se estivesse escrevendo os algarismos. Duas sacudidas com a engenhoca, por exemplo, podem ser o sinal para terminar uma chamada ou para deletar torpedos-spam. Desenhar uma letra "O" com um movimento de mão será o mesmo que apertar a tecla 'sim' no menu do celular, ao passo que um "X" representará um 'não'. Se o dito cujo estiver tocando um MP3 e você movê-lo rapidamente duas vezes para a direita, o aparelho pulará para a próxima música. Para a esquerda, voltará para a anterior. Não agüento essa mania desses caras porem sempre uma japinha aparecendo em fotos de divulgação. Um saco.Quem quiser enviar uma mensagem SMS não vai precisar mais teclar e sim desenhar as letras do texto através de pequenos movimentos ligeiros.

Este deslumbrante avanço tecnológico se deve a um acelerômetro com seis eixos de sensibilidade embutido no celular, um dispositivo capaz de detectar, calcular e disparar respostas eletrônicas a movimentos tridimensionais feitos quando se segura o telefone. Digo deslumbrante porque me veio à mente a visão de uma estação de metrô cheia de usuários à espera do próximo trem e muitos deles discando seus celulares, mandando torpedos ou ouvindo música. Imagine a insólita coreografia, um bando de malucos agitando e acenando seus celulares desordenadamente, desenhando números e letras no ar sacolejando os telefones. Pense no que vai ter de dedada no olho, cotovelada na orelha e celular voando e atingindo o cangote dos outros.

Este novo aparelho é compatível com o sistema CDMA2000 1x e inclui bússola eletrônica, câmera digital de 1,3 Megapixels e tela com 262 mil cores. Pesa 110 g e suas medidas são 9,98 x 4,99 x 2,39 cm. O preço ainda não se sabe. O lançamento terá lugar na Coréia do Sul e as vendas internacionais dependerão do desempenho do apetrecho no mercado coreano. A Samsung já deu entrada em 22 patentes de funções específicas de detecção de movimentos, sendo a mais interessante delas uma que neutraliza as imagens borradas em fotos tiradas com a câmera balançando.

Acho difícil que pegue esta moda de ficar sacudindo o celular, mas como prever ao certo o gosto da massa? O que a empresa quer, obviamente, é vender mais aparelhos, não a culpo. E sai inventando essas bobagens. O fabricante quase chega ao ponto de gozar com a cara da gente, declarando que os novos celulares serão capazes de identificar alterações nos movimentos corporais do usuário e automaticamente oferecer dicas de dieta e outras recomendações de saúde, se for o caso. Como se sentirá a leitora se seu celular um dia insinuar que você está precisando emagrecer? Talvez, seu próximo movimento seja arremessá-lo para bem longe ou talvez de encontro à parede mais próxima.


Clique aqui para visitar o site dos caras.Em 1981, um vendedor chamado Walter Day começou uma série de viagens a trabalho, cobrindo 15 estados americanos em quatro meses. Como era viciado em jogos de arcadEu jogava isso fumando charuto na Visconde, em Ipanema, e bati o recorde permanecendo 3 horas e meia com uma ficha só, foram 777 mil pontos naquela noite de 15 de setembro de 1984. Era tão viciado que quase pirei.e e pinball, saía percorrendo as lojinhas de games e anotava os recordes de todos os jogos em cada uma. No ano seguinte abriu sua própria loja, a Twin Galaxies, e continuou registrando os recordes. Decidiu então tornar público seu banco de dados de pontuações máximas em jogos eletrônicos e acabou se transformando em referência oficial dos recordes mundiais, sendo reconhecido até pelos fabricantes então líderes do mercado: Atari, Exidy, Midway, Nintendo, Stern, Universal e Williams Electronics. A tabela de pontos do Walter se tornou consagrada internacionalmente e será publicada em segunda edição, num livro em dois volumes, 1500 páginas no total, o "Twin Galaxies' Official Video Game & Pinball Book of World Records", reunindo escores de jogadores de 31 países, compilados desde 1981 e incluindo títulos em PC, X-Box e PlayStation 2. Atualmente, o site da Twin Galaxies patrocina prêmios em dinheiro para os recordistas dos jogos mais famosos do momento, incluindo Halo2, Doom3 e 150 outros títulos. Além disso, envia seus juízes oficiais para eventos no mundo inteiro como testemunhas de novas quebras de recordes. Visitei o site e confesso que fiquei meio triste, pois meu recorde mundial na versão arcade do jogo QIX em 1984, 777 mil pontos, já foi quebrado há muito tempo e "de lavada". Hoje me contento com o terceiro lugar e, pior, não documentado.


Os links de hoje estão em catalisando.com/infoetc/20050117.htm

[ Voltar para índice 2005 ]

[ O Globo | Informática Etc. | coluna mais recente | enviar email
página pessoal C@T
| assinar lista InfoEtc | assinar GoldenList do C@T ]


powered by FreeFind