Artigo: 636 / Publicação: 2006-01-02
VOIPBUSTER
No meio do atual frenesi do Skype, que há poucas semanas passou a receber pagamentos em reais e se integrou ao sistema Telelistas, recebi uma ligação no meu telefone fixo. Era o meu amigo Paulo Pinto, veterano BBSzeiro das antigas, aliás, Sysop do primeiro BBS no Brasil. Ele estava usando um sistema alternativo ao Skype chamado VoipBuster, marca registrada da Finarea S.A., uma empresa da bela cidade de Lugano, na Suíça. O VoipBuster, tal como o Skype, também faz chamadas ponto-a-ponto gratuitas, ou seja, se ambos usuários tiverem o software em seus computadores, não pagarão nada para conversar, exatamente como ocorre com o Skype. Mas na hora de competir com o SkypeOut, o VoipBuster tem duas vantagens. A primeira delas é que o custo da ligação é menor do que a do Skype em quase todas as destinações. A segunda e melhor das vantagens é que o VoipBuster faz ligações gratuitas para telefones fixos nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Holanda, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Suécia, Suíça e Taiwan.
O software ainda está em beta, mas é bem estável. Há no site da empresa um fórum para discussões e tirar dúvidas. Quem quiser experimentar as ligações gratuitas para os paises enumerados acima precisa saber do seguinte detalhe: para usuários não-pagantes as chamadas têm duração limite de um minuto. A menos que você tope comprar € 10,00 (euro) de crédito. Essa grana fica valendo como depósito, liberando você do limite de tempo. Se apenas telefonar para os países grátis, sua grana permanecerá intocada no VoipBuster. Só começarão a lhe cobrar quando você ligar para localidades fora da lista gratuita. Se não ligar nunca, então a princípio você morre nessa grana mesmo.
O VoipBuster ainda não oferece a todos (mas planeja oferecer) um serviço similar ao SkypeIn, em que você ganha um número telefônico válido no qual pode receber chamadas normais que caem na sua linha de voz-por-IP. Alguns usuários cadastrados estão ganhando um número Voip-IN gratuito, mas não todos. Estes, no caso, são advertidos que se usarem regularmente o tal número ele não será desativado. Mas se deixarem de usar ele morre.
Com relação à rapidez com que as ligações se completam, quem já usou SkypeOut para chamadas internacionais sabe que ele demora um pouquinho para tocar do lado de lá. O VoipBuster é bem mais rápido para fechar a chamada. O download é gratuito e pequeno (1,67 MB). A versão atual é a 2.08 build 252. Nos testes que tenho feito, a qualidade sonora é um pouco inferior à do Skype.
O Skype tem várias funcionalidades que o VoipBuster ainda não possui, mas o diferencial de poder usar o "VoipBusterOut" de graça para ligações de um minuto é de tirar o chapéu. Vamos ver quanto tempo sobrevive este serviço oferecendo esta mamata. É possível que seja apenas um chamariz para atrair moscas, digo, nós, novos usuários. Vale lembrar que, quando foi lançado, o VoipBuster exigia um depósito de apenas € 1,00 para liberar o usuário do limite de um minuto. De lá para cá este valor decuplicou.
De resto, novas opções de voz-por-IP não param de aparecer, gratuitas ou não: JSkype, VBuzzer, Monster Communicator e o já manjado SIPphone, que funciona em parceria com o Gizmo Project. Muitas outras ainda surgirão, pelo menos até que as teles decidam em peso acabar com a brincadeira. Algumas delas já estão bem adiantadas nos preparativos e não vai demorar muito para trancarem qualquer tráfego VoIP. Ou pelo menos tentarem.
Essa briga tem tudo para ficar muito boa e lembra um pouco o que aconteceu quando o formato MP3 para músicas caiu no gosto popular. Fizeram (e estão fazendo) de tudo para coibir o tráfico de canções que é feito usando softwares P2P. Mas é só abrirem processo contra um distribuidor e fecharem-no que logo aparecem dez outros das sombras e a festa continua. Se é para burlar esquemas de proteção, a rapaziada sempre encontra uma saída inteligente.
Na semana passada, por exemplo, um internauta alemão se deu ao trabalho de selecionar as 1.000 canções estilo flashback mais famosas da História, gravou-as todas em MP3, renomeou todos os arquivos para JPG e divulgou os links na rede para qualquer um que quisesse baixar o material. Se algum provedor barrava download de MP3 sem olhar as entranhas do arquivo, então este alemão furou o esquema, e com uma idéia bem simples.
No caso do VoIP, agora que a coisa também virou xodó unânime e planetário, podem vir com as barreiras que quiserem pois, mais cedo ou mais tarde, aparecerá alguém com uma sacada genial para superar os novos obstáculos.
* Os links de hoje estão em http://catalisando.com/infoetc/20060102.htm
Feedbacks relevantes... ----- Original Message ----- ----- Original Message ----- |
[ O
Globo | Informática Etc.
| coluna
mais recente | enviar email |
página
pessoal C@T | assinar
lista InfoEtc | assinar
GoldenList do C@T ]