O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 346 - Escrito em: 1998-04-06 - Publicado em: 1998-04-13


Primeiro de abril (bem) exagerado


Mudança para Nova Xavantina deixa Golden List dividida: houve quem caísse direitinho

No meio dessa barafunda de e-mails acumulados com que venho me digladiando há meses, um leitor reclamou que o nosso caderninho não dá a devida atenção à classe dos programadores e desenvolvedores de software. Infelizmente perdi o nome desse leitor, mas não o deixo sem resposta. Nós lutamos aqui contra uma eterna falta de espaço no papel. E nem podemos nos dar ao luxo de reclamar, pois são justamente os anúncios que indiretamente pagam o leitinho das crianças. Ademais, o perfil de nossos leitores não é tão técnico assim que justifique uma seção apenas sobre programação. Como ex-programador, ainda tenho certo carinho pela arte e tomei a providência de assinar uma das melhores publicações nacionais no ramo, a "Developers Magazine", da Axcel Books. Recomendo fortemente a quem mexe nessa área, que compre um exemplar e se delicie. Será certamente paixão à primeira vista. O site da revista é <www.developersmagazine.com.br> e o e-mail dos caras é <http://axcel.embratel.net.br>. Falando na Axcel, para os que estão dando os primeiros passos na Internet e têm dificuldades com a língua da falecida Lady Di, é mandatório que adquiram hoje mesmo o "Guia Internet Brasil 98", uma seleção dos melhores sites do Cadê. Esse livrão escrito pelo Gustavo Viberti é uma verdadeira bíblia para quem deseja ter uma polpuda referência de lugares para visitar na Grande Rede, sites em que se fala apenas nosso bom português. A publicação promete tornar-se a lista padrão para quem pretende achar qualquer coisa na Internet brasileira. A home page da Axcel fica em <www.axcelbooks.com.br>


Tenho viajado muito para São Paulo pelo caderno. É coletiva, é palestra, é conferência, tem um pouco de tudo. Com o hábito, além de memorizar os rostos das aerovelhas da Ponte Aérea, a gente vai aos poucos destruindo aquela noção carioquesca boba de que Sampa é um inferno. Não é nada disso. As pessoas são mais educadas, as coisas funcionam melhor, a comida é deliciosa, tudo é mais organizado, e há quem diga que as mulheres são mais elegantes e charmosas. Para o carioca que visita São Paulo, parece nitidamente que está num outro país, só que mais desenvolvido. Não falo de violência nem de trânsito porque, nesses quesitos, o Rio quase empata com a terra da garoa. Mas ao folhear em São Paulo uma revista, senti falta de ar. Era um anúncio do Detran-SP, informando que é possível verificar via Internet informações sobre multas e outros impedimentos com relação a um veículo. O endereço é <www.detran.com.br>. Dá também para checar a autenticidade dos dados fornecidos antes de comprar um carro. Basta preencher um cadastro e pronto, fila nunca mais. Quando será que teremos semelhante moleza aqui no Detran do Rio?


Nosso guru do Alternex, o veterano Saliel Figueira Filho <[email protected]>, que também é chegado a uma boa mailing list, acabou de me recomendar uma preciosidade. É a lista Deadbeef, que pode ser assinada enviando mensagem para o complicado e-mail 0xdeadbeef-re <[email protected]>, com subject subscribe. Para maiores informações, envie uma mensagem com subject help para lá. Se quiser dar uma olhadela no tipo de mensagem que rola, visite <www.qnx.com/~glen/deadbeef/index.html>. Aviso logo - se você se ofende fácil, é melhor nem pensar em ir lá.

Lembrei da história do site "Meganacas" do Piropo, em 1997, e resolvi implementar uma versão restrita do golpe de 1º de abril esse ano. Não tinha nada a ver com o Meganacas, mas no dia certo mandei um e-mail para a minha Golden List dizendo que ia me mudar para Nova Xavantina, no Mato Grosso. Nada disso, pessoal. Era só brincadeira do dia da mentira. Como a Golden List é meio grandona, acabei tendo que passar o fim-de-semana quase inteiro respondendo à rapaziada. Recebi tanta mensagem linda, emocionada e tocante, que depois fiquei até meio sem jeito de dizer que era tudo uma peça. No fim das contas, apenas 20% das pessoas sacaram a lorota, o resto acreditou mesmo. Eu agradeço a todos que responderam, tanto aos puros de coração, quanto aos mais atentos. A mensagem falsa que enviei foi...

Amigos e amigas:

Estarei cancelando definitivamente todos os meus enderecos e-mail a partir do dia 16 de abril. Recebi uma proposta para trabalhar como locutor da Radio Nova Xavantina, em Mato Grosso, e vou| me mudar para la no dia 24 proximo. Vou abandonar tudo que tenho aqui. Afasto-me definitivamente de informaticas e Internets, e vou me dedicar a uma roca de soja e criacao de galinhas d'Angola la mesmo em NX. Estou me juntando com uma linda ruiva a quem amo profundamente chamada Sylvana. Ela e medica pediatra e esta esperando uma filha minha. Vai se chamar Luana e vai nascer em final de outubro, provavelmente la mesmo em Barra do Garcas.

Agradeco tudo de bom que fizeram por mim, o apoio que me deram, e saibam que jamais esquecerei de voces. Vou morar numa casinha bem simples, cheia de livros, sem telefone, num terreno bem grande e cheio de mangueiras a beira do Rio das Mortes que banha a cidade.

E vou comecar uma nova fase na minha vida.

Obrigado por tudo e que Deus (n)os abencoe.

- c.a.t.


Outro artigo do cat publicado no mesmo dia:

Y2K + euro = caos!

A Europa se curva ante duas pragas de fim de milênio: o bug do ano 2000 e a unificação


[ Voltar ]