O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: Linux Feira - Escrito em: 1999-07-22 - Publicado em: 1999-07-26


Fanáticos por Linux mostram na feira
que têm mesmo amor à causa


Novidades em software e hardware levaram a turba ao pavilhão

O pavilhão Linux foi um verdadeiro sucesso. Se àrea ocupada é um indício significativo, vale lembrar que, no ano passado, o pavilhão ocupava apenas dez metros quadrados. Este ano, foram 300. Conectiva Informàtica, Consist, IBM, Informix, Servix (Alpha Server) e Skill (Caldera) estavam là.

Não vi na feira inteira aglomeração mais impressionante do que a do estande da Conectiva. Precisam providenciar paredes mais espessas para o ano que vem, pois com o insano acotovelamento que presenciei, certamente houve risco de desabamento das divisórias. A expressão facial dos visitantes, jovens àvidos por informações, era a de quem estava se maravilhando com o que via. Espera-se que, até o final de 1999, o Linux esteja instalado em 7% ou 8% das màquinas brasileiras.

A Conectiva lançou o Linux Total, uma caixa de software com cinco versões mundiais de distribuição do sistema, para efeitos de comparação: Red Hat, Debian, Slackware, Turbo Linux e, obviamente, o Conectiva Linux. São mais de mil aplicativos, alguns freeware, outros em versão "trial", só para degustação. A coleção de programas tem os bancos de dados Oracle, Sybase e Informix, além das suítes Aplixware, StarOffice e WordPerfect, e dos softwares de desenvolvimento Flagship, Cobol, C, C++ e Java. A caixa Linux Total, com oito CD-ROMs e manual em português, sai por R$ 97.

Linux é a segunda plataforma da Oracle

A Consist marcou presença no pavilhão com seu Adabas-D, o tradicional banco de dados, agora totalmente integrado ao Linux. A IBM, por sua vez, ofereceu o estupendo servidor Netfinity, que jà vem de fàbrica com Linux rodando. A Oracle também estava là e revelou que seu poderoso gerenciador de banco de dados roda 47% mais ràpido em Linux do que em Windows NT, o que enche os olhos de qualquer DBA que se preze (DataBase Administrator). O Linux jà alcançou a marca de segunda plataforma da Oracle.

A Skill ofereceu a versão 2.2 do Open Linux, da Caldera, com preço promocional de R$ 82, além de apresentar seus servidores Internet da Cobalt Networks em duas versões: um lindo cubo azul meio màgico (Cobalt Qube) ou uma configuração comum para montar em rack (Cobalt RaQ2). O diferencial desses servidores é a esplêndida relação custo/benefício, o que torna ideal a adoção de Linux em ambientes corporativos.


[ Voltar ]