O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: Linux 4 - Escrito em: 1999-07-05 - Publicado em: 1999-07-12


Linux 4 em português conquista as massas


Só no primeiro semestre de 1999, foram mais de 100 mil CD´s distribuidos

Legenda da foto: A CONECTIVA, EMPRESA de São Paulo, é a "mãe" da encarnação brasileira do belo sistema operacional

A Conectiva, pioneira no Linux em português, está lançando a nova versão de seu carro-chefe, o CL 4.0 (Conectiva Linux versão 4). Sandro Nunes Henrique, diretor comercial da empresa www.conectiva. com.br>, é o exemplo típico do entusiasta ferrenho desse sistema operacional aberto que vem encantando as massas informáticas no mundo inteiro, chegando a arranhar a supremacia do império Gates. Assistir a uma das palestras do Sandro dá vontade de ir correndo para a máquina, reformatar todos os discos e instalar o Linux imediatamente. A filosofia sobre a qual o sistema é construido é tão fascinante, os custos são tão baixos e a quantidade de software grátis já disponível para Linux é tão assombrosa, que fica essa incômoda pulga atrás da orelha indagando: "Por que você não toma logo vergonha na cara e cai de cabeça nessa?"

O tempo das instalações cabulosas já era

O pacote do CL 4.0 vem com mais 800 aplicativos, todos naturalmente acompanhados dos códigos-fonte, justamente o diferencial que faz do free-software algo tão popular e emergente no mercado. O queixo do usuário cai quando descobre que está incluido no conjunto o StarOffice 5.1, uma suite gratuita de software compatível com o onipresente MS Office... e traduzida para o portuga! Além disso, o novo CL traz facilidades gritantes de instalação, afastando de vez o antigo e tenebroso fantasma linuxiano das dificuldades na configuração do sistema. São oferecidos perfis prontos de instalação, que podem ser escolhidos por qualquer usuário não muito hábil, sem dor de cabeça.

Sabiamente, o Conectiva Linux pode coexistir em sua máquina com o Windows, manifestando-se como um simples ícone no desktop usual do sistema da Microsoft. Um clique e o CL 4.0 carrega-se dócil e instantaneamente, sem que o usuário tenha que mover mais nenhum músculo. Por R$ 88,00 o usuário leva 3 CDs e 750 páginas bem escritas de documentação em português, incluindo Manual de Instalação e Guia do Usuário.

O Brasil começa a lideraras paradas Linux

Quem não quiser manual, paga 28 pilas e fica só com os CDs. Se sentir uma coceirinha e quiser babar a camisa, pegue um ônibus pra Sampa e visite a Fenasoft’99, pavilhão Linux. Não tem erro: vai ser uma festa só. O caso é que cresce loucamente o mercado Linux cá na terra. Nesse primeiro semestre de 1999, o Brasil foi o país em que mais se distribuiu Linux em todo o mundo. Foram 400 mil CD-ROMs distribuídos nesse período, fazendo com que de 2% a 3% de todas as máquinas no país estejam, hoje, ostentando o pingüinzinho, para gáudio e satisfação de seus usuários, adeptos fervorosos e fiéis do revolucionário sistema inventado pelo finlandês Linus Torvalds.


[ Voltar ]