O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: ViaVoice - Escrito em: 1999-11-08 - Publicado em: 1999-11-15


ViaVoice: a IBM quer aposentar de vez o teclado e o mouse


ViaVoice Millenium, apto para o português, chega às lojas em dezembro

Prepare-se para uma revolução na forma de interagir com seu computador. Teclado e mouse vão virar relíquia. A IBM acaba de lançar o programa ViaVoice Millenium Edition, um software de reconhecimento de voz adaptado para o nosso português. Ainda estou testando esta belezoca, mas o que tenho visto até agora fica entre o inacreditável e o estupendo. É realmente grande a emoção de ver seu computador escrevendo perfeitamente (com acentos e tudo!) todas as palavras que você vai falando. Dá vontade de não parar de falar. E mais: além de ditar texto, é possível acionar comandos de edição por voz. À medida que o usuário vai praticando, pode trabalhar em seu PC sem encostar nele.

O ViaVoice é o admirável resultado de 30 anos de pesquisa da IBM em NLU (Natural Language Understanding). A versão em nosso idioma exigiu um levantamento em todo o Brasil, gravando vozes de nossa gente para pescar os diferentes sotaques.

Quanto mais se usa, melhor fica o reconhecimento

O programa é capaz de continuamente aprender com o material sendo ditado, aprimorando cada vez mais a capacidade de reconhecimento e o vocabulário. Como se não bastasse, também é possível usar seu browser Explorer ou Netscape dando comandos por voz. Se quiser acionar um link, basta lê-lo, ou então pronunciar os números que o programa faz surgir junto aos links sem texto.

O ViaVoice está integrado ao Office, permitindo que você navegue numa boa pelo desktop, acessando sua agenda, enviando email e editando documentos. Para abrir um texto, você literalmente chama por ele.

Mas o grande borogodó do ViaVoice é a interface super amigável, em que dois wizards (assistentes eletrônicos) vão dando uma forcinha ao usuário. Um desses wizards, chamado Woodrow, é encarregado da reprodução sonora de texto. Você seleciona um trecho e ouve-o lido por uma voz razoavelmente humana.

Segundo os especialistas da IBM, o programa é de alta sofisticação, mas metade de seu poder de reconhecimento recai sobre a qualidade do microfone. Não pense que qualquer microfonezinho vagabundo vai servir. Visite o site do ViaVoice em <www.ibm.com/viavoice> e veja, entre outras coisas, a lista de equipamentos homologados. A cópia que estou testando veio com um jeitoso microfone com cancelamento embutido de ruído. Maiores detalhes no endereço <www.andreaelectronics.com>, pesquisando os modelos NC 60 / 61 ou os mais sofisticados.

O vocabulário básico inclui mais de 60 mil palavras, mas é possível enriquecê-lo gradativamente à medida que se vai usando o programa. O ViaVoice Millenium vem em duas versões. A primera é a Standard, com preço de lista de R$ 149, permitindo ao usuário falar com sua máquina para criar e editar documentos, além de proporcionar a leitura audível de textos. A versão mais sofisticada é a Pro, custando R$ 482 nas lojas, e com tudo que a Standard oferece, permitindo também que se navegue na Web, que se use a calculadora, que se receba e envie email através de comandos falados e que se dite diretamente dentro do Word. Imagine você dizendo o comando "coloque as próximas três frases em azul" e o bicho obedecendo! A versão Pro oferece também a facilidade de criação de macros, para agilizar tarefas repetitivas.

Requisitos do sistema não são tão terríveis assim

Naturalmente, quanto mais possante for sua máquina, melhor será o funcionamento do ViaVoice, mas ele já roda razoavelmente bem num Pentium 166MHz. O mínimo recomendável é um Pentium II com 48Mb de RAM, em Windows 95/98/NT. Se quiser ditar dentro do Word, é melhor ter 64 megas de RAM. O programa precisa de 290Mb livres em disco, unidade de CD-ROM, placa de som de 16 bits e entrada para microfone.

Aviso: depois de três horas ditando texto para o ViaVoice, já fiquei meio sem paciência de usar o velho teclado. Se quiser ter esta magnífica experiência, aguarde até o dia 6 de dezembro próximo, quando o ViaVoice Millenium da IBM estará disponível nas lojas.

Desde 1996 já vem fazendo sucesso a versão em espanhol e a versão em japonês também arrebentou, especialmente diante da terrível complicação que são os teclados na terra do sol nascente.

Na coletiva de imprensa, enquanto esperava os 15 minutos que o ViaVoice usou para processar o trecho da Ilha do Tesouro que li à guisa de treinamento para o sistema, bati um papo com o simpático Krishna Nathan, um dos diretores da área de sistemas de voz da IBM. Ele lembrou que, quando apareceu o mouse, muitos reclamaram que o bichinho era difícil de usar e previram que jamais emplacaria como padrão global de interface. Da mesma forma, a interface por voz exige um período de adaptação. Mas o ganho de produtividade é tão brutal e a adaptação é tão divertida, que o tempo passa num piscar de olhos.


[ Voltar ]